Go to Top

XIV Encontro Regional Centro-Oeste da ABEM

Tema: Diversidade humana, responsabilidade social e currículos: interações na educação musical

inscrições

em elaboração

  • Selecione a sua Categoria, confirme o seu pedido e preencha a ficha de inscrição. Caso já possua cadastro na ABEM entre com seus dados de acesso no respectivo campo.

    • Para obter seus dados de acesso caso não saiba - solicite aqui
    Associação: Anuidade:
    Reg CO 2016 - Não Sócios da ABEM - Estudante de graduação
    R$ 80,00
    Reg CO 2016 - Não Sócios da ABEM - Estudante de pós-graduação
    R$ 100,00
    Reg CO 2016 - Não Sócios da ABEM - Profissional da área de música e afins, professor do ensino superior e professor de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
    R$ 120,00
    Reg CO 2016 - Não Sócios da ABEM - Professor da educação básica e professor de escolas especializadas de música de nível técnico, intermediário e inicial
    R$ 80,00
    Reg CO 2016 - Sócios da ABEM - Estudante de graduação
    R$ 40,00
    Reg CO 2016 - Sócios da ABEM - Estudante de pós-graduação
    R$ 60,00
    Reg CO 2016 - Sócios da ABEM - Professor da educação básica e professor de escolas especializadas de música de nível técnico, intermediário e inicial
    R$ 40,00
    Reg CO 2016 - Sócios da ABEM - Profissional da área de música e afins, professor do ensino superior e professor de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
    R$ 80,00

  • CURSOS  – Abem Centro Oeste



     

      MINISTRANTE

    CURSO

    RESUMO

    01

    (vespertino)

    Sala 46

    Profa. Dra. Gilka M. C Campos - UFG

    Método Dalcroze

    O curso pretende desenvolver experiências lúdicas e vivências musicais através de jogos que despertem a criatividade e novas possibilidades para a prática musical em escolas de Educação Básica, mais especificamente na Educação Infantil e primeira fase do Ensino Fundamental. Serão realizadas atividades de caráter prático e coletivo, tendo por referência a abordagem de Dalcroze. A partir das atividades desenvolvidas pretende-se abrir espaço para discussões e reflexões sobre o que foi trabalhado.

    02

    (matutino)

    Aud. do IE

    Profa. Dra. Telma Oliveira - UFG

    Escolarização da Música – subsídios teóricos para a prática musical escolar

    Abordará questões relacionadas às escolhas advindas do processo de escolarização da música, à luz do pensamento de Jan Masschelein e Maarten Simons sobre os desafios da escola atual. Assim, questões relacionadas às escolhas metodológicas e aos saberes e práticas musicais são discutidas a partir da contextualização do ambiente escolar como locus não apenas para a construção de saberes e práticas musicais, mas também como locus onde tais saberes e práticas podem desvendar um mundo para além do mundo musical.

    03

    (vespertino)

    Sala 19

    Leonardo Moraes Batista - UFRJ

    Escola, Educação Musical, Diversidade Cultural e Currículo: por e para uma Educação Multicultural

     Diante dos processos de mudanças no cenário social, cultural, político, econômicos e educacionais a escola tem sido local de debate e discussões acerca dos novos pensamentos epistêmicos dados na sociedade contemporânea.  Entendendo o currículo como prática cultural, espaço de disputa e emancipações, lugar de negociação de sentidos, polifonia de discursos vividos pensaremos o conjunto de saberes epistêmicos que a Educação Musical no espaço escolar pode promover por meio de uma ação multicultural. Sacudir, esquartejar, dissolver e desconstruir modelos e conceitos e preconceitos, questionando as leis que estabelecem os processos de ensino e aprendizagem musical, serão alvo de discussões em nosso debate. Refletiremos sobre o como a Diversidade Cultural em diálogo com o debate dos Direitos Humanos pode corroborar com o processo de Educação Musical no espaço escolar, tecendo provocações, reflexões, possibilidades e caminhos pautado na/s diferença/s propondo para o exercício educacional uma desobediência epistêmica a partir de uma pedagogia do conflito e do acontecimento.


