Go to Top

edições

v.3, 2019

 

  • GT 1.1 – Pesquisa em educação musical

     
    As concepções de infância: implicações para a Educação Musical PDF
    Anderson Carmo de Carvalho, Silvia Sobreira  
    Instrumentos Para Revisão da Produção Científica em Educação Musical PDF
    Eliton Perpetuo Rosa Pereira, Geziel Rosa Eleres, Thonny Ricley da Silva  
    Grupo Estudo Contemporâneos em Música: a inter-relação entre pesquisa, ensino e extensão na formação de professores de música PDF
    simone marques braga, Tais Dantas Silva, Claudia Elisiane Ferreira Santos, Fabricio Dalla Vecchia, Rosa Eugenia Vilas Boas Moreira  
    Abordagem (Auto)biográfica na Educação Musical: o referencial teórico-metodológico de teses e dissertações PDF
    Millena Brito Teixeira Gontijo, Delmary Abreu Vasconcelos  
    Sociologia do currículo: o aporte teórico de Ben Kotzee para pensar a formação do educador musical PDF
    Ana Carolina Nunes do Couto  
    Suzuki e flauta doce: compreendendo uma visão de professores PDF
    Gabrielle Alvarenga, Ilza Zenker Leme Joly  
    A construção da consciência do movimento corporal nas aulas de violino PDF
    Maria Clara de Melo Mesquita  
    Educação Musical e formação humana: perspectivas de uma aprendizagem pró-vida PDF
    Luiz Felipe de Oliveira Gomes, Thelma Beatriz Sydenstricker Alvares, Solange Pereira de Abreu, Claudia Veras Neves Bastos, Nilton Soares da Silva Junior, patrick Ribeiro do Val
     
    Pesquisa etnográfica, cultura popular e educação musical: uma “embolada” de desafios na contemporaneidade PDF
    Luis Ricardo Silva Queiroz, Vanildo Mousinho Marinho  

    GT 1.2 – Epistemologia da educação musical

     
    [poster] A importância do ensino de música na vida das crianças: considerações sobre os possíveis benefícios psicossociais PDF
    Rodrigo Lisboa  
    Música, cultura negra e arte da diáspora: os desafios de uma educação musical afrocentrada trazendo como perspectiva o pensamento decolonial PDF
    Valnei Souza Santos  
    Reverberações de saberes na batucada de samba PDF
    Chico Santana  
    [Comunicação] Entre a polivalência e a transdisciplinaridade: caminhos para a formação artística e pedagógica PDF
    Nathan Tejada de Podestá, Silvia Maria Pires Cabrera Berg  
    Imaginário e Experiência: potencializadores na formação do professor de música PDF
    Ivan Carlos SCHWAN, Washington Nogueira de ABREU  
    Educação Musical e as Leis 10.639/03 e 11.645/08: Mapeamento da produção acadêmica nas Revistas da ABEM de 2003 a 2018 PDF
    Flavia Maria Chiara Candusso, Amós Oliveira, Bruno Nery, Marcelo Pinho, Marcelo Saback, Otavio Fidalgo, Renato Alves  

    GT 1.3 – História da educação musical

     
    Projeto “Memória da Educação Musical - práticas musicais pedagógicas em Uberlândia-MG”: um balanço da sua produção PDF
    Lilia Neves Gonçalves  
    [Comunicação] Fabiano Lozano e as Canções Escolares PDF
    Jane Borges  
    A história da Educação Musical no Distrito Federal: construindo o Biograma de uma professora aposentada da UnB PDF
    João Roberto de Andrade Rodrigues, Delmary Vasconcelos de Abreu  
    Cecilia Conde: uma educadora musical sem barreiras PDF
    Nicole Mello Penteado  
    Perspectiva histórica em temáticas de música e educação: acervos, fontes de pesquisas e atuação de professoras particulares de música PDF
    Inês de Almeida Rocha, Clara Fernandes Albuquerque, Roberta Mourim  

    GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica

     
    Criarte: uma perspectiva a partir da análise do regulamento interno do programa onde se desenvolve a educação musical no município de Resende-RJ PDF
    Gustavo Rapozeiro Franca  
    Processos didáticos em uma atividade Orff-Schulwerk para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I. PDF
    Cassiano Lima da Silveira Santos, Maria do Carmo Monteiro Kobayashi  
    PREFERÊNCIA MUSICAL DOS/AS JOVENS INGRESSANTES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFG – CAMPUS URUAÇU PDF
    Kristiane Munique Costa e Costa  
    O ensino da música em diferentes realidades educacionais: relato de experiências de dois estudantes da graduação PDF
    Fernanda Fátima Collins Costa, Sebastião Trindade da Conceição Júnior, Dione Colares de Souza, Jessika Castro Rodrigues  
    Interdisciplinaridade entre a música e as outras linguagens artísticas no livro didático de arte PDF
    Anne Valeska Lopes da Costa, Gustavo Gomes Pereira, Giann Mendes Ribeiro  
    O trabalho pedagógico do professor de música como fator de motivação para a aprendizagem musical escolar PDF
    Daniele Isabel Ertel, Cristina Rolim Wolffenbüttel  
    ENSINO APRENDIZAGEM MUSICAL: um estudo no Teatro Musical Wicked no Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, em Uberaba-MG PDF
    Mariana Faria Scandar, Lilia Neves Gonçalves  
    Educação Musical e Flauta doce: analisando os aspectos de ensino e aprendizagem de alunos do Ensino Médio a partir de uma prática de estágio PDF
    Lucas Nascimento Braga Silva, Cristina Rolim Wolffenbüttel, Sinésio Adolfo Fröder  
    Políticas Públicas em Educação Musical: uma pesquisa-ação sobre a implementação da música em escolas de Canoas/RS PDF
    Carlos Augusto Pinheiro Souto, Cristina Rolim Wolffenbüttel, Davi de Lima Pimentel  
    [Comunicação] A “música em si”: um estudo de caso sobre a estruturação do currículo de música do ensino médio integrado a partir do habitus conservatorial PDF
    Robson Rodrigues Ribeiro  
    Educação Musical na escola básica: uma investigação junto a rede estadual de Macapá PDF
    Filipp Wallajhon dos Reis Brito de Sena, Ana Paula Silva da Silva Amaral  
    Desafios e possibilidades do canto coral no IFPI-Campus Paulistana PDF
    Rodrigo Alves de Melo  
    O currículo polivalente em Arte e a prática de professores de música em Várzea Grande - MT PDF
    Anni Marisi Ribeiro Ortiz, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo  
    Músicas que ouvimos e músicas que cantamos: ideias das crianças sobre o repertório do coro infantil PDF
    Dhemy Fernando Vieira Brito, Viviane Beineke  
    A contribuição da educação musical na construção de uma educação profissional tecnológica transformadora PDF
    Renata Filipak  
    Ensino de Música na Educação Infantil a partir de um gênero local: um relato de experiência PDF
    Marilane Borges Carvalho  
    Cantando coisas de amor e da nossa história: A MPB na sala de aula PDF
    Krisley Motta Santos, Teresa Mateiro  
    Professor chorão: ensinando choro na escola PDF
    Guilherme Araujo Villela, Helena Nicolau Loureiro  
    A música africana no planejamento de Estágio Curricular Supervisionado: um relato de experiência PDF
    Bruno Rodeghiero Motta  
    Canções de roda na Educação Infantil: uma análise dos livros didáticos PDF
    Lívia Fernandes Esteves, Marcus Vinícius Medeiros Pereira, Luana Roberta Oliveira de Medeiros Pereira  
    Currículos nos cotidianos: o movimento de ocupação como forma de visibilizar os currículos pensadospraticados por estudantes da zona oeste do Rio de Janeiro PDF
    Eduardo Prestes Massena, Leonardo Stefano Masquio  
    Ensino de música desenvolvido no Instituto Federal da Bahia: contribuições para o encaminhamento de jovens ao ensino superior em música PDF
    Marcos de Souza Ferreira  
    De um Grupo de Flautas a uma Orquestra Escolar: quando o currículo reflete as atividades extracurriculares PDF
    Estêvão Grezeli de Barros Neves Grezeli, Cristina Rolim Wolffenbüttel  
    Do currículo prescrito para o ensino de música nos anos iniciais no DF PDF
    Sidileide Rabelo Casagrande  
    ”DJEMBEREM”: A CASA DOS SABERES MUSICAIS PDF
    Ailton Mário Nascimento  
    O ensino de música na educação infantil: relatos de experiências a partir da prática de atividades musicais realizadas em duas escolas particulares de educação infantil e bilíngue de Belém PDF
    Ana Larissa Ribeiro Mauricio, Milene Suanne Narciso Corpes Farias, Jheicy Kethly Corrêa da Silva  
    Educação Infantil e repertório Musical: narrativas de professoras não especialistas PDF
    Renata Maria Conceição  
    PROJETO DE EXTENSÃO FLAUTA DOCE: UM ENCONTRO DE SABERES MUSICAIS PDF
    Jucélia da Cruz Estumano, Anielson Costa Ferreira, Sonia Maria Moraes Chada, Líliam Barros Cohen, Hélio Jônatas Lima Araújo  
    Projeto Asa Branca: Música e interdisciplinaridade PDF
    Monique Magalhães Leitão  
    Ensino de música nos anos iniciais do Ensino Fundamental: resultados parciais de uma pesquisa em curso PDF
    Marcus Aurélio de Souza Reis  
    Música na Educação Básica no Estado do Rio Grande do Norte: um panorama das publicações científico-acadêmicas de 2008 a 2018 PDF
    Tamar Genz Gaulke, Ítalo Soares da Silva, Carlos Antonio Santos Ribeiro, Fernanda Gomes de Amorim, Yanaêh Vasconcelos Mota, Yago Marques da Rocha Neves Maia, Júlio César Ferreira Gomes, João Gomes da Rocha, Angelita Kleis Souza Moura
     
