-
GT 1.1 – Pesquisa em educação musical
COTIDIANO NO ENSINO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO DO TEMA EM ARTIGOS DA REVISTA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL - 2000 A 2014. PDF Shirlene Pereira Almeida Carimbó: interface entre percussão tradicional, bateria e percussão corporal. PDF LEANDRO MACHADO FERREIRA A EURITMIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA PRÁTICA DE CORAL INFANTIL PDF Ederson Marques, Valéria Lüders, Valéria Lüders Panorama do ensino musical nas escolas PDF Miqueias da Silva Fernandes, Edna Andrade Soares Beiradão: do estilo à educação musical nas barrancas dos rios da amazônia PDF Julian Hailton Spinellis, Renato Brandão Pinto Batuques da Marujada de Bragança-PA: recurso metodológico para a educação básica e técnica. PDF LEANDRO MACHADO FERREIRA (Auto)construção do professor de música: reflexões acerca do trajeto formativo e da sua atuação profissional PDF Tainá Maria Magalhães Façanha A educação musical no contexto cultural escolar na pós-modernidade: existe UMA função da música na escola? PDF Tainá Maria Magalhães Façanha Celular na aula de música: utilização no ensino fundamental, 8ª série, de uma escola pública em Belém Pará. PDF Luiz Eduardo Franchi, Sonia Maria Reis BLanco A Mente musical: fundamentos neurológicos, interculturais e educação musical PDF Huly Caroline Rios de Souza, Rosemara Staub Barros GT 1.3 – História da educação musical
Técnica de leitura da partitura musical com notação relativa: da Solmização de Guido di Arezzo até o Dó móvel de Zoltan Kòdaly. PDF Glaucia Esteves, Edoardo Sbaffi Uma breve história da guitarra elétrica: a conquista acadêmica no Brasil PDF Saulo Christ Caraveo GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica
Música no Ensino de Jovens e Adultos: habitus híbrido PDF Jucelia Estumano Henderson, Sonia Maria Moraes Chada, José Ruy Henderson Filho Refletindo sobre ensino de flauta doce: uma experiência de estágio em fim de semana na escola rural. Pôster PDF Rosely Lima Cordeiro, Maíra Andriani Scarpellini Perspectivas motivacionais para aprender música no ensino médio: uma revisão teórica do estado da arte PDF Silene Trópico Silva, José Ruy Henderson Filho A importância da Banda de Música no contexto escolar: O processo de ensino e aprendizagem musical no Colégio Militar PDF jon Gomes Martins A EDUCAÇÃO MUSICAL DA CRIANÇA EM IDADE PRÉ-ESCOLAR: UM ESTUDO A PARTIR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PDF Ezenice Freitas Bezerra Estudo de caso da oficina de canto coral do Programa Mais Educação na Escola Municipal Hilda Franco de Souza PDF Pâmela Barroso Araújo GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior
O ensino de música no Brasil: práticas e perspectivas PDF Jefferson Tiago de Souza Mendes da Silva Práticas de ensino do Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Música da UFAM PDF Lucyanne de Melo Afonso, Edna Andrade Soares Educação Musical e a Tecnologia: Uso de aparatos tecnológicos como ferramenta educacional nas disciplinas de Percepção Musical PDF Marcos Vinicius Ferreira da Silva O pianista colaborador de coro e o ensino de suas competências PDF Rafael Ricardo Friesen GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não- -formais e informais
PROFESSOR DE MÚSICA EM PROJETOS SOCIAIS: UM DIÁLOGO INICIAL COM A LITERATURA DE EDUCAÇÃO MUSICAL PDF Karina Firmino Vieira O ensino do trombone na Banda de Música da Assembleia de Deus Tradicional em Manacapuru - Am PDF João Gustavo Kienen, Paulo Tiago Santos de Souza Ensino e Aprendizagem musical no Coral Escola de Arte PDF Edna Andrade Soares GÉSIO FERREIRA: PROFESSOR E MAESTRO PDF João Gustavo Kienen, Mauro Sérgio Albuquerque de Oliveira GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música
Concepções de professores sobre o uso das NTICs em disciplinas curriculares do curso de licenciatura em música PDF Misael Barbosa de Oliveira, José Ruy Henderson Filho GT 3.3 – Educação musical e inclusão social
O outro lado da moeda: Reflexões para um aprendizado mais inclusivo na perspectiva da relação entre a música e a pessoa com deficiência visual. PDF Renato Antonio Brandão A Deficiência Visual e a Música: reflexões sobre dois universos da condição humana. PDF Dulcianne da Silva Moreira Música na pele: processos criativos para uma reflexão da aproximação da educação musical e a pessoa surda PDF Hiago Andrade Ribeiro A importância da musicalização para crianças com necessidades especiais “síndrome de Moebius” PDF celso henrique vieira de lima GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores
Relato de experiência da prática docente no contexto dos Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Música. PDF Emílio Gomes Martins Paisagens sonoras belenenses: experiências pedagógicas no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Pará. PDF Jucelia Estumano Henderson, Sonia Maria Moraes Chada, Tainá Maria Magalhaes Façanha O Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas na Universidade Federal do Acre PDF Leonardo Vieira Feichas, Letícia Porto Ribeiro Projeto de Introdução ao canto lírico: relato de experiência
João Gustavo Kienen, Patrícia Maia Botelho Chaves, Davy Márcio Câmara ChavesPDF PREPARACÃO VOCAL DO CORO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
João Gustavo Kienen, Davy Márcio Câmara Chaves, Patrícia Maia Botelho ChavesPDF A musicalização através do Coral Uirapuru
David da Costa Aragão, Edna Andrade SoaresPDF GT 4.2 – Formação inicial e continuada
Formação docente do professor de música: Projeto Político-Pedagógico, saberes e competências do professor de instrumento
jon Gomes MartinsPDF GT 4.3 – Formação emergencial e/ou alternativa
Formação de professores não especialistas: flauteando com os alunos de pedagogia
Jucelia Estumano Henderson, Juliana do Rêgo MedeirosPDF -
GT 1.1 – Pesquisa em educação musical
GESTÃO DE SALA DE AULA: CONEXÕES ENTRE EDUCADORES MUSICAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – PRESSUPOSTOS TEÓRICOS PDF Phelipe Souza Henriques A interdisciplinaridade entre fonoaudiologia e educação musical: novas possibilidades para a atuação do professor de música PDF Maria Angélica de Toledo Calderano da Costa, Thelma Sydenstricker Alvares A visão do professorado especialista em Educação Musical que atua em escolas regulares galegas sobre o ensino do canto na infância PDF LUCIA CASAL DE LA FUENTE O método Esther Scliar: uma alternativa para o ensino de Percepção Musical PDF Fernando Pereira da Silva Sobrinho Percepção musical e apreciação: diferenças e semelhanças entre modos de escuta PDF Leonardo do Nascimento Rodrigues A educação musical como alternativa no processo de aprendizagem de crianças com baixo desempenho escolar PDF ANA MARIA Paes Leme Carrijo Abrahão, Vilson Zattera A Contextualização dos Métodos e Metodologias no Ensino da Música sob o Conceito de Musicalidade Abrangente PDF Mônica Coropos GT 1.2 – Epistemologia da educação musical