    04

    (vespertino)

    (Sala 48)

      Profa. Ms. Uliana D. Ferlin - UnB

    Circle Song

    Canto coletivo e improvisado (circlesongs) trata-se de uma abordagem de criação vocal coletiva vivenciada por Uliana com o criador musical Bobby McFerrin. O objetivo é partir da prática coletiva musical, denominada por ele “circlesongs”, vivenciá-la nos aspectos vocais e corporais, e discutir sobre suas possibilidades e potencialidades pedagógicas, trazendo referências a projetos e práticas semelhantes, assim como refletir sobre os princípios musicais e educacionais envolvidos.

    05

    (matutino)

    (Auditório Térreo)

    Profa. Dr. Ricardo D. Freire - UnB

    Percepção Musical

    Integrar a percepção musical a partir das habilidades de ouvir-cantar-ler-escrever música de maneira dinâmica. O processo de aprendizagem torna-se uma consequência da organização de experiências musicais significativas para cada pessoa. A memória operacional torna-se o construto central de mediação  do processo de aprendizagem  a partir de uma metodologia que coordena princípios teóricos de Vigostki, Swanwick e Gordon.  O objetivo será oferecer ferramentas para que cada indivíduo possa se tornar o agente central do seu processo de aprendizagem.

    06

    (vespertino)

    Sala 47

    Prof. Dr. Evandro Higa - UFMS

    Musica, Sociedade e Cultura: Fundamentos Teóricos

    A constituição da Sociologia e da Antropologia; Max Weber, Teodor Adorno e a Sociologia da Música; Allan Merriam, Antropologia da Música e Etnomusicologia; música popular mediatizada; educação musical e cultura.

    07

    (matutino)

    laboratório Informática

    Prof. Dr. Paulo R. Marins - UnB

    Tecnologias e Educação Musical

    Estudo de tópicos relativos à utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) por meio de Softwares Online Gratuitos nos processos de ensino e aprendizagem da música.

    08

    (matutino)

    Sala 35

    Profa. Dra. Delmary V. Abreu - UnB

    Profa. Dra. Thais L. Aquino - UFG

    Pesquisa em Educação Musical

    A pesquisa em educação musical, tendo como base dimensões teóricas e metodológicas que vem  configurando os estudos da área bem como a sistematização de projetos de pesquisa em nível de graduação e mestrado.

    09

    (vespertino)

    Sala 45

    Prof. Me Eda do Carmo Pereira

    Prof. Dr. José Fortunato Fernandes

    Educação Musical Inclusiva

    Legislação e práticas pedagógicas para o ensino musical de PcD, de idosos, de populações vulneráveis e na educação hospitalar. Música em prisões: aspectos sociais, psicológicos e educacionais. Reflexão e discussão sobre possibilidades da Educação Musical Inclusiva.


  • Encontro Regional Centro-Oeste


    Datas

    Sócios da ABEM

    Professor da educação básica e professor de escolas especializadas de música de nível técnico, intermediário e inicial

    Profissional da área de música e afins, professor do ensino superior e professor de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

    Sócios da ABEM - Estudante de graduação

    Sócios da ABEM - Estudante de pós-graduação

    Até  15/10

    R$ 40,00


    R$ 80,00

    R$ 40,00

    R$ 60,00

    De 16/10 até a data do evento

    R$ 60,00

    R$ 120,00

    R$ 60,00

    R$ 80,00



    Datas

    Não-Sócios da ABEM

    Professor da educação básica e professor de escolas especializadas de música de nível técnico, intermediário e inicial

    Profissional da área de música e afins, professor do ensino superior e professor de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

    Estudante de graduação

    Estudante de pós-graduação

    Até  15/08

    R$ 80,00


    R$ 120,00

    R$ 80,00

    R$ 100,00

    De 16/10 até a data do evento

    R$ 120,00

    R$ 160,00

    R$ 120,00

    R$ 120,00