    Música indígena em sala de aula: legislação e prática docente de professores de música do Ensino Fundamental em tempos de crise PDF
    Marcus Venicius Alves Silva, Cristiane Maria Galdino de Almeida  
    Música na Educação Profissional e Tecnológica: desafios para se integrar em um ambiente de C,T&I PDF
    Maira Ana Kandler  
    Pibid Música no Centro de Período de Tempo Integral ‘Ismael Silva de Jesus’- Goiânia PDF
    Aurélio Nogueira Sousa  
    Funk e cultura popular em foco no PIBID PDF
    Marcos Santana Sales  
    Afinação e seleção vocal em coros infantis do estado de Minas Gerais: uma pesquisa em andamento PDF
    Débora Andrade, Marcus Vinícius Medeiros Pereira  

    GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música

     
    Adultos também se divertem: relatos de jogos musicais como recurso de aprendizagem para o ensino técnico-profissionalizante PDF
    Ediel Rocha de Sousa  
    A Importância da Aprendizagem de um Instrumento Musical PDF
    Sinésio Adolfo Fröder, Cristina Rolim Wolffenbüttel, Lucas Nascimento Braga Silva  
    Música na Maturidade: estratégias didáticas para o aprendizado musical do idoso na FAMES em Vitória/ES PDF
    Izaura Serpa Kaiser, Wilsander Gomes Cunha  
    “É isso o que eu quero para mim”: a descoberta da música como sentido de vida num curso técnico integrado PDF
    Maura Penna, Susie Santos, Ana Luiza Pinto, Rodrigo Lisboa, Andréa Santos  
    O HOME STUDIO NA SALA DE AULA: COMO ESSA FERRAMENTA PODE AUXILIAR NA PREPARAÇÃO DE UMA OBRA MUSICAL? PDF
    Daniel Souza De Araujo  
    Práticas pedagógicas empregadas na Big Band Estância Brasileira: reflexões a partir da teoria espiral de Swanwick e Tillman e da filosofia bakhtiniana da linguagem PDF
    Klesley Bueno Brandão  
    Arranjo coletivo: perspectivas sobre a prática criativa em Canto Coral PDF
    Ediel Rocha de Sousa, Guimely Melo dos Santos  
    Repertório Coral, da escolha ao desenvolvimento junto ao Coro. Relato de experiência intitulada “Laboratório Coral” com uma turma de regência coral da Etec de Artes de São Paulo. PDF
    Emerson Pereira Tineo  
    Motivação para a aprendizagem do teclado: Um estudo com alunos do Projeto Prelúdio PDF
    Augusto Schneider, Daniele Isabel Ertel  
    A trajetória musical dos guitarristas do Curso de Extensão da UFRN PDF
    Luciano Luan Gomes Paiva, Jean Joubert Freitas Mendes  

    GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior

     
    Piano em grupo sem fones de ouvido: uma abordagem interativa PDF
    Bruna Maria de Lima Vieira  
    [Comunicação] As dificuldades em disciplinas voltadas para a prática musical de um curso de Licenciatura em Música: estratégias de estudos e relacionamento com professores PDF
    Francieli Fernanda Moreira, Silvia Cordeiro Nassif  
    Situação profissional de egressos do Curso de Graduação em Música da UFU: um estudo sobre as atividades remuneradas na área de música PDF
    Juraci Alves Silva Neto, Cíntia Thais Morato  
    O ensino de contrabaixo elétrico no curso de extensão em música e o habitus conservatorial: existe relação? PDF
    Ítalo Artur viana de melo  
    Avaliação de música em larga escala no Brasil: um estudo sobre o Enade PDF
    Leonardo da Silveira Borne  
    Cânones da educação superior em música no Brasil e faces da colonialidade no século XXI PDF
    Luis Ricardo Silva Queiroz  
    Perfil discente de um curso de licenciatura em Música a distância: um estudo com os alunos do Claretiano PDF
    Leonardo Gomes Martins, Paulo Roberto Affonso Marins  
    A aprendizagem colaborativa no ensino e aprendizagem do conhecimento musical PDF
    Andréia Pires Chinaglia Oliveira  
    [Comunicação] Formação do músico popular: diálogos com o currículo no ensino superior PDF
    Leticia Dias de Lima  
    Diversidade nos Cursos de Licenciatura em Música na Região Nordeste: Perspectivas, implicações e aplicações nos PPCs de três universidades PDF
    Fábio Henrique Gomes Ribeiro, Carla Pereira dos Santos, Luis Ricardo Silva Queiroz  
    Correlações entre as prescrições curriculares de música no Distrito Federal PDF
    Sara Paraguassú Santos Do vale, Marcus Vinícius Medeiros Pereira  
    Contribuições de estudos sobre a interação compositor-intérprete para o ensino de instrumento: reflexões sobre a peça Jurema Encantada de Danilo Guanais PDF
    Airton Guimarães Fernandes Filho  
    O ensino do contrabaixo elétrico para alunos da Universidade de Brasília: O estado do conhecimento PDF
    Jhonata Pereira Medeiros, Paulo Roberto Affonso Marins  
    A reformulação dos PPC´s da Licenciatura e do Bacharelado em Música da UFCG: traços de uma experiência colaborativa PDF
    João Valter Ferreira Filho, Vladimir Silva  
    A formação de professores de música e o desafio da constituição de um currículo contextualizado socioculturalmente: percepções de uma pesquisa em andamento PDF
    João Valter Ferreira Filho  
    [Comunicação] A música popular na Universidade e suas possibilidades metodológicas: contribuições etnomusicológicas e antropológicas. PDF
    Rafael Souza Palmeira  
    Trajetória de formação de duas mulheres professoras universitárias de violoncelo: compartilhando narrativas de uma pesquisa em andamento PDF
    Yanaêh Vasconcelos Mota  
    Programa de rádio e sala de aula na educação musical PDF
    Daniel Nicolau Loureiro, Gabriella Caprioli Giovanetti, Helena E. M. N. Loureiro  
    Avaliação da Leitura à Primeira Vista no Ensino de Piano Complementar em Grupo nas Licenciaturas em Música PDF
    Sérgio Inácio Torres  
    Relações entre diversidade e objetivos em projetos de cursos de graduação em música da região nordeste PDF
    Pedro Pedro Henrique Simões de Medeiros, Rute Carolina da Cunha Benigno, Fábio Henrique Gomes Ribeiro, Michel Soares de Araújo  
    Formação no mestrado em música: resultados de pesquisa realizada com mestrandos dos programas de pós-graduação em Música da UFRN e UFPB PDF
    Gleison Costa dos Santos, Jean Joubert Freitas Mendes  
    Diferenciação Curricular no Contexto das Aulas de Canto dos Cursos de Bacharelado em Música das Universidades Federais Brasileiras PDF
    Vivianne Aparecida Lopes  
    Propostas de preparação musical para artistas da cena: um estudo a partir da disciplina “Música e Cena” da UFGD PDF
    Marcos Chaves  
    A Importância dos Projetos de Extensão Universitária na Formação do Educador Musical PDF
    Rony Carlos De Araujo, Vania Malagutti Loth  

    GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não escolares

     
    O musical “Lino, o menino que queria cantar” – uma experiência com crianças entre 08 meses e 05 anos de idade PDF
    Taís Helena Palhares, Luanna Aparecida Batista da Fonseca  
    O canto coral e o aperfeiçoamento da inteligência emocional de adultos: experiências no Coro Vox Victoria, no Coro Cristolândia e no Coral Arcelor Mittal, localizados em Vitória/ES PDF
    Izaura Serpa Kaiser, Marisa Rodrigues Gusmão  
    A Musicalização no Programa de Música Jacques Klein PDF
    Hayrles da Conceição Freitas de Moraes Alcântara, Liu Man Ying, Dora Utermohl de Queiroz  
    O papel do vínculo afetivo na aprendizagem de violão em uma Casa Lar: Estudo de caso PDF
    Adailson Araújo, Vladmir Agostini Cerqueira  
    Uma experiência de Educação Musical na Pastorinha Filhas de Sion em Belém do Pará PDF
    Sâmela Cristina de Souza Jorge, João Pedro Campelo Ribeiro  
    Aprendendo percussão no Programa “Gente em Primeiro Lugar” PDF
    AMANDA MARTINS BARBOSA  
    Percussão corporal com crianças: relato de experiência em prática baseada no grupo Barbatuques [comunicação] PDF
    Mariana Gomes Maziero  
    [Comunicação] A Associação Os Gideões Internacionais no Brasil enquanto espaço de ensino e aprendizagem musical PDF
    Ricardo Soares Ribeiro  
    APRENDIZAGEM DE MÚSICOS-PRODUTORES EM PROCESSOS DE PRODUÇÃO MUSICAL EM ESTÚDIO PDF
    Daniel Ramalho Alves  
    [Comunicação] Métodos, técnicas e materiais do ensino de música: Aplicações nas turmas de musicalização em um polo do Projeto Música e Cidadania PDF
    Glydson Rabelo Pereira, Rafaelle do Nascimento Brabo Lobato  
    [Comunicação] Abordagens educativas potencializando o desenvolvimento musical infantil PDF
    Dárlem Brito Brandão  
    [Comunicação] Materiais didáticos para o ensino de guitarra elétrica em escolas livres de música PDF
    Gabriel Lira Caneca  
    Jogos de criação na iniciação coletiva ao violoncelo: critérios de seleção, adaptação, elaboração e implementação de um material pedagógico PDF
    Marta Macedo Brietzke, Mário André Wanderley Oliveira, Fabio Soren Presgrave  
    Formar-se e ser formador: rotas formativas musicais de religiosos no contexto católico brasileiro PDF
    Michelle Arype Girardi Lorenzetti  
    Do Projeto Guri ao Programa Guri: Um Relato de Experiência sob a Perspectiva Sociocultural da Educação Musical PDF
    Andrea Mischiatti Gianelli  
    Processos educativos oriundos das aulas coletivas de violões em um Assentamento do MST PDF
    Anderson Moisés Chagas, Ilza Leme Joly  
    Ensino de canto no Teatro Musical: desenvolvendo uma proposta de ensino em um projeto de extensão da EMUFRN PDF
    Danilo Nogueira de Morais  
    O ensino e o Aprendizado musical no Projeto Músicos do amanhã PDF
    Thaynah Borges Pinheiro, Kelson Lopes Pinheiro, Maria Isabel dos Anjos Veiga, Kemoel Amorim Miranda  
    MUSICALIZAÇÃO INFANTIL: INICIAÇÃO ÀS CORDAS FRICCIONADAS NO PROJETO SOCIAL CARIÚNAS PDF
    Gustavo Neves Teixeira, Angelita Broock  
    [Comunicação] Por que dessa forma? Reflexões sobre a metodologia de uma pesquisa PDF
    Ricardo Soares Ribeiro  
    O ensino e aprendizagem de guitarra elétrica no PROARTE PDF
    Luciano Luan Gomes Paiva  
    Construção do currículo da Banda de Música Maestro Orlando Leite-BMMOL por meio do seu repertório PDF
    Francisco Ernani de Lima Barbosa, Agostinho Jorge Lima  
    [Comunicação] A Associação Os Gideões Internacionais no Brasil enquanto espaço de ensino e aprendizagem musical PDF
    Ricardo Soares Ribeiro  
    O ensino da percussão na Orquestra Sustentável do PROPAZ-UFRA em Belém do Pará  
    Reinaldo Sousa Aires, RAFAEL SOUSA AIRES  
    O ensino da música no projeto social Instituto Amazônia Cultural: os efeitos sociais e musicais na vida dos ex-estudantes participantes PDF
    Sebastião Trindade da Conceição Júnior  
    Entre o não-formal e o formal: uma educação musical no projeto social República de Emaús em Belém do Pará PDF
    Sâmela Cristina de Souza Jorge  
    MÚSICA ORQUESTRAL EUROPEIA COMO POLÍTICA PÚBLICA PARA A EDUCAÇÃO MUSICAL NA BAHIA, 2009 – 2017 PDF
    AILTON MARIO NASCIMENTO  
    CULTURA E PERTENCIMENTO NA BANDA ESCOLAR: Um estudo de caso PDF
    Francisval Candido da Costa, Taís Helena Palhares  
    ILHA DE MÚSICA: um estudo sobre gestão e atuação do professor de música em um projeto social na Grande Natal PDF
    Sâmela Kerem Ramos Paulo, Júlio César Ferreira Gomes, Abda Rocha Pinheiro, Antonio Renato de Araújo, Paulo Sergio de Menezes  
    Gestão e atuação do professor de música em projetos sociais: Um estudo no Projeto Nossos Valores em Natal (RN) PDF
    Abda Rocha Pinheiro, Antonio Renato de Araújo, Sâmela Kerem Ramos Paulo, Paulo Sérgio de Menezes  
    Dinâmica de ensaio coral em coros de terceira idade: aspectos da preparação vocal e do estudo de repertório PDF
    ANA LUCIA IARA GABORIM-MOREIRA, EDINEIDE DIAS DE OLIVEIRA, ANGELA CRISTINA COLOGNESI DOS REIS  
    O canto coral em diferentes contextos: um olhar comparativo entre um projeto social na periferia de Belém e uma escola particular de ensino básico em Ananindeua/Pará PDF
    Sâmela Cristina de Souza Jorge  

    GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música

     
    O home studio na sala de aula: como essa ferramenta pode auxiliar na preparação de uma obra musical? PDF
    Daniel Souza De Araujo, Thiago Henrique Costa Vieira  
    Educação Musical e Educomunicação: possibilidades indicadas por pesquisa em andamento PDF
    Eduardo Assad Sahão  
    Música, tecnologia e formação: um estudo com estagiários PDF
    Alice Mazera, Teresa Mateiro  
    Uso de editores de partitura pelos alunos da Universidade Federal do Acre PDF
    José Luis de Oliveira Cabral, Maíra Andriani Scarpellini  
    Educação Musical na Primeira Infância e Recursos Tecnológicos PDF
    AJA DEVI DASI SOARES ABREU DE GOES, Valéria Lázaro de Carvalho  
    O Ensino de Música Online: o uso da videoaula como ferramenta na educação musical PDF
    Thiago Alex Silva, Pamella Castro Rodrigues Campos  
    Perfil discente de um curso de licenciatura em Música a distância: um estudo com os alunos do Claretiano PDF
    Leonardo Gomes Martins, Paulo Roberto Affonso Marins  
    O perfil do discente de música na EaD: um olhar para a especialização em nível de Pós-graduação Lato Sensu da UnB PDF
    Vanessa de Souza Jardim, Paulo Roberto Affonso Marins, Murilo Silva Rezende  
    O ENSINO DE SAXOFONE ATRAVÉS DE TUTORIAIS DO YOUTUBE: UM ESTUDO SOBRE AS APRENDIZAGENS IMBRICADAS NA PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DOS VÍDEOS PDF
    ROGER CRISTIANO LOURENÇO DA SILVA, JUCIANE ARALDI BELTRAME  
    Diálogos e conexões sobre educação musical e tecnologia: reflexões sobre curso de extensão online e semipresencial PDF
    Juciane Araldi Beltrame, Matheus Henrique da Fonsêca Barros, José Magnaldo de Moura Araújo  

    GT 3.3 – Educação musical e inclusão social

     
    “Música para olhar do lado de dentro”: relato de experiência de um projeto desenvolvido com crianças com Transtorno do Espectro Autista. PDF
    Lenilce da Silva Reis Santana, Raiana Alves Maciel Leal do Carmo, Sandra Maria de Souza Baleeiro, Elaine Pereira de Oliveira, Larissa Braga Andrade, Gabriela Leal Lima
     
    Musicografia Braille: um recurso para a Compreensão Musical PDF
    Vinicius Alves Maciel  
    Ouvir e tatear a música: um relato de experiência sobre inclusão em uma turma de ensino coletivo de violino PDF
    Jessica Caroline Pantoja Peniche, Aline da Silva Pedrosa, Dione Colares de Souza, Jessika Castro Rodrigues, Wagner de Lima Alonso, Pamella Castro Rodrigues Campos
     
    Produção acadêmica sobre música e surdez: o que revelam as publicações brasileiras PDF
    Mércia Santana Mathias  
    [comunicacao] Possíveis contribuições das bandas marciais para seus ex-integrantes: uma análise a partir das narrativas de vida PDF
    Rodrigo Lisboa, Maura Penna  
    Canto Coletivo Improvisado: uma comunidade de prática musical em âmbito universitário PDF
    Uliana Dias Campos Ferlim  
    A História do Ensino Coletivo de Instrumentos de Cordas Friccionadas no Ceará PDF
    Hayrles da Conceição Freitas de Moraes Alcântara, Liu Man Ying, Dora Utermohl de Queiroz  
    Projeto Quem Canta Seus Males Espanta - Relato de Experiência 2007-2019 PDF
    Sergio André Bauer  
    A Educação Musical para Crianças Diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista PDF
    Sandra Ferreira Noronha, Tirza Tábita da Silva Costa, Paula Thais Pelaz da Silva, Lucas Filipe Flexa Conceição, Renata de Oliveira Vieira, Juliana Cardoso Guimarães, Raiza Tatyane de Sena Rocha, Lucas Chaves Venâncio
     
