Go to Top

XI Encontro Regional Sudeste da ABEM

Tema: Educação Musical em tempos de crise: percepções, impactos e enfrentamento

inscrições

Autores com trabalhos aprovados devem estar inscritos no evento e serem sócios em dia da ABEM.

  • Selecione a sua Categoria, confirme o seu pedido e preencha a ficha de inscrição. Caso já possua cadastro na ABEM entre com seus dados de acesso no respectivo campo.

    • Para obter seus dados de acesso caso não saiba - solicite aqui
    Associação: Taxa:
    Alunos UFSCAR (graduação)
    R$ 0,00
    Não Sócios ABEM / Reg Sud 2018 / Estudante de graduação
    R$ 80,00
    Não Sócios ABEM / Reg Sud 2018 / Estudante de pós-graduação
    R$ 100,00
    Não Sócios ABEM / Reg Sud 2018 / Professor da educação básica e professor de escolas especializadas de música de nível técnico, intermediário e inicial
    R$ 80,00
    Não Sócios ABEM / Reg Sud 2018 / Profissional da área de música e afins, professor do ensino superior e professor de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
    R$ 120,00
    Sócios ABEM / Reg Sud 2018 / Estudante de graduação
    R$ 40,00
    Sócios ABEM / Reg Sud 2018 / Estudante de pós-graduação
    R$ 60,00
    Sócios ABEM / Reg Sud 2018 / Professor da educação básica e professor de escolas especializadas de música de nível técnico, intermediário e inicial
    R$ 40,00
    Sócios ABEM / Reg Sud 2018 / Profissional da área de música e afins, professor do ensino superior e professor de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
    R$ 80,00

  • Autores com trabalhos aprovados devem estar inscritos no evento e serem sócios em dia da ABEM.
    Para se inscrever Clique na Aba ao lado "Inscrições e após selecionar a taxa de inscrição Clique no botão ->Selecionar Curso

    Cursos

    01 - Propostas criativas para o ensino da flauta doce em sala de aula

    Cláudia Maradei Freixedas
    Propostas criativas para o ensino da flauta doce em sala de aula Da exploração sonora, sonorizações de histórias, partituras gráficas, jogos de escuta e improvisações à execução de canções e repertório variado. 
    Esta oficina pretende vivenciar um conjunto de práticas pedagógicas que podem ser usadas tanto com alunos iniciantes de flauta doce, quanto com alunos mais avançados, através de canções e repertório tradicional brasileiro e de outros países, de diversas épocas, brincadeiras cantadas, jogos de exploração sonora, sonorização de histórias, pequenas improvisações, danças, cantos, entre outras. Através de experiências significativas e momentos de reflexão, pretende-se demonstrar um caminho didático que desenvolva tanto a técnica tradicional quanto a contemporânea e as técnicas estendidas, desde o início do aprendizado da flauta doce, e outros instrumentos, incentivando novas formas de fazer e escutar música através das possibilidades expressivas da flauta doce e outros instrumentos, aliadas a um fazer musical abrangente utilizando o canto e o corpo em suas práticas.
    Atenção>: inscritos deverão portar Flauta Doce Soprano e, se possível outras da família (Contralto ou Tenor ou Baixo).

    02 - Educação Musical Inclusiva

    Lisbeth Soares
    Sem Título:Users:isamara:Desktop:divulgação Claudia - Trio Sospirare.jpg

    Este minicurso tem como proposta colaborar com a discussão e a reflexão sobre o ensino de música para todos, em especial para as pessoas com deficiência, na perspectiva da Educação Inclusiva. Nesta medida, serão realizadas rodas de conversa e atividades práticas considerando o contexto de aulas coletivas de Música, fundamentadas nos pressupostos teóricos da Educação Inclusiva e da Educação Musical, visando uma aprendizagem criativa e significativa.