“O que é audiação?”: uma análise à luz da Psicologia Histórico-Cultural da indefinição do conceito de audiação como proposição de novos paradigmas metodológicos PDF THIAGO XAVIER DE ABREU Música, educação e desenvolvimento infantil: em foco as relações com o meio PDF Silvia Cordeiro Nassif Oficina de Escultura Sonora: um projeto transdisciplinar PDF Marcos Vinícius Lopes Albricker Educação musical e sociologia da infância: aproximações a partir da proposta pedagógica de Carl Orff PDF Tamya de Oliveira Ramos Moreira Desvelar para a liberdade musical: Reflexões sobre des-envolvimento da musicalidade e a prática docente PDF Talita Araujo Rodrigues Educação Musical e diferença: um diálogo com a filosofia deleuzo-guattariana PDF Glauber Resende Domingues Negociando as distâncias nas aulas de música: refletindo sobre algumas contribuições de Michel Meyer. PDF Helen Silveira Jardim de Oliveira GT 1.3 – História da educação musical
O Colégio Pedro II e a LDB 5.692/71: desobediência legal e afirmação da Música como disciplina curricular obrigatória na escola regular PDF Juliana Maria Chrispim GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica
Educando para Autonomia: um relato de experiência a partir do princípio sobre autonomia de Paulo Freire aplicado à Educação Musical PDF Alan Caldas Simões Canção e currículos: análises e perspectivas de interação PDF LUCIA CASAL DE LA FUENTE Games e educação musical: possibilidades para o ensino de música entre crianças do Ensino Fundamental através de materiais dos jogos eletrônicos PDF Luiz Antonio Prior Junior Presença da música em escolas municipais de Juiz de Fora/MG: analisando a atuação de professores generalistas PDF Helen Barra de Moura O Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais no projeto Criarte em Resende: enfrentando as adversidades PDF Gustavo Rapozeiro frança, Inês Rocha O discurso musical dos alunos: um ensaio sobre a diversidade nas salas de aula da educação básica brasileira PDF Vinícius Pereira Rodrigues O formal, o não formal e o informal: (inter)relações entre procedimentos de ensino por meio de um trabalho de composição de canções em sala de aula. PDF Paulo Roberto de Oliveira Coutinho, Leonardo Stefano Como a experiência do uso da canção por meio das vivências em sala de aula pode auxiliar no processo de ensino aprendizagem do aluno PDF Lidia Jordão da Silva Considerações dos diretores: um recorte de pesquisa sobre a implementação do ensino de música na rede municipal de Seropédica/RJ PDF Márlon Souza Vieira Fazendo Música no Percurso da História: um relato de Iniciação Artística e Cultural com alunos da Educação Básica PDF Rebeca Almeida Batalha Mapa Sonoro: a escuta como ferramenta de leitura, reconhecimento e interação com o espaço escolar PDF Monique Desiderio Mathias Estratégias do Público-Alvo da Educação Especial para o Público Mundo PDF Maria Luisa Lage Almeida, Rosemary das Graças Pereira Moraes GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música
ENSINO MÉDIO INTEGRADO/ TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL DO COLÉGIO Pedro II PDF Ana Cristina Santos de Paula, Ana Paula Teixeira da Cruz, Daniel Costa Fernandes, Liziléia Drummond de Souza, Renato Antonio Ferreira Simões, Solange Pereira de Abreu A abordagem geográfica na obra para violão de Villa-Lobos e o seu uso enquanto ferramenta pedagógica PDF Fábio Carrilho Santos Barros Musicalização de adultos: aprendizado musical em espaços particulares sob a perspectiva andragógica PDF IZAURA SERPA KAISER, QUÉZIA CORREA COUTINHO Pantanágua e Falafá: invenções heterotópicas de uma educação musical menor PDF Stênio Biazon, Luciano Vieira, Maria Teresa (Teca) Alencar de Brito Elaboração de material didático para o ensino coletivo de violão: compondo músicas para uma turma de crianças de um programa de musicalização PDF Mariel Perez Pino, Ilza Zenker Leme Joly Educação Musical com idosos: potencialidades e contribuições PDF Marcelo Nogueira Mattos GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior
As 500 canções brasileiras e o ensino do piano: contribuições da 3ª edição. PDF Fernando Vago Santana, Cindy Helenka Alves O paradigma “nacional - popular” e o ensino superior de música no Brasil: contrastes e indagações PDF Marcello Silva Teixeira [nome do grupo omitido]: utopia, espelhos e invenção de heterotopias (ou... Mas, afinal, como é um “ensaio” de improvisação musical livre?) PDF Stênio Biazon Mapas mentais para autoavaliação de desenvolvimento: uma abordagem significativa e dialógica da disciplina “Leitura de Partitura ao Piano” no curso superior de Música PDF Euridiana Silva Souza, Euridiana Silva Souza Produção do Conhecimento e Formação de professores em Música na Contemporaneidade PDF Andersonn Araújo Construção de repertórios por estudantes de Licenciatura em Música — reflexões sobre uma atividade universitária PDF José Alberto Salgado e Silva Introdução à Harmonia da Música Popular PDF Fernando Stanzione Galizia Projetos de Estudo em Teatro Musical e suas Contribuições para Cursos de Licenciatura em Música PDF Victor Brum Pires Literatura da Música Sinfônica e de Câmara: um relato de experiência docente com alunos de nível superior da Faculdade de Música do Espírito Santo PDF Fernando Vago Santana, Cindy Helenka Alves GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não- -formais e informais
Sociedade Musical Santa Cecília: A influência da banda de música na formação de músicos sabarenses PDF Ana Carolina Borges Umbelino Coro – Cênico, uma alternativa para musicalização de idosos. PDF Bárbara Emannuelly Andrade de Carvalho As modificações trazidas pela prática do canto coral PDF Jôfre Lúcio Goulart As Tendências Pedagógicas do ensino não-formal nos projetos sociais de educação musical no Estado do Rio de Janeiro PDF Daniele Voiola GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música
Uso de Softwares Livres Como Recurso na Educação Musical ANA MARIA Paes Leme Carrijo Abrahão, Caroline Blumer Discussões sobre o ensino de violão em ambientes digitais: um paralelo entre a literatura e a opinião de um grupo de cinco professores PDF Roberto Marcos Gomes de Onófrio Utilização de redes sociais para a Formação Continuada Informal de professores: apresentação da página Musicalizando com Alegria PDF Mônica Coropos A TECNOLOGIA E AS INTERFACES NO ENSINO DO VIOLÃO EM AMBIENTES DIGITAIS PDF Roberto Marcos Gomes de Onófrio As tecnologias digitais na educação musical: diálogos interdisciplinares PDF Marcos André Martins Aristides Utilização de Redes Sociais para a Formação Continuada Não-formal de professores: apresentação da página Musicalizando com Alegria Mônica Coropos GT 3.3 – Educação musical e inclusão social
Uma proposta de inclusão dentro de um programa de educação musical na cidade de São Paulo PDF Ana Célia de Lima Viana, Cyntia de Vasconcelos Soares O uso da Libras como recurso na Educação Musical PDF Cristina Silva Kreutzfeld Projeto a escola vai à ópera: uma experiência de apreciação musical na educação de jovens e adultos PDF Ana Claudia dos Santos da Silva Reis, Maria José Chevitarese O canto coral do projeto Libertarte: um instrumento no processo de ressocialização de internos do presídio em regime semiaberto no complexo do Xuri, Vila Velha/ES. PDF IZAURA SERPA KAISER, SUNAMIS HERNÁNDEZ PEREIRA INCLUSÃO DE IDOSOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO MUSICAL POR MEIO DA MUSICALIZAÇÃO COM FLAUTA DOCE E O CANTO CORAL PDF Jovenildo da Cruz Lima Projeto A escola vai à ópera: O “ouvir música” dos alunos do Educandário Gonçalves de Araújo PDF Ana Claudia dos Santos da Silva Reis, Maria José Chevitarese A educação musical como inclusão social em um programa sociocultural PDF Claudia Maradei Freixedas O processo criativo coletivo na Educação Musical na Diversidade e a ressignificação do sujeito em sofrimento psíquico PDF Thelma Sydenstricker Alvares GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores
Conhecimento ético da realidade em que se vive: indício de uma profissionalidade emergente do professor de música PDF Nair Aparecida Rodrigues Pires O ensino de Flauta doce no curso de Música - Parfor: Uma abordagem a partir do conceito de Andragogia PDF Bruna Williena da Silva Canto Coral no curso de Pedagogia - Propostas e Reflexões PDF Carvalho Carmo GT 4.2 – Formação inicial e continuada
Música na Educação Básica: problematizando a formação de professores em contextos distintos PDF Luciana Requião, Josiane Lopes, Ester Leal, Leonardo Moraes Batista Considerações sobre a Formação Inicial e Continuada do Professor de Música na Sociedade Pós-Moderna sob o Conceito da Musicalidade Abrangente PDF Sergio Luis de Almeida Álvares GT 4.3 – Formação emergencial e/ou alternativa
-
GT 1.1 – Pesquisa em educação musical
Diversidade nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica: reflexões para a educação musical PDF Rafael Prim Meurer Contribuições de pesquisa: A elaboração do site Festivais de Coros do Rio Grande do Sul (1963-1978) PDF Guilherme Moreira de Melo, Lúcia Helena Pereira Teixeira O cérebro musical: relato comparativo entre músicos e não músicos PDF Camila Martins Ferreira, Ronaldo da Silva Questionário online e entrevista a distância como recursos de pesquisa junto a egressos de pós-graduação em educação musical PDF Rosalía Trejo León, Jusamara Souza GT 1.2 – Epistemologia da educação musical
Chiquinha Gonzaga e a Música Brasileira: uma análise do discurso na literatura infanto-juvenil PDF Rodrigo Cantos Savelli Gomes Os saberes da educação do futuro em práticas musicais ativas: um estudo das metodologias de educação musical a partir da abordagem de Edgar Morin PDF Júlio César Stefanoni GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica
Entre novos contextos e velhos desafios: o trabalho com música em uma escola do campo PDF Marcus Vinicius Medeiros Pereira, Luana Roberta Oliveira de Medeiros Pereira ACTING PERCUSSION AND VOCAL: atividades de prática em conjunto com alunos do 6º ano PDF Drieli Borba Farias, Bianca Amora, Maria Luiza Feres Amaral A implementação do ensino de música no ensino fundamental: uma investigação sobre a interdisciplinaridade PDF Guilherme Moreira de Melo, Cibele Ambrozzi Correa A música nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma revisão de literatura PDF MAIRA ANA KANDLER Ensino de ritmos através de jogos PDF Camila Fabiane Oliveira, Flávia Fiorini da Silva Investigando sobre a Participação de Estudantes em um Grupo Instrumental PDF Pâmela Goethel Dutra, Cristina Rolim Wolffenbüttel Prática coral infantojuvenil na perspectiva dos alunos de uma escola pública PDF Beatriz Pereira Caetano, Regina Finck Schambeck Planejar aulas de música na Educação Infantil: reflexões sobre as concepções de professores do Projeto de Musicalização Infantil de Blumenau PDF Gian Marco de Oliveira, Regina Finck Schambeck O professor de música como pesquisador e a análise de situações pedagógicas PDF Ana Ester Correia Madeira O ensino-aprendizagem de elementos constituintes da música: a vivência de histórias como recurso PDF Lúcia Jacinta da Silva Backes Música e Ato Criativo na Escola: pode dar jogo? PDF Leandro Augusto dos Reis Reações de bebês em atividades musicais em um Centro de Educação Infantil PDF Beatriz Veriana Pasold, Melita Bona Percepção musical no ensino fundamental I: uma pesquisa em andamento PDF Paulo Jeovani dos Santos Junior A formação musical dos alunos do ensino médio: um tema mapeado nos anais da Abem (2013 e 2015) PDF Gabriela Cintra dos Santos Música renascentista: uma experiência prática no ensino médio PDF Gisele Santos Tonon, Luan Cavalleri, Thamiris Aparecida Corrêa, Cristiane Muller Canto Coral no Ensino Médio: Um mapeamento das produções de 2013 e 2015 da ABEM PDF Daniela Gazis A Música Afro-brasileira na escola: prática coletiva utilizando instrumentos de percussão alternativos PDF Ana Paula Martos Simão Martos Simão Morceguinho: construindo uma peça musical coletiva na Educação Infantil. PDF Cleiton Luiz Freitas de Oliveira Reflexões sobre o ensino de música no ensino médio PDF Regina Stori Um estudo acerca das atividades cantadas nas aulas de um professor de música da Educação Infantil PDF Marisleusa de Souza Egg Fluxograma como ferramenta de análise de planejamento PDF Mariana Figueredo O canto, os professores de música e a escola básica PDF Hortênsia Vechi A flauta como instrumento de motivação e mudança PDF Elizabeth da silva Galastri Desenvolvendo habilidades em notação musical a partir da composição musical para percussão corporal PDF Luís Bourscheidt, Beatriz Ilari Fazer música em conjunto: vivências em sala de aula PDF Diego Conto Lunelli FAZENDO MÚSICA NO ELZIRA – Ponta Grossa, Paraná. MUSICALIZAÇÃO ATRAVÉS DA FLAUTA-DOCE, UMA IDÉIA QUE DEU CERTO PDF Fátima Beatriz DE CASTRO SANTOS GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música
Métodos Ativos no Curso de Musicalização do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez PDF Nadma Islane Oliveira Santos "A Boneca Feliz" de Lina Pires de Campos: aspectos pianísticos para o ensino da performance PDF Ellen De Albuquerque Boger Stencel Um olhar (uma escuta) ao repertório de interesse dos estudantes: relato de experiência em Escola Livre de Música PDF Bruno Arceno Barbosa, Camila Costa Zanetta A Aplicação de Técnicas Estendidas no Ensino de Violino e Viola PDF Tauan Gonzalez Sposito Aspectos das trajetórias acadêmica e não acadêmica na atuação de um professor de violão PDF Roveli Bichels, Regina Finck Schambeck GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior
Piano em Grupo nas universidades: aspectos motivacionais PDF Sérgio Inácio Torres Do Bacharelado à Licenciatura: Motivações sobre a Construção da Identidade Músico-docente PDF Bruno Felix da Costa Almeida, Cristina Rolim Wolffenbüttel Grupo de clarinetas da UFSM: processos de ensino e aprendizagem PDF Guilherme Sampaio Garbosa Percepção Musical e as Práticas Individuais de Estudo para a Escrita Rítmica e Melódica PDF Elcio Antonio Almeida Júnior, Cristiane Hatsue Vital Otutumi REFLEXÕES SOBRE OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE MÚSICA DA UFPR E AS EXPECTATIVAS DOS ALUNOS INGRESSOS EM 2016 PDF Danilo Ramos, Anderson Toni Prática e ensino em Educação Musical: reflexões sobre o ensino atrelado à extensão universitária e seu processo avaliativo PDF Natália Búrigo Severino, Rômulo Ferreira Dias COMO AVALIAR EM PERCEPÇÃO MUSICAL? discussões e práticas da literatura à sala de aula PDF Franciele Pereira Oliveira, Cristiane Hatsue Vital Otutumi Autorregulação da aprendizagem de percussionistas: elaboração e validação de um questionário. PDF Flávio Denis Dias Veloso, Rosane Cardoso de Araújo A Leitura Musical à Primeira Vista nos cursos de música de Universidades Brasileiras da região Sul: um estudo com base na teoria sociocognitiva sobre processos de ensino/aprendizagem PDF ALEXANDRE GONÇALVES, ROSANE CARDOSO DE ARAUJO Vivências no curso de Licenciatura em Música: relato de experiência PDF Ellen De Albuquerque Boger Stencel Musicalização infantil no Brasil: um estudo sobre cursos de educação musical para crianças vinculados a instituições de ensino superior PDF Tiago Madalozzo, Vitor Silveira da Costa Barbatuques e outros sons: os grupos de percussão corporal podem contribuir para a performance de instrumentistas? PDF Paula Karoline de Campos, Cristiane Otutumi A naturalidade do falsete e a voz de contratenor: refletindo sobre a formação de cantores PDF Daniel Torri Souza A motivação de licenciandos em música relacionada ao estágio supervisionado PDF Isac Rufino Araújo, Valéria Lázaro Carvalho A integração entre duas abordagens metodológicas na aula de piano na licenciatura: aprendizagem com e sem partituras PDF Patricia Bolsoni Conhecendo a cena percussiva e a formação de professores de música no pampa. PDF Matheus de Carvalho Leite RÍTMICA E AUTORREGULAÇÃO PDF Aglaê Machado Frigeri Crenças de autoeficácia e motivação de alunos de graduação: um estudo sobre a disciplina de Prática Musical de Conjunto PDF Victor Lucas Bento, Rosane Cardoso de Araújo GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não- -formais e informais
CRIAÇAO MUSICAL E MOVIMENTAÇÃO CORPORAL: UMA RELAÇAO POSSÍVEL NO CANTO CORAL INFANTIL PDF Ederson Marques, Valéria Lüders Vivência de crianças em aula de musicalização: re-significando as canções do cotidiano. PDF Flávia Baldacini Navarro Rodrigues, Ilza Zenker Leme Joly, Renata Franco Severo Fantini A formação do tecladista eletrônico: um estudo de caso PDF Maria Amélia Benincá Formação de professores de música: diários de aula em ambientes religiosos cristãos PDF Ana Lúcia Louro, André Müller Reck, Maryanna Girão Bernardo, Laura Cordeiro O ENSINO E A APRENDIZAGEM MUSICAL DE ADULTOS NO CANTO CORAL: UM ESTUDO DESCRITIVO-INTERPRETATIVO PDF Hellen Cristhina Ferracioli, Leandro Augusto dos Reis Contribuições do ensino da música em projetos sociais: depoimentos de egressos. PDF Anete Susana Weichselbaum, Pamela Lopes Nunes Educação Musical e Apreciação Musical: construindo conhecimento musical através do corpo PDF Ranielly Boff Scheffer Influência dos indicadores fisiológicos nas crenças de autoeficácia de alunos em um contexto de ensino coletivo de violão PDF Dayane Battisti, Rosane Cardoso de Araújo “É preciso ir para as ruas”: relato de experiência sobre os encontros musicais do Grupo de Práticas Vocais Coletivas da UNIPAMPA PDF Lúcia Helena Pereira Teixeira, Luana Zambiazzi dos Santos Aprendizagem e prática musical de três bandas de música: um estudo exploratório PDF Scarlat Suiti, Juliana Bischoff, Wellington Tangi A formação de um grupo musical no Assentamento de Reforma Agrária Contestado, Lapa-PR PDF mariana gomes godinho de castro, Mauricio Escher Planejamento em Educação instrumental – Violão Popular PDF Alice Fonseca Machowsky Redes familiares e educação musical: a construção de um referencial teórico para um estudo sobre o desenvolvimento e a aprendizagem musical na infância PDF Elder Gomes da Silva, Caio César de Sousa Lima Projeto de Extensão “Musicalização para Bebês”: os primeiros passos PDF Mariana Araújo Stocchero Processos educativos na convivência em uma Banda Musical. PDF Ilza Zenker Joly, Lenon Tagliaro Percursos de aprendizagem de músicos multi-instrumentistas: uma abordagem a partir da história oral. PDF Gustavo Luís Rauber O Coral Na Terceira Idade: Educação Musical E As Consequências Na Saúde Vocal PDF Sra Jeimely Heep Bornholdt, Sra Marisleusa de Souza Egg Prosódia e Memória: O Uso de Palavras para o Ensino de Bases Rítmicas no Violão Popular. PDF PAULO ROBERTO SALVADOR GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música
Utilização de softwares musicais na prática coral PDF Sandra Regina Cielavin É hora de gravar: a relação das crianças com o processo de gravação de um cd em uma oficina de música PDF Mariana Roncale Martins, Viviane Beineke GT 3.3 – Educação musical e inclusão social
MÚSICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: JOGOS ADAPTADOS PDF Elton Mendes Pinheiro, Jorge Octavio Batista, Filipe Busana Dias, Maria Luiza Feres Amaral A aplicação do método TUBS para alunos com deficiência intelectual e síndrome de Down: um relato de experiência PDF Luciano da Silva Candemil Contribuições da psicologia histórico-cultural de L. S. Vygotski para a Educação Musical da criança com deficiência intelectual PDF Teresa Cristina Trizzolini Piekarski, Valéria Lüders Práticas pedagógicas e musicais com estudantes com transtorno do espectro do autismo PDF Camila Fernandes Figueiredo, Valéria Lüders Educação e Surdez: A inclusão na aula de música PDF Vinícius Nicolodelli Contribuições e Influências da Musicalidade na Formação Humano-Afetiva dos Participantes dos Projetos Sociais do CRAS PDF Daniele Isabel Ertel Produção Sonora e Musical: uma experiência com crianças com altas habilidades e superdotação PDF Teresa Cristina Trizzolini Piekarski OUVINDO A MÚSICA COM O CORPO: Relato de experiência de Estágio Supervisionado com alunos surdos PDF Juliana Bischoff Socialização musical de crianças e jovens em uma orquestra: sonhos, desejos e projetos familiares PDF Adriana Bozzetto Olhos Coloridos: um relato de experiência sobre diversidade e preconceito no PIBID em Música da PUCPR PDF Viviane Alves Kubo, POTIRA VIEIRA CARGNIN, MELISSA MICOSKI PEREIRA Inclusão cultural: relações entre políticas públicas e educação musical PDF Helena Loureiro Para além do som: Relato de uma experiência pedagógico-musical com surdos PDF Scarlat Suiti Suiti Musicalização para Bebês com TEA - Transtorno do Espectro Autista PDF Tamiê Pages Camargo, Luana Medina de Barros Cenas inclusivas: relato das práticas musicais com um aluno com Síndrome de Down PDF Bruna Hedler Apreciação musical e deficiência intelectual PDF Melody Lynn Raby, Valéria Lüders GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores
Ampliando o repertório musical de professoras da educação infantil com foco na diversidade étnica: relato de uma experiência a partir do PIBID PDF Amarildo Inácio dos Santos Disposições Híbridas no Gosto Cultural de Futuros Professores de Música PDF Paula Alexandra Reis Bueno PIBID Música na Educação Infantil: musicalização a partir da construção de instrumentos musicais e objetos sonoros com materiais alternativos. PDF Renata Mariano Landgraf Educanto: educação musical por meio da prática do canto coral infantil em escola de aplicação da Universidade Estadual de Ponta Grossa PDF Ronaldo da Silva, Brenda Emelise Tavares Vaz, Sarah Fernandes, Aline Ferreira Ayub Santos, Bárbara Aparecida Barbosa Rosini, Priscila de Oliveira Silva, Carla Irene Roggenkamp, Rogério de Brito Bergold Relatos e reflexões sobre experiências práticas na disciplina de “projetos integrados em educação musical I” em escolas de educação infantil, ensino fundamental e educação especial em Curitiba no ano de 2015 PDF Anderson Toni, Nathaly Karmel de Oliveira Fernandes, Bruna Karoline de Oliveira, Neuton Rodrigues Medeiros, Lucas Pitwak Menezes Rosa, Elisama Fernanda Koppe, Julia Alves Soares Participação e Motivação nas Aulas de Música da Escola PDF Elcio Antonio Almeida Júnior, Franciele Pereira Oliveira O Jogo Dramático como Ferramenta para Educação Musical Infantil PDF Gabriel Luiz Kruczeveski PIBID-Música no Rio Grande