Diretrizes para Autores


LINHA EDITORIAL

Revista da ABEM é uma revista científica da área de Educação Musical que tem como objetivo divulgar a pluralidade do conhecimento em educação musical seja este de cunho científico, através de relatos de pesquisa; de cunho teórico, através de reflexões acerca dos fundamentos e novos paradigmas educacionais, políticos, estéticos e culturais, ou de cunho histórico, contextualizando as práticas atuais sob uma perspectiva histórica.  
O requisito principal para publicação na Revista da ABEM consiste em que o artigo represente, de fato, contribuição científica no que se refere à relevância e pertinência do tema abordado ao contexto e ao momento; ao reflexo do estado da arte do conhecimento na área do referencial teórico-conceitual adotado; à consistência do desenvolvimento do artigo em relação aos princípios de construção científica do conhecimento; à clareza e concisão das implicações do trabalho para a teoria e/ou para prática de educação musical.
Revista da ABEM publica somente artigos inéditos de desenvolvimento teórico, trabalhos empíricos e ensaios, além de resenhas, debates e entrevistas. A publicação dos textos da Revista é realizada em formato impresso (1991 a 2012) e passará a ser exclusivamente eletrônico (2013).
http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistaabem/revistaabem/index.php/revistaabem/index

ARTIGOS

Os artigos de desenvolvimento teórico devem ser sustentados por ampla pesquisa bibliográfica e propor novos modelos e interpretações para fenômenos relevantes no campo da educação musical. Os trabalhos empíricos devem fazer avançar o conhecimento na área por meio de pesquisas metodologicamente bem fundamentadas, criteriosamente conduzidas e adequadamente analisadas. Os ensaios compõem formas mais livres de contribuição científica. Tais trabalhos devem privilegiar as abordagens críticas e criativas revelando novas perspectivas e trazendo reflexões sobre temas relevantes na área de educação musical. Não serão aceitos artigos em formato de comunicação de experiência. 
O artigo deverá ter entre 22.000 e 44.000 caracteres com espaço, incluindo a totalidade do texto: resumo, abstract, palavras-chave, texto e referências.

RESENHAS

A seção de resenhas tem como objetivo apresentar aos leitores os lançamentos de livros no campo da educação musical, contribuindo para a divulgação do conhecimento na área. As obras escolhidas para as resenhas devem ser recentes e apresentar conteúdo inovador e consistente, de interesse para a área. As resenhas podem ser enviadas em dois formatos:
  • Resenhas de um livro analisando um lançamento nacional ou estrangeiro. O autor deverá localizar o campo de estudo ao qual a obra pertence, introduzir a obra e apresentar uma apreciação crítica, mencionando sua contribuição para a teoria e/ou prática da educação musical.
  • Resenhas múltiplas analisando de duas a cinco obras. O autor deverá localizar o campo de estudo ao qual os livros pertencem e comentá-los brevemente, mencionando pontos de complementaridade e interfaces. Uma apresentação crítica é desejável.
As resenhas devem ser encaminhadas para a Revista da ABEM com as mesmas características de formatação dos artigos. As resenhas deverão apresentar cerca de 7.500 caracteres com espaço. 

DEBATES E ENTREVISTAS

A seção Debates e Entrevistas é voltada à difusão de debates e entrevistas que tenham como orientação inovações políticas, pedagógicas e tecnológicas e, também pontos de vista na área Educação Musical. Os trabalhos da seçãoDebates e Entrevistas devem conter entre 8.000 e 12.000 caracteres com espaço.

ORIENTAÇÕES AOS COLABORADORES

Revista da ABEM está aberta a colaborações do Brasil e do exterior, e aceita textos em português, inglês e espanhol. Todos os trabalhos devem ser enviados por e-mail ao: 
Conselho Editorial da Revista da ABEM
conselhoeditorial@abemeducacaomusical.com.br 

