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Associação

Tema:

PROGRAMAÇÃO

  • Para fazer chorar as pedras

    Sob esse oportuno título, um tanto enigmático mas instigante, Evandro Higa nos apresenta o seu segundo livro de investigação etnomusicológica, aclarando no sub-título que aborda guarânias e rasqueados em um Brasil fronteiriço, referindo-se a esses gêneros musicais no Mato Grosso do Sul, nas décadas de 1940 e 1950. O título é esclarecido logo na introdução e a sua coerência se corrobora no fato das guarânias no geral apresentarem temas líricos, amorosos e até melancólicos, recorrendo-se comumente ao recurso comunicativo da prosopopeia, em que poeticamente as pedras choram, sim! No entanto, a pesquisa, aborda bem além desses dois gêneros, sobretudo quando se adentra em reflexões envolvendo o contexto musical sul-matogrossense e o cenário da música popular no Brasil. (Alberto T. Ikeda)

    Evandro Higa
    Natural de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, é pianista e docente no curso de música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, mestre em musicologia pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e doutor em música pelo Instituto de Artes da Unesp. Em 2010 publicou o livro “Polca paraguaia, guarânia e chamamé – estudos sobre três gêneros musicais em Campo Grande, MS” pela Editora da UFMS. É autor de capítulos nos livros “Los linguajes del território platino” (Editora da Universidade de Buenos Aires) e “The Routledge companion to the study of local musicking” (Routledge) e de verbetes na Bloomsbury Encyclopedia of Popular Music of the World, volume IX, Genres: Caribbean and Latin America. (contato: evandrohiga304@gmail.com)



    Folclore e Música Folclórica O Que os Alunos Vivenciam e Pensam

    Cristina Rolim Wolffenbüttel Pós-Doutora, Doutora e Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Informática na Educação - Ênfase em Instrumentação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Licenciada em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenadora do curso de Especialização em Educação Musical na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade de Montenegro. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Orientadora de bolsistas de iniciação científica e extensão em Música e Artes, da FAPERGS, CNPq e UERGS. Coordenadora dos grupos de pesquisa “Arte: criação, interdisciplinaridade e educação” e “Educação Musical: diferentes tempos e espaços”, registrados CNPq, vinculados à UERGS. Coordenadora do Programa Redes pela Leitura, e do Núcleo de Ciência, Cultura e Diversidades da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. Integrante da Associação Brasileira de Educação Musical, da Comissão Gaúcha de Folclore e da Fundação Santos Herrmann.




    Cantando e brincando com Vovó Linda.

    Ermelinda A. Paz encerrou um ciclo de 40 anos ininterruptos (1972 – 2012) atuando como professora e pesquisadora na Escola de Música de UFRJ e no Instituto Villa-Lobos da UNIRIO, quando então produziu textos voltados para a Educação Musical e Musicologia brasileira. 2017 dá início a uma nova fase, onde o lúdico se revela através de jogos e brinquedos cantados e ocupa lugar de destaque através do Cantando e brincando com Vovó Linda - Vols. 1 e 2. No Vol. 1 – são resgatadas as canções que estiveram em voga na Educação Musical infantil entre os anos de 1940 e aproximadamente 1970 e que foram relegadas ao esquecimento. No Vol. 2 – ela nos traz as músicas da tradição oral brasileiras. Cantando e brincando como Vovó Linda é um convite ao canto, ao jogo e à brincadeira, à luz de dois importantes educadores da época – Sá Pereira e Liddy Mignone.

    ERMELINDA A. PAZ
    -Doutorado por Livre-Docência - UNIRIO.
    -Professora Titular (UFRJ), Adjunto IV (UNIRIO), aposentada.
    -Pesquisadora do CNPq e líder do grupo de pesquisa Música e Educação Brasileira/UFRJ.
    -Prêmios em concursos de pesquisa monográfica, a saber: Sílvio Romero, 1983. INM da FUNARTE; Villa-Lobos e a música popular brasileira, 1988. MVL / MinC; Villa-Lobos, sua vida e obra, 1988. OEA e Governo Brasileiro; Concurso Grandes Educadores Brasileiros, 1988. INEP/MEC; Concurso Lúcio Rangel, 1989. FUNARTE; e Prêmio Carioca de Pesquisa Monográfica, 1995. Secretaria Municipal de Cultura do RJ.
    -Autora de: As Pastorinhas de Realengo, 500 Canções Brasileiras 3.ed., Villa-Lobos, o educador, Jacob do Bandolim, Pedagogia Musical Brasileira no Século XX 2.ed., O Modalismo na Música Brasileira, Villa-Lobos e a Música Popular Brasileira; e Edino Krieger: crítico, produtor musical e compositor, dentre outros.
    Produtora: CD Cantando e Brincando com Vovó Linda – Vol. I e CD Cantando e Brincando com Vovó Linda – Vol. II – Músicas da Tradição Oral Brasileira.
    -Maiores informações consultar: http://www.ermelinda-a-paz.mus.br


    MÃO NO PÉ, MÃO NA MÃO, MÃO NA TESTA, MÃO NO CHÃO

    O LIVRO MÃO NO PÉ, MÃO NA MÃO, MÃO NA TESTA, MÃO NO CHÃO... APRESENTA E DISCUTE PROCESSOS CRIATIVOS E DE APRENDIZAGEM MUSICAL PRESENTES NOS JOGOS DE MÃOS INFANTIS.
    Brincadeiras como “Eu com as quatro, eu com ela, eu sem ela, nós por cima, nós por baixo!!!”, “A-do-le-ta, le petit polá, le café com chocolá, A-do-le-ta!!!”, entre muitas outras, encontram-se presentes no imaginário infantil de todo o mundo. Elas envolvem jogos de mãos, cantos, parlendas e movimentos corporais. Este universo é explorado por Fernanda Souza em seu livro Mão no pé, Mão na Mão, Mão na Testa, Mão no Chão.
    A obra convida a reflexão sobre o papel dos jogos de mãos no universo musical infantil e é leitura fundamental para qualquer pessoa que queira conhecer a riqueza do mundo das crianças, seus modos de ser, de pensar, de agir. No livro, Fernanda Souza apresenta uma abordagem inovadora a respeito do pensamento musical das crianças, especialmente no que se refere aos processos criativos e de aprendizagem musical colaborativa estabelecidos pelas crianças na prática dos jogos de mãos. Tais processos envolvem a constante manifestação de interações polirrítmicas e polimétricas, de criação de narrativas teatralizadas e de textos muitas vezes abstratos de forte caráter musical. Saiba +
    Ver+
    Sobre a autora
    Fernanda Souza é musicista, pesquisadora e tem desenvolvido uma sólida carreira como arte educadora. Dedica-se a pesquisas teórico-aplicadas nas áreas de cognição e educação musical, principalmente envolvendo as temáticas da aprendizagem musical