do Sul: trajetórias e experiências formativas de quatro subprojetos. PDF Luciane Wilke Freitas Garbosa, Monia Kothe, Maria Cecília de Araújo Rodrigues Torres, Cristina Rolim Wolffenbüttel O PIBID-Música e a construção docente de licenciandos: produção de materiais pedagógicos PDF Ana Carla Simonetti Rossato Tomazi, Luciane Wilke Freitas Garbosa Jornada de Estudos em Educação Musical: refletindo sobre as aprendizagens geradas na organização do evento PDF Natália Búrigo Severino, Mariana Barbosa Ament A narração e a sonorização de histórias para crianças: pela presença da figura do narrador na formação de professores PDF Zelmielen Adornes de Souza, Daniel Torri Souza Música na Educação Básica: práticas de ensino na formação e exercício da docência em música. PDF Leandro Augusto dos Reis, Helena Ester Munari Nicolau Loureiro, Larissa Betoni Antonelli, Jorgisnei Ferreira de Rezende, Lúcia Toshiko Sumigawa, Luciana Toshie Sumigawa Muda vocal e educação musical: contribuições do Núcleo de Prática e Pesquisa em canto do curso de Licenciatura em Música da PUCPR na formação dos licenciandos PDF Viviane Alves Kubo, Levy Lopes Lopes Junior Música Minimalista e Cinema: Da trilha Sonora à Produção do Stop-Motion PDF Adaile Domingues dos Santos Koentopp Libretos de Criação: experiência de brincar com sons em Rodas Poéticas na Educação Infantil PDF Dulcimarta Lemos Lino, Sandra Regina Simonis Richter GT 4.2 – Formação inicial e continuada
Narrativas de histórias de vida: pensando a formação e a atuação de professores de música na educação básica PDF Jéssica de Almeida, Ana Lúcia Louro O Canto coletivo no curso de Música PARFOR UEM PDF Andréia Pires Chinaglia Oliveira Por uma Pedagogia do Silêncio PDF Eduardo Guedes Pacheco Pré-formação e expectativas de Licenciandos em Música quanto à formação na licenciatura e à atuação profissional PDF Maria José Dozza Subtil, Egon Eduardo Sebben Formação continuada em música para professores da educação básica: um relato de experiência PDF Vanessa Weber, Zelmielen Adornes de Souza, Cláudia Ribeiro Bellochio Educação Musical e unidocência: pesquisas em formação e práticas de professores PDF Cláudia Ribeiro Bellochio, Zelmielen Adornes de Souza, Vanessa Weber, Iara Cadore Dallabrida O PERFIL DOS PROFESSORES DE MÚSICA QUE ATUAM NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICAS DA REGIÃO SUL DO BRASIL PDF Camila Betina Röpke Musicalização para bebês na UFPel: um relato de experiência PDF Regiana Blank Wille, Angelita Alves, Luana Medina, Cássia Neivert, Tamiê Camargo, Andreia Lang A flauta doce na educação musical: uma proposta de formação continuada de educadores musicais PDF Laís Figueiroa Ivo, Ilza Zenker Leme Joly Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Graduação em Música PARFOR da Universidade Estadual de Maringá PDF Vânia Gizele Malagutti, Souza Virginia Coelho Cássia, Oliveira Chinaglia Pires de Andreia Ensino da percussão corporal para estudantes de um curso de licenciatura em música: possíveis contribuições para a formação dos (as) educadores (as) musicais. PDF Mariel Perez Pino A importância da Sensibilização Musical: uma experiência de formação. PDF Fernanda Sifuentes Pinheiro Leitão, Gisele Matavelli Programa EDUCANTO: Educação musical por meio do canto coral infantil - Reflexões dos professores unidocentes PDF Carla Irene Roggenkamp, Ronaldo da Silva, Rogério de Brito Bergonld, Priscila de Oliveira Silva, Bárbara Aparecida Barbosa Rosini, Sarah Fernandes, Aline Ferreira Ayub Santos, Brenda Emelise Tavares Vaz A Formação Profissional dos Estudantes dos Cursos de Licenciatura em Música no Estado do Maranhão PDF willinson carvalho do rosário A formação musical em cursos de licenciatura em música do Rio Grande do Sul: um estudo de casos múltiplos PDF Elaine Martha Daenecke A Formação do professor de música e a área de atuação em Paranavaí-PR PDF Rafael Lucas Torrente A importância da reflexão na prática de estágio supervisionado em música PDF Haíse Gonçalves Pinheiro O PDE e a música na escola: uma política pública na prática PDF Andrea Simoni da Silva Bortollo Petrocelli Estilos de vida e escuta musical: investigação junto a familiares de crianças da Educação Infantil PDF Melita Bona, Rozenei Maria Wilvert Cabral Flauteando com licenciandos do curso de Música – PARFOR: Uma experiência com formação de professores PDF Bruna Williena da Silva Indícios do Desenvolvimento Profissional do professor de música: um estudo sobre os gestos profissionais PDF Ezequiel Carvalho Viapiana -
GT 1.1 – Pesquisa em educação musical
Educação musical escolar indígena: ausências significativas na literatura PDF Marcus Venícius Alves Silva, Cristiane Maria Galdino de Almeida Ensino de música nas escolas públicas de Fortaleza: entre a lei e a realidade. PDF Henrique Sérgio Castro, Marcelo Marques Kaczan, Maria Anita Lustosa A produção bibliográfica sobre a guitarra elétrica na pós graduação brasileira PDF Carlos Felipe Santos Freitas Plágio acadêmico-musical: limites e tendências da discussão científica nas Revistas da ABEM (2008 a 2016) PDF Juliana Carla Bastos O ensino de rabeca no Instituto Federal do Rio Grande do Norte na cidade do Natal: Perspectivas com os novos tutores PDF Roberto Wagner de Medeiros Damasceno, Agostinho Jorge de Lima Tudo o que Aprendemos Juntos: a representação social do professor de música PDF Luiz Botelho Albuquerque, Gabriel Petter da Penha Canto coral infantil: reflexões sobre a prática do regente e os novos conhecimentos em Pedagogia Vocal. PDF Leila Uchôa Saldanha, Gerardo Viana Junior A didática aplicada na formação musical de jovens rurais de uma banda de música na cidade de Cascavel/Ceará PDF Cristiane Soares Goncalves, Marco Antonio Toledo do Nascimento GT 1.2 – Epistemologia da educação musical
Educação musical: Interfaces com etnomusicologia, música, corpo, gênero, educação e saúde em um grupo de pesquisa PDF Harue Tanaka GT 1.3 – História da educação musical
Os estudos de Música na Licenciatura Plena em Educação Artística da UFPI: apontamentos históricos (1977-1979) PDF João Valter Ferreira Filho História da Música do Brasil? A formação e construção dessa história dentro da universidade e a influência das matrizes formadoras na cultura brasileira PDF Eloilma Moura Macedo, Filipe Ximenes Parente GT 2.1 - Ensino eaprendizagem demúsica nas escolas de educação básica
