Nota de falecimento
A Associação Brasileira de Educação Musical, com grande pesar, informa o falecimento da ilustríssima professora Josette Feres, nesta segunda-feira, 8 de junho de 2020.
Nossos sinceros sentimentos aos/às familiares, aos/às amigos/as, colegas e estudantes. Esperamos que todos/as encontrem conforto e serenidade neste momento.
Para a música e para a educação musical, fica um grande legado, o qual possui o nosso profundo reconhecimento, respeito, admiração.
Educadora Musical fundadora da Escola de Música de Jundiaí (EMJ), Josette Silveira Mello Feres foi aluna de Heitor Villa-Lobos, no Conservatório Nacional de Canto Orfeônico do Rio de Janeiro.
Formada em Piano pelo Conservatório Musical “Carlos Gomes de Campinas”, classe de Miguel Zigiatti, fez diversos cursos com H.J. Koellreuter (regência, harmonia, contraponto, análise e estética), Ernst Mahle (flauta doce, percepção e estruturação), Damiano Cozzella (harmonia), Violeta H. Gainza (iniciação musical ao piano e improvisação), entre outros/as proeminentes músico-educadores/as.
Autora de “Bebê - música e movimento” e da série de livros “Iniciação Musical - brincando, criando e aprendendo” (Ed. Ricordi), dedicava-se à à educação musical desde 1954, como professora de Musicalização Infantil. Em 1956 fez concurso de títulos e provas para professora da rede oficial de ensino do Estado de São Paulo onde lecionou até sua aposentadoria em 1983.
Membro da International Society of Music Education, foi convidada pela Early Childhood Music Commission para participar de seminários em 1993 na Hungria e em 1994 nos EUA, onde teve oportunidade de expor a metodologia de sua prática pedagógica para educadores de todo o mundo.
Em 1998 frequentou os cursos “First Steps in Music” e “Conversational Solfege” na Hartt School - University of Hartford, tendo como orientador Dr. John Feierabend.
Seu trabalho com bebês, englobando também crianças com vários tipos de dificuldades especiais, visava o desenvolvimento físico, mental e emocional, alcançando a musicalização através de jogos, brincadeiras, danças, movimentos e práticas musicais em conjunto.
Josette, mais recentemente, com 85 anos, ministrava aulas na Escola de Música de Jundiaí e, também, ministrava cursos para professores/as de escolas de música, creches, escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Descanse em paz, professora Josette.