    03 - Músicas e culturas indígenas na educação infantil

    Daisy Fragoso
    Daisy Fragoso

    Neste minicurso, algumas culturas indígenas são experimentadas por meio de suas músicas e brincadeiras, ampliando as ideias de música e as possibilidades na educação musical com as crianças. A abordagem baseia-se em um currículo em rede, de modo a contemplar diversos assuntos e áreas remetidos por essas músicas.

    04 - Música e tecnologia: estratégias de ensino e aprendizagem usando dispositivos móveis e internet

    Susana Ester Kruger Dissenha
    Susana Ester Kruger Dissenha

    Nos dispositivos móveis (smartfones, tablets, netbooks) temos acesso à internet e vários aplicativos que podem ser utilizados em diferentes estratégias de ensino e aprendizagem musical. Neste minicurso, serão realizadas algumas práticas com alguns destes aplicativos, incluindo a elaboração de estratégias para uso em aulas de música em diferentes contextos.

    05 - Ritmos Brasileiros na Educação Musical

    Ari Colares
    Ari Colares

    O objetivo da oficina é promover a vivência e análise da estrutura de importantes ritmos brasileiros por meio da experimentação de padrões rítmicos tradicionais tanto vocal e corporalmente quanto em instrumentos de percussão, além da prática de cantigas relacionadas a cada ritmo. Visa, ainda, sensibilizar o participante para o universo de possibilidades criativas presentes nesse contexto e sua importância na educação musical.

    Atenção: inscritos deverão portar um pandeiro OU tambor de mão OU conga OU djembê.

    06 - Prática Criativa no Ensino de Violão Coletivo

    Márcio Coelho
    Ari Colares

    Esse curso tem por objetivo oferecer bases para o ensino coletivo de violão a partir da composição. Nele, apresentarei alguns resultados do meu trabalho como professor de violão coletivo e estimularei a criação uma composição (melodia e harmonia) tonal coletiva, para ser tocada coletivamente, ao final da aula.
    Atenção: inscritos deverão portar o próprio instrumento

    07 - Música e infância: percepções e impactos nos primeiros 1.000 dias da criança.

    Ilza Joly e Renata Severo Fantini
    Ilza Joly-Renata Severo Fantini

    O minicurso Música e infância: percepções e impactos nos primeiros 1.000 dias da criança tem por objetivo trazer pontos de reflexões e diálogos sobre a importância da música no ambiente que envolve os bebês de 0 a 36 meses de idade. As relações familiares, o conhecimento de mundo, a formação do caráter, o acolhimento afetivo por meio da música. Vivências de atividades práticas e reflexões em grupo serão as dinâmicas que apoiarão esse minicurso.

    08 - Corpo-instrumento

    Lia Crempe
    Lia Crempe

    O minicurso propõe o diálogo entre corpo e movimento expressivo voltados a construções rítmicas. Será abordado através de discussões teóricas e práticas o corpo como instrumento de criação, além do trabalho rítmico/percussivo, como também a percepção espacial, musical e consciência corporal dos participantes.


  • Datas

    Sócios da ABEM

    Professor da educação básica e professor de escolas especializadas de música de nível técnico, intermediário e inicial

    Profissional da área de música e afins, professor do ensino superior e professor de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

    Estudante de graduação

    Estudante de graduação

    Até  20/08

    R$ 40,00


    R$ 80,00

    R$ 40,00

    R$ 60,00

    De 21/08 até a data do evento

    R$ 60,00

    R$ 120,00

    R$ 60,00

    R$ 80,00



    Datas

    Não-Sócios da ABEM

    Professor da educação básica e professor de escolas especializadas de música de nível técnico, intermediário e inicial

    Profissional da área de música e afins, professor do ensino superior e professor de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

    Estudante de graduação

    Estudante de graduação

    Até  20/08

    R$ 80,00

    R$ 120,00


    R$ 80,00

    R$ 100,00

    De 21/08 até a data do evento

    R$ 120,00

    R$ 160,00

    R$ 120,00

    R$ 120,00