Professores de música nas escolas de educação básica: perfil dos alunos ingressantes no curso de música do IF-Sertão/PE-CP PDF Ingrid Torres Barbosa, Carlos André Gomes Lima A música no contexto das festas escolares: um relato da experiência da Festa da Família, do Instituto Dom Barreto, na cidade de Teresina-PI. PDF Patrícia Fernanda da Paixão e Oliveira, Gislene Danielle de Carvalho, Liliane de Olveira Amorim, Juliana Mayra Teixeira Moreira O PERFIL DOS PROFESSORES DE MÚSICA QUE ATUAM NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICAS DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL PDF Camila Betina Röpke Musicalização na Educação Infantil: Um relato da experiência com alunos de 2 e 3 anos de idade do Instituto Dom Barreto, na cidade de Teresina-PI PDF Patrícia Fernanda da Paixão e Oliveira Fulni-ô e música: um estudo sobre indígenas numa escola de ensino médio PDF André Vasconcelos Arruda, Maria Guiomar Ribas Um relato de experiência das aulas de canto coral na escola Dinorah Tomaz Ramos (Pôster) PDF Wellington Freitas Viana A relação heterogênea entre condições existentes e realizações pedagógicas para o ensino de música Caucaia (CE) PDF Daniel Nascimento Sombra, Emerson da Silva Barbosa Semana da Música Hipócrates Zona Norte 2015: relatos de um evento musical na escola básica PDF Hemmerson de Vasconcelos Andrade Dalcroze na pele: Uma ferramenta metodológica para o ensino coletivo dos ritmos brasileiros na educação básica. PDF LEANDRO MACHADO FERREIRA Uma experiência de ensino coletivo de violão PDF jailton jorge araujo Qualidade do ensino de música: Análise sobre a perspectiva de dois professores do ensino básico PDF Ruãnn Cézar Cezário Silva, Giann Mendes Ribeiro Praticas criativas na educação musical: a composição como quebra-cabeça PDF Francisco Michel da Conceição Araújo, Ewelter de Siqueira e Rocha O ENSINO DE MÚSICA PARA JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA NA CIDADE DE NATAL/RN: relato de uma experiência. PDF Genildo Anderson Santos Microcanção CDG processo de criação na Educação Básica PDF Katia Moraes Duarte, Helena Souza Nunes Educação musical para adolescentes: reflexões e desafios a partir de vivências como bolsista de iniciação a docência. PDF Marcus Vinicius Carvalho, Gerardo Silveira Viana Júnior EDUCAÇÃO MUSICAL E QUALIDADE DO ENSINO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN PDF Luís Fernandes Moura, Giann Mendes Ribeiro Educação musical no ensino médio integrado: o que os professores pensam sobre o currículo PDF Robson Rodrigues Ribeiro As aulas de violão na Escola de Música Municipal de Macaíba: Uma abordagem educativo-musical em dois olhares PDF Pâmela Araújo de Moura, Filipe Ricardo Cabral de Morais, Erinckinson Bezerra de Lima O papel do professor de música em sala de aula: um relato de estágio PDF Calígia Sousa Monteiro A implementação do ensino de Música nas escolas do município de Petrolina/PE: um estudo de casos múltiplos PDF Matheus Henrique da Fonsêca Barros, Adelson Aparecido Scotti, Geiza Victória Guimarães Castro Ensino coletivo de violão: relatos de experiência no Projeto de Extensão “Música para Todos” em São Luís-MA (Pôster) PDF João Fortunato Soares de Quadros Júnior, Israel Raséc Salazar Camelo, Willinson Carvalho do Rosário, Valéria Christian Pacheco Oliveira GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música
O Repertório Diversificado como Elemento Motivador no Aprendizado do Piano: um Relato de Experiência em uma Escola Especializada de Música PDF Caio Talmag Nóbrega A evasão dos estudantes na “Casa das Artes”: um estudo de caso no coral da instituição. PDF Jéssica Barbosa Sales O uso do corpo na sociedade: inter-relações com o desenvolvimento corporal do músico PDF Cledinaldo Alves Pinheiro Júnior O ensino de Percepção Musical através da música brasileira: norteando uma perspectiva PDF José Simião Severo Ensino de violão para crianças: relatos, possibilidades e discussão PDF Luciano Luan Gomes Paiva GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior
Da Aprendizagem Informal ao Ingresso em um Curso Superior de Música PDF Bruna Maria de Lima Vieira, Cláudia Fernanda Deltrégia Áudio Digital no Programa de Ensino da UFPB: Aprimoramentos Pedagógicos entre 2013.2 e 2014.1 PDF André Vieira Sonoda Concertos Aula Gravados: Ação Pedagógica Interdisciplinar de Extensão no Departamento de Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba (DEMID/ UFPB) em 2015 PDF André Vieira Sonoda O ensino de Percepção Musical: do tradicional ao musical em turmas heterogenias iniciais e iniciadas PDF José Simião Severo Crenças de autoeficácia para a preparação do repertório: um estudo com alunos do curso de bacharelado em violão da Escola de Música da UFBA PDF Jamison Sampaio de Queiroz Santos Projeto de extensão “Música Para Todos”: Um relato de experiência sobre Musicalização Infantil em São Luís-MA (Pôster) PDF Adriana Rodrigues Sousa, João Fortunato Soares de Quadros Júnior, Willinson Carvalho do Rosário, Celso Ulisses Costa Campos Isabelle vengerova e a concepção da prática dos acentos como estratégia de estudo da técnica pianística. PDF Tarcísio Gomes Filho CONCEPÇÕES DE AQUECIMENTO PARA BANDA DE MÚSICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS DE SOPRO PDF Washington de Sousa Soares GT 3.1 - Ensinoeaprendizagemdemúsicaemcontextos sociomusicais não-formais e informais
Processo de formação e trajetória de músicos da noite de Fortaleza na década de 1990 PDF Sílvio Mauro Monteiro, Pedro Rogério PERCEPÇÃO MUSICAL E HARMONIA: estudo de caso com um aluno deficiente visual. PDF Francisco Canindé de Medeiros Sena A Música nas Manifestações Culturais de Januária – MG: Um Mapeamento e Estudo Sobre Suas Principais Características PDF Ivan Carlos Schwan, Paulo Vitor Francisco de Jesus, Weverton Clarismundo de Souza Projeto de Extensão "Música Para Todos" : Um relato de experiência sobre o ensino de flauta doce na cidade São Luís- MA (Pôster) PDF adriana rodrigues sousa, Diêgo Ted Rodrigues Bogéa, Celso Ulisses Costa Campos, Ana Déborah Pereira de Barros, Andressa Dias Reis Experiências formadoras no Cariri cearense: a relevância dos saberes informais e não-formais para a formação do campo musical PDF Ibbertson Nobre Tavares MÚSICA E POESIA: um estudo dos processos de transmissão de conhecimento entre os violeiros de Caicó – RN PDF Joalisson Jonathan Oliveira Diniz, Agostinho Jorge de Lima Educação Musical na periferia de Fortaleza: uma pesquisa de Métodos Mistos PDF Gabriel Nunes Lopes Ferreira, Marco Antonio Toledo Nascimento, Pedro Rogério ENSINO COLETIVO DE VIOLÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE EXTENSÃO PDF Genivan Silva Transmissão musical em três grupos de cultura popular PDF Fábio Henrique Ribeiro, Wagner Santana de Araújo, Luis Ricardo Silva Queiroz SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES DE VIOLÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL/RN PDF Johnny Aquino Felix O ENSINO DE MÚSICA NO SESC CIDADÃO UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DE ESTÁGIO PDF Luandrey Célio Silva da Costa, José Magnaldo de Moura Araújo Iniciação musical com o método “Da capo”: uma experiência com uma turma iniciante da Banda de Música Maestro Orlando Leite-BMMOL. PDF Francisco Ernani de Lima Brbosa O desenvolvimento da leitura à primeira vista: análise de cinco métodos de solfejos polifônicos aplicados à prática coral PDF Vladimir Alexandro Pereira Silva, Breno Pereira Barbosa Educação musical em domicílio: relatos de uma vivência como profissional liberal PDF Midiam de Souza Fernandes O ensino e aprendizagem de música na Comunidade Católica Sal da Terra em Juazeiro do Norte – CE: entre o não-formal e o informal PDF Cícero Wagner Oliveira Pinheiro, Maria Goretti Herculano Silva Experiências musicais de jovens indígenas por meio das mídias PDF Mara da Silva Pereira da Silva A Cultura Popular e o Ensino de Instrumento: Relato de Experiência (Pôster) PDF Leylliane Regina, Rommel Figueirêdo da Cunha, Eliakim Rommel Santos de Lima Um estudo multicaso sobre os saberes docentes de três maestros atuantes no alto oeste potiguar: um projeto de pesquisa PDF José Hérikson Dantas do Amaral, Valeria Lazaro de Carvalho APRENDENDO COMO SE APRENDE SANFONA: UM ESTUDO SOBRE PROCESSOS APRENDIZAGEM DOS SANFONEIROS DA CIDADE DE MASSAPÊ-CE. PDF Francisco Ivan Lopes Juvencio A reciprocidade entre teoria e prática musical no cotidiano da Orquestra de Macaíba (RN) PDF Erickinson Bezerra de Lima, André Luiz Muniz Oliveira O Ensino da Música na Banda de Música Filarmônica 28 de Junho PDF Mirele Barbosa da Silva Aprendizagem musical em família no contexto da aula particular de violão PDF Barbara Mattiuci, Maria Guiomar de Carvalho Ribas Educação musical em contexto de tradição oral: experiência vivenciada em um grupo de capoeira angola. PDF Jeanderson Bulhões Coco de zambê e oficina de percussão: diálogos entre concepções musicais e práticas de ensino PDF agostinho lima, Maíra Soares Cabral GT 3.2 - Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música