Para os autores e co-autores brasileiros que submeterem artigos ou resenhas é necessário ser sócio da ABEM e estar em dia com a anuidade.
Para submeter artigo para a Revista 1 do ano, o(s) proponente(s) deverá (ão) estar com a anuidade do ano anterior em dia. Se a submissão do artigo for para a Revista 2, a anuidade que deverá estar em dia é a do ano corrente.
A Revista da ABEM não aceita a submissão de mais de um artigo do mesmo autor e ou co-autor para um mesmo número. Tampouco aceita publicar artigos do mesmo autor ou co-autor em números sucessivos da revista, de modo que, uma vez que determinado autor ou co-autor tenha um artigo aceito para publicação, não poderá tornar a submeter artigo para o número consecutivo da revista.  
Os autor(es) que tiver(em) seu texto aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da Revista uma Carta de Cessão (modelo Revista ABEM), cedendo os direitos autorais para publicação, em formato impresso e eletrônico, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da Revista.
Os trabalhos submetidos deverão ser encaminhados sem nenhum tipo de identificação do autor. Em caso de aceite, o autor poderá incorporar seus dados, assim como os referentes à instituição, linha de pesquisa e orientador.

NORMAS TÉCNICAS:

  • Os artigos devem ter uma extensão entre 22.000 e 44.000 caracteres com espaço, incluindo a totalidade do texto: resumo, abstract, palavras-chave, texto e referências.
  • As resenhas devem apresentar cerca de 7.500 caracteres com espaço e os trabalhos destinados à seçãoDocumentos e Debates devem conter entre 8.000 e 12.000 caracteres com espaço.
  • Serão aceitos trabalhos em português, inglês e espanhol.
  • Todos os trabalhos deverão ser enviados anexados a e-mail, em arquivos no programa Word for Windows 7.0.
  • Os textos devem ser escritos em Times New Roman, fonte 12, espaço 1.5;
  • A primeira página do texto deve conter:
  • Título
  • Resumo em português, inglês ou espanhol, com cerca de 150 palavras, alinhamento à esquerda, contendo campo de estudo, objetivo, método, resultados e conclusões. O Resumo deve ser colocado logo abaixo do título e acima do texto principal.
  • Três (3) palavras-chave, alinhamento à esquerda, em português, inglês ou espanhol.
Para os trabalhos escritos em português ou espanhol:
  • Título em inglês
  • Resumo em inglês (Abstract) com cerca de 150 palavras, alinhamento à esquerda, contendo campo de estudo, objetivo, método, resultado e conclusões. O Abstract deve ser colocado logo abaixo do resumo em português ou espanhol.
  • Três (3) palavras-chave em inglês com alinhamento à esquerda.
Para os trabalhos escritos em inglês:
  • Título em português ou espanhol.
  • Resumo em português ou espanhol com cerca de 150 palavras, alinhamento à esquerda, contendo campo de estudo, objetivo, método, resultado e conclusões. O Resumo deve ser colocado logo abaixo do Abstract.
  • Três (3) palavras-chave em português ou espanhol com alinhamento à esquerda.
  • Os textos devem ser escritos de forma clara e fluente. A utilização de notas de rodapé é recomendável quando o autor quiser detalhar algo que não necessita constar no texto principal. Para estas notas, deve ser usada fonte tamanho 10.
  • As citações com menos de três linhas devem ser inseridas no texto e colocadas entre aspas, seguidas da indicação da fonte pelo sistema autor-data. As citações que excederem três linhas devem ser colocadas em destaque, fonte 11, espaço simples, entrada alinhada a 2,5 cm da margem, à esquerda, seguidas da indicação da fonte pelo sistema autor-data. - No caso de citações de obras em língua estrangeira, essas devem aparecer no texto traduzidas para o português e ser apresentadas “no original” em nota de rodapé.
As indicações das fontes entre parêntesis, seguindo o sistema autor-data, devem ser estruturadas da seguinte forma:
  • Uma obra com um autor: (Meyer, 1994, p.15)
  • Uma obra com até três autores: (Cohen; Manion, 1994, p.30)
  • Uma obra com mais de três autores: (Moura et al., 2002, p.15-17)
  • Mesmo no caso das citações indiretas (paráfrases), a fonte deverá ser indicada, informando-se também a(s) página(s) sempre que houver referência a uma ideia específica apresentada pelo autor.
  • As citações do próprio autor devem ser colocadas de forma imparcial no texto, reportando-se à fonte bibliográfica.
i) Tabelas e quadros devem ser inseridos no texto, com a devida numeração (ex. Tabela 1, etc.).
j) Não serão aceitos artigos que estiverem fora das normas editoriais. O não cumprimento às normas implicarão na não aceitação do trabalho para avaliação pelos pareceristas ad hoc.