    Prática Musical na Educação Musical Especial: a banda de música Baião de 2 PDF
    Flávio Gaio, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo  
    Diversidade musical e currículo do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Roraima: olhares discentes PDF
    Pâmela Barroso de Araújo Cruz  
    A Aplicação da Educação Musical para Pessoas Com Síndrome de Down em Escola de Ensino Regular PDF
    Samyra Ferreira Noronha, Ana Larissa Ribeiro Mauricio, Gabrielly do Socorro de Souza Santos, Gilmar Chaves Alho, Lucas Renan da Silva Pinheiro, Marcela de Sousa Silva
     
    Música e Síndrome de Down: análise das publicações dos Congressos da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) de 2008-2018 PDF
    Vitória Talyta Souza Damasceno, Milene Suanne Farias, Georgy Coutinho  
    A ludicidade na educação musical do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: um projeto de pesquisa. PDF
    Jessica Caroline Pantoja Peniche  
    Música e Dislexia: A contribuição da Educação Musical para pessoas com este distúrbio PDF
    Brenda Karoline Costa Siqueira, Darlyson Murilo Amaral Moreira, Fernanda Fátima Rocha Collins Costa, Ian Silva Nemer Cruz, Luiz Thiago Barros De Souza  
    O polo de Piano – Casarão dos Azulejos do PRIMA: o processo de cooperação na implantação, consolidação e desenvolvimento do Ensino de Piano em Grupo em um projeto social PDF
    Josélia Ramalho Vieira, Priscila Silva Santana, José Edmilson Coelho Falcão  
    Tocando em Frente ao Ensinar e Aprender: A Roda de Musicalidade do CESAS PDF
    Uliana Dias Campos Ferlim, Éveri Sirac Nogueira, Ismael S. Rattis, Maria Helena Alves de Jesus  
    Educação Musical e Deficiência Visual: a inclusão auxiliada pelas Tecnologias Assistivas PDF ()
    Pâmela Araújo Moura  
    A relação entre a gestão e a atuação do professor de música no projeto de inclusão social Instituto Florart PDF
    Julio César Ferreira Gomes, Abda Rocha Pinheiro, Paulo Sérgio de Menezes, Sâmela Kerem Ramos Paulo, Antônio Renato de Araújo  
    Educação Musical Inclusiva na perspectiva da Educação Especial: uma pesquisa sobre atuação docente em música no contexto escolar PDF ()
    Ítalo Soares da SILVA, Jean Joubert Freitas Mendes  

    GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores

     
    A técnica do violão percussivo na aprendizagem inicial do violão: uma experiência pedagógica em um projeto de extensão da UFPB PDF
    Danyel Costa Mello, Carla Pereira dos Santos
    PDF
    [Comunicação] “Estágio Supervisionado 6: Espaço Escolar”: impressões e sensações pelo olhar do estagiário PDF
    rafael roncato de abreu, Thais Lobosque Aquino  
    Métodos e técnicas da educação musical no ensino regular e no ensino especializado: Um relato de experiência no estágio supervisionado PDF
    Luana Cardoso Gurjão, Renata de Oliveira Vieira, Wagner Lima Alonso, Jéssika Castro Rodrigues, Dione Colares de Souza  
    Pibid Música IFG: Iniciação à docência em 2018 e 2019 PDF
    Eliton Perpetuo Rosa Pereira, Fábio Amaral da Silva Sá, Aurélio Nogueira de Sousa, Angela Cristina Coelho  
    O CORAL INFANTOJUVENIL E OS DESAFIOS DE PEÇAS A TRÊS VOZES PDF ()
    Luanna Aparecida Batista Fonseca  
    A (re)unificação do saber musical fragmentado em cursos de formação de professores de música: a pedagogia musical Wuytack sob a perspectiva da musicalidade abrangente PDF
    Sergio Luis de Almeida Alvares  
    MÚSICA NA COMUNIDADE: PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO MUSICAL NA COMUNIDADE DO TUJAL, EM VIGIA-PA PDF ()
    Gláuber Santos de Jesus, Carlos Augusto Pinheiro Souto  
    Teorias da aprendizagem, pinturas em telas e composições musicais: um relato de experiência da disciplina de psicologia e desenvolvimento da aprendizagem aplicada à educação musical e sua culminância. PDF
    Jonatas da SIlva Pereira, Ana Amélia de Araújo Maciel, Juliana Silva, Simone Larissa Silva Lima  
    A percepção de pulso rítmico e de compasso quaternário nos anos finais do Ensino Fundamental II PDF
    Bruno Thiago Volponi Antunes  
    A proximidade entre pares como estímulo ao ensino e aprendizagem musical PDF
    Fernando Macedo Rodrigues  
    Estratégias Didáticas para o Ensino de História da Música: relato de experiência em duas escolas públicas de ensino especializado em Belém PDF
    Sandra Ferreira Noronha, Brenda Karoline Costa Siqueira  
    Flor de lótus: laboratório de estágio do curso de Licenciatura Plena em Música PDF
    Darleanne Silva Lacerda, Ritielly Silva Santos  
    Aulas de música no ensino médio: a composição como metodologia de ensino PDF ()
    Isabella Tais Sonsin, Leonardo Araújo Sanches, Ronaldo Aparecido de Matos  
    Resistência pela educação pública: reflexões sobre educação musical no Programa de Residência Pedagógica PDF ()
    Flávia Narita, Thiago Lopes, João Paulo Oliveira  
    Música no Ensino Médio: aproximando tempos, espaços e passos PDF
    Miriam Hitomi Kawabata de Almeida, Helena Ester Munari Nicolau Loureiro  
    Arte-Música no Programa Residência Pedagógica: conversas sobre a formação docente PDF
    Jéssica de Almeida, Ziliane Lima de Oliveira Teixeira  
    Natureza Musical: uma experiência de educação musical na educação infantil PDF
    Gustavo Kubiack Gorla, Arthur Camargo Guimarães  
    O humor e a alegria na Educação Musical PDF
    Edson Ponick  
    Pedagogas em formação e suas autopercepções com relação à (des)afinação no canto PDF
    Silvia Garcia Sobreira, Maura Penna  
    As canções infantis de Émile Jaques-Dalcroze: relato de experiência de um projeto de extensão PDF
    Gilka Martins de Castro Campos, Nilceia da Silveira Protásio Campos  
    METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO PDF
    ROGER CRISTIANO LOURENÇO DA SILVA, DANIEL RAMALHO ALVES  

    GT 4.2 – Formação inicial e continuada

     
    Expectativas de ingressantes comparadas às visões de veteranos de um curso de licenciatura em Música PDF
    Anke Waldbach Braga, Silvia Sobreira  
    Música em movimento: uma experiência com a formação continuada de professores PDF
    Pedro Augusto Dutra de Oliveira, Mariana Barbosa Ament, Mariana Galon da Silva, Natália Búrigo Severino, Ilza Zenker Leme Joly, Renata Franco Severo Fantini  
    O Curso de Iniciação Artística da EMURFN como espaço de formação do(a) professor(a) de música PDF
    Laiany Rodrigues de Sousa  
    Comunicação - A formação do Educador Musical: Desafios da Profissão no Mercado de trabalho PDF
    Helena Ribeiro Inoue  
    Da Escola à Universidade: a formação continuada dos professores de música e o processo de transformações das práticas pedagógicas PDF
    Rodrigo Cantos Savelli Gomes, Waleska Regina Becker Coelho De Franceschi, Rose de Fátima Pinheiro Aguiar e Silva, Claudia Roberta Yumiko Tristão, Viviane Beineke, Rafael Martins Gonçalves
     
    O subprojeto “Música” do Programa Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Maringá PDF
    Cassia Virginia Coelho de Souza, Debora Santos Porta Calefi Pereira, Murilo Alves Ferraz, Vania Malagutti Loth  
    A pesquisa científica na formação inicial de professores: um levantamento acerca de sua inserção no curso de Licenciatura em Artes/Habilitação em Música da Universidade Estadual de Montes Claros PDF
    Raiana Alves Maciel Leal do Carmo, Maria Odília de Quadros Pimentel, Samuel Naamã Scarcela Rosa, Maria Clara Leite e Oliveira, Ana Caroline Pereira Mota, kaio Silvano Rodrigues da Silva, Elaine Pereira de Oliveira, Lucas Rafael Pereira dos Santos
     
    “Voz é emoção, é personalidade”: a história de um Licenciando em Música PDF
    Dyane Rosa, Teresa Mateiro