Pesquisa ação em educação musical mediada por tecnologias digitais na escola da educação básica no município de Natal/RN: uma pesquisa em andamento PDF Carlos Ribeiro Aprendizagens musicais na cultura digital e participativa: sobre videoaulas e escutas compartilhadas. PDF Juciane Araldi Beltrame Autodeterminação para aprender a tocar guitarra jogando o Rocksmith PDF Gibson Alves Marinho da Silva, Giann Mendes Ribeiro, Ruânn Cézar Cezário Silva Educação a distância no curso presencial de licenciatura em música: uma experiência com o ensino de história da música PDF Robson Rodrigues Ribeiro A aprendizagem da guitarra elétrica com auxílio de tecnologias digitais: o uso do programa guitar pro em aulas particulares de música PDF Luciano Luan Gomes Paiva GT 3.3 - Educação musical e inclusão social
Técnica vocal para alunos com deficiência visual: um olhar sobre o desafio dessa prática no Grupo Esperança Viva (EMUFRN) PDF Thaise Marcelino Matias Música e Inclusão: ações pedagógicas para o trabalho com um aluno cego no ensino superior PDF Jonatas Souza Silva, Gabriel Nunes Ferreira Sou adulto e posso aprender, sou adulto e tenho muito o que ensinar PDF Midiam de Souza Fernandes Música e Surdez (1986-2016): trinta anos de produção do conhecimento no Brasil (Pôster) PDF Mercia Santana Mathias Contribuição do projeto Esperança Viva para a formação de docentes e alunos com deficiência PDF Maurício Eslabão da Fonseca, Raiane Silmara Nascimento da Silva PROJETO SOM AZUL: MUSICALIZAÇÃO E AUTISMO PDF Luana Kalinka Cordeiro, Raiane Silmara Silva, Gessé José Araújo O ensino de música para alunos cegos e videntes em classe regular de ensino por meio dos jogos musicais: um relato de experiência. PDF ELIZA Oliveira Rocha MAD: o Método de Arranjo Didático PDF Alex Araujo Silva GT 4.1 - Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores
Experiência formativa em flauta doce na Universidade Federal do Ceará PDF Freitas Moraes Alcantara, Filipe Ximenes Parente Banda Musical Vinícius de Morais: uma experiência vivenciada no Projeto de Extensão “Música Para Todos”, em São Luís-MA PDF João Fortunato Soares de Quadros Júnior, Ana Déborah Pereira de Barros, Flávio Barbosa Brandão Júnior, Celso Ulisses Costa Campos Trilhas: Compartilhamento de saberes em uma ação interdisciplinar PDF Hayrles Moraes Alcantara, Gerardo Silveira Viana Júnior, Ruama Almeida Barreira, Gabriel Moura Loiola Programa, Estratégia e Didática para um curso de iniciação ao piano PDF Tarcísio Gomes Filho FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DE INSTRUMENTOS PERCUSSIVOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: relato de experiência PDF Rosangela Souza da Silva Os recursos tecnológicos presentes no ensino-aprendizagem de música PDF Rosangela Souza da Silva O ensino de música baseado na tipologia dos conteúdos de Antoni Zabala: Uma experiência em um Centro de Obras Sociais através do estágio supervisionado PDF Fernanda Silva da Costa O componente curricular metodologia da pesquisa em música: novos horizontes para a pesquisa e produção científica nos cursos de graduação em música da UFRN PDF Gleison Costa dos Santos Estágio Supervisionado e Musicalização Infantil: Um relato de experiência na UFCG PDF Roger Cristiano Lourenço Silva A Diversidade Cultural nas Práticas Pedagógicas Musicais do Licenciando em Música PDF Andeson Cleomar Santos Oficina de Jogos e Dinâmicas de Musicalização Infantil para professores unidocentes: um relato de experiência PDF João Valter Ferreira Filho Orquestra de violões e oficina de violão coletivo: uma proposta para a formação de professores de música PDF Carla Pereira Santos Estágio Supervisionado em ONGs: prática docente no Centro de Educação Musical Verbus-CEMUV PDF Ítalo Soares da Silva As possibilidades e dificuldades do estágio supervisionado PDF Anderson Franklin Antero Formação docente em música: discutindo os saberes experienciais no PIBID Música / UFRN PDF Catarina Aracelle Porto do Nascimento Orquestra de Violões: um caminho para a prática em grupo e o ensino coletivo de violão PDF Michel Soares de Araújo, Johnatan Martins de Sousa Desmistificando o curso de licenciatura em Música da UFCA: Um relato de experiência PDF Quéops Arsênio Rodrigues, Allisson Figueiredo Filho, Marco Antonio Silva Relato de experiência do Estágio Supervisionado em Música – III (Ensino Médio): abordagem e desafios à formação do Educador Musical (Pôster) PDF Micael Carvalho dos Santos VIVÊNCIAS NA ESCOLA MÉDIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO MÉDIO EM SÃO LUÍS PDF David Bastos Silva Contribuições do Coral da Universidade Federal do Ceará à prática de ensino de música na EMEF Mozart Pinto PDF José da Silva Neto Domingos, Ewelter de Siqueira e Rocha Implantação de Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará PDF Liu Man Ying, Ms Dora Utermohl Queiroz Relato de uma atividade prática de ensino integrada a educação musical PDF JANIO CARLOS RAMOS TEIXEIRA, Lucilene Da Silva Paes Experiência docente na disciplina de Estágio Supervisionado I nas oficinas de teclado e violão. PDF Marcus Vinicius Carvalho, Raul Facundo Honorato, Hayrles da Concição Freitas de Moraes Alcântara, Catherine Furtado dos Santos O trabalho de corpo no Vocal UFC: Experiências e Reflexões. PDF Lucas de Souza Teixeira GT 4.2 - Formação inicial e continuada
Formação de professores de música na sociedade da informação: um olhar sobre o curso de Licenciatura em Música do IF Sertão Pernambucano PDF Adelson Aparecido Scotti O desenvolvimento profissional do professor de música e a escola de educação básica PDF Tamar Genz Gaulke A Motivação de Licenciandos em Música: percursos de uma pesquisa PDF Mário André Wanderley Oliveira Oliveira Atuação profissional dos egressos da licenciatura em música da UERN dos anos 2008 a 2015 PDF Anne Valeska Lopes da Costa, Giann Mendes Ribeiro Perfil dos estudantes de música em uma perspectiva temporal: entendendo as dificuldades para combater a evasão PDF Lucas Macêdo Moura, Gerardo Silveira Viana-Junior O Curso de Licenciatura em Música do CECULT-UFRB: perspectivas pedagógicas PDF Jorge Luiz Ribeiro de Vasconcelos, Marcelo Alves Brazil, Sólon de Albuquerque Mendes, Rodrigo Heringer Classificação vocal e metodologia do ensaio coral infanto-juvenil: uma revisão bibliográfica. PDF Vladimir Alexandro Pereira Silva, Geysy Carolline Pereira Souza A trajetória de musicalização através do canto coral coletivo na escola pública PDF Danielle Moura Ferreira, Filipe Ximenes Parente A aprendizagem do clarinete na Banda Municipal 6 de Junho da cidade de Bayeux/PB PDF Thayná Italyne da Silva Rocha