REFERÊNCIAS: 
Devem ser apresentadas em espaço simples, com alinhamento apenas à esquerda, seguindo as normas da ABNT/2002 (NBR 6023), abaixo exemplificadas.
Livros 
SOBRENOME, Inicial do prenome(s) do(s) Autor(es). Título do trabalho: subtítulo [se houver]. edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano.
Exemplo: 
MEYER, L. B. Music, the arts, and ideas: patterns and predictions in twentieth-century culture.  2. ed.  Chicago: The University of Chicago Press, 1994. 
COHEN, L.; MANION, L. Research methods in education.  4. ed.  London: Routledge, 1994.

Partes de livros (capítulos, artigos em coletâneas, etc.)

SOBRENOME, Inicial do prenome(s) do(s) Autor(es) da Parte da Obra. Título da parte. In: SOBRENOME, Inicial do prenome(s) do(s) Autor(es) da Obra. Título do trabalho: subtítulo [se houver]. edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano. página inicial-final da parte.
Exemplo:
WEBSTER, P. R. Research on creative thinking in music: the assessment literature. In: COLWELL, R (Ed.). Handbook of research on music teaching and learning. New York: Schirmer Books, 1992. p. 266-280.

Artigos em periódicos: 
SOBRENOME, Inicial do prenome(s) do(s) Autor(es) do Artigo. Título do artigoTítulo do Periódico, Local de publicação, número do volume, número do fascículo, página inicial-final do artigo, data. 
Exemplo:
LOANE, B. Thinking about children’s compositions. British Journal of Music Education, Cambridge, v. 1, n. 3, p. 205-231, 1984.

Trabalhos em anais de eventos científicos: 
SOBRENOME, Inicial do prenome(s) do(s) Autor(es) do Trabalho. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número do evento, ano de realização, local. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação. página inicial-final do trabalho. 
Exemplo:
DELALANDE, F. A criança do sonoro ao musical. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 8., 1999, Curitiba. Anais... Salvador: ABEM, 2000. p.48-51.

A exatidão das referências constantes na listagem ao final dos trabalhos bem como a correta citação ao longo do texto são de responsabilidade do(s) autor(es) do trabalho.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO: 
O processo de avaliação dos artigos enviados para a Revista da ABEM consta de duas etapas:
  • Primeiro, uma avaliação preliminar pelo Conselho Editorial que examina a adequação do trabalho à linha editorial da revista e ao cumprimento das normas técnicas.
  • Segundo, consulta a pareceristas ad hoc (peer review).
Eventuais modificações serão solicitadas e efetuadas em consenso com o(s) autor(es).

OBSERVAÇÕES EDITORIAIS:
  • Os artigos são de responsabilidade exclusiva do(s) autoR(es).
  • A revisão ortográfica e gramatical dos trabalhos em língua estrangeira é de responsabilidade do(s) autor(es)
  • Os artigos aprovados poderão ser encaminhados para a publicação na próxima edição da Revista da ABEM, de acordo com a decisão da Editoria.
  • Curriculum Vitae resumido, com extensão máxima de 150 palavras, contendo as principais atividades na área e o título das principais publicações do(s) autor(es), será solicitado apenas aos autores que tiverem trabalhos aprovados.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Preenchimento integral dos metadados, solicitados na página inicial de submissão online do artigo (SEER), com link para o currículo Lattes.
  2. Observância do número de palavras do resumo e do texto
  3. Apresentação do abstract, palavras-chave, keywords e título em inglês.
  4. Contribuição original e inédita, não avaliada para publicação por outra revista e ou livro e nem em processo de avaliação. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  5. Digitação no editor Microsoft Word, Indesign, OpenOffice ou RTF em fonte Arial tamanho 10. O arquivo não ultrapassa 2MB.
  6. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  7. As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  8. Cumprimento da política de publicação da Revista Educação, seguindo os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  9. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares
 

Declaração de Direito Autoral

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS

Declaramos que os artigos presentes na Revista da ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que após um artigo ser publicado pela Revista da ABEM, ele não será submetido a outra forma de publicação no prazo de dois anos. Passado esse período, a Revista da ABEM cede direitos aos autores para publicarem o texto em  livros, desde que haja autorização do Conselho Editorial.

Também temos ciência que a submissão dos originais à Revista da ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e impressa e, a não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº9610, de 19/02/98).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.