-
GT 1.1 – Pesquisa em educação musical
NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE UM PROFESSOR DE VIOLÃO POPULAR: FONTES DOCUMENTAIS PDF Eudes Carvalho Carvalho Braga ENTREVISTA NARRATIVA COM UM PROFESSOR DE VIOLÃO POPULAR DE BRASÍLIA/DF: PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS A PARTIR DE FONTES PRIMARIAS PDF Eudes Carvalho Carvalho Braga Narrativas de alunos das Escolas Parque de Brasília: um encontro geracional com os ideais de Anísio Teixeira PDF Olívia Augusta Benevides Marques A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E AS EXPERIÊNCIAS DO PROFESSOR DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF José Antônio Silva, Nilcéia Protásio Campos A música e o desenvolvimento global da criança na primeira infância. PDF Jéssica Melina Behne Vettorelo As práticas de ensino-aprendizagem musical nos cursos técnicos integrados dos Institutos Federais: um breve panorama PDF Daniela Oliveira dos Santos Atividades musicais de crianças entre 08 meses e 06 anos de idade PDF Tais Helena Palhares, Alexsandra Aparecida dos Santos Matos GT 1.2 – Epistemologia da educação musical
Música Popular na Universidade: Reflexões e questionamentos epistemológico musicais PDF Jean Presser EPISTEMOLOGIA MUSICAL E DIVERSIDADE HUMANA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO CONTEMPORÂNEO PDF Máximo José Da Costa GT 2.1 – Ensino eaprendizagem demúsica nas escolas de educação básica
Educação Musical e Diversidade: O Papel do Professor PDF Vivianne Aparecida Lopes Projetos musicais escolares: levantamento em escolas de Ensino Fundamental do Distrito Federal PDF Sandro Roberto dos Santos ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA DE UMA PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE MÚSICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PDF Arthur de Souza Figueirôa, Delmary Vasconcelos de Abreu EXPERIÊNCIAS MUSICAIS FORMATIVAS DOS SUJEITOS COM O LUGAR: UM PROJETO DE PESQUISA EM CONTRUÇÃO PDF Hugo Leonardo Guimarães Souza A aplicação lúdica dos métodos ativos de música durante o estágio: Possibilidades, facilidades e dificuldades. PDF Rodrigo Cavalcante da Silva BEM-ESTAR OU MAL-ESTAR DOCENTE? IDENTIFICANDO OS FATORES DE SATISFAÇÃO DOS PROFESSORES DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF Jaqueline Borges Mello O PIBID de Música no CoraLiC PDF Vinicius da CRUZ, Jessica Mayara Silva LOURENÇO, Jackeline Cristina Arruda de OLIVEIRA As principais metodologias e recursos utilizados para as aulas de música: o uso do saxofone e da flauta transversal como ferramentas de ensino PDF Augusto César Lima do Nascimento A importancia da relação professor-aluno no preocesso de ensino-aprendizagem musical PDF Rebeca Barbosa do Nascimento GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de músicaem escolas especializadas de música
A Relação dos estudantes na fase adulta com a aprendizagem musical em uma escola de música de Primavera do Leste - MT PDF Jéssica Melina Behne Vettorelo, Jéssica Melina Behne Vettorelo Educação Personalizada: um olhar sobre as práticas pedagógico-musicais em uma escola livre de música. PDF Ismael Silva Rattis Ensino de Música: e elementos conceituais à prática musical significativa PDF Rodrigo Cavalcante da Silva, Taís Helena Palhares O ensino da improvisação em aulas de guitarra na perspectiva dos alunos PDF João Jorge dos Anjos Paixão, Maria Isabel Montandon Musicalização com crianças de 08 meses a 09 anos de idade PDF Alexsandra Aparecida dos Santos Matos, Taís Helena Palhares “É atuando mesmo que o pianista correpetidor vai aprendendo um monte de coisa!”: a formação continuada em contexto de trabalho PDF GUILHERME FARIAS DE CASTRO MONTENEGRO GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior
PIANO COMPLEMENTAR NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÃO, EDUCAÇÃO MUSICAL E AUTONOMIA PDF Alfeu Rodrigues Araujo Os Caminhos da Diferença no Contexto das Aulas de Canto: Docentes e Discentes no Interior das Práticas Curriculares PDF Vivianne Aparecida Lopes A percepção do impacto, pelos acadêmicos, das práticas de formação propostas no cotidiano do curso de licenciatura em Artes habilitação em Música da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES PDF Leandro Mendes Pinheiro da Silva, Rachel Tupynambá de Ulhôa O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MÚSICA NA PERSPECTIVA DOS ACADÊMICOS PDF Priscilla Harumi Shiozawa, Nilceia Protásio Campos GT3.1 – Ensinoeaprendizagemdemúsicaemcontextos sociomusicais não-formais e informais
Música em projetos sociais: processos metodológicos em andamento. PDF Karina Firmino Vieira Música, ação social, afeto e cognição – projeto de extensão PDF KRISTIANE MUNIQUE COSTA E COSTA O CENTRO DE MÚSICA DO SESC VILA MARIANA: A EXPERIÊNCIA DO CURSO LIVRE, COLETIVO E INTERGERACIONAL PDF Mayki Fabiani Olmedo Mestre Waldemar da Paixão: contribuições para as musicalidades da capoeira PDF Márcio Penna Corte Real Como os músicos violonistas e/ou guitarristas de Barra do Garças/MT aprendem e reproduzem o Blues PDF KRISTIANE MUNIQUE COSTA E COSTA GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música
Orientando o estágio em música na EaD: como ajudar os alunos a escolherem os temas para seus Projetos? PDF Jordana Pacheco Eid, Ruth de Sousa Ferreira Silva A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação nas práticas docentes: um estudo com egressos de curso de Licenciatura em Música a Distância da UnB PDF Josué Berto dos Santos Júnior, Paulo Roberto Affonso Marins As Interações no Ensino e Aprendizagem Musical via Videoconferência na Educação a Distância: primeiras aproximações com a literatura PDF Vanessa de Souza Jardim, Paulo Roberto Affonso Marins GT 3.3 – Educação musical e inclusão social
Projeto Musicalização Inclusiva: Um relato de experiência na primeira infância PDF Jonas Ramos Camelo Ouvindo/Sentido a Música: Relato de experiência com alunos surdos PDF Juliana Bischoff, Vania Malagutti Fialho GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores
A técnica vocal na formação do educador musical: relato de experiência num curso de Licenciatura em Música PDF Gabriel Scatena Guizado, Ana Lucia Iara Gaborim Moreira Práticas docentes no ensino musical: Oficina de Bandas Rítmicas e Produção de Material Didático em Educação PDF Marcos Vinicius Ferreira da Silva GT 4.2 – Formação inicial e continuada
O processo de implementação do curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Amapá: uma abordagem à luz do conceito de Habitus Conservatorial PDF Ana Paula Silva da Silva Amaral O espaço escolar e a música:O projeto "Sons daqui Sons do mundo" tecendo possibilidades PDF Teresinha Conceição Souza A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATRAVÉS DA DISCIPLINA “ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO MUSICAL C” PDF Rita de Cássia Domingues dos Santos, Marcelo Alves da Silva GT 4.3 – Formação emergencial e/ou alternativa
O curso de Música-PARFOR da UEM: um estudo em andamento PDF Vania Malagutti Fialho, Tatiane Fugimoto, Gladys Rosana Barbosa dos Santos A história do curso de música – PARFOR UEM: uma pesquisa exploratória PDF Bruna Williena Da silva, Vania Malaguti Fialho
ISSN Online: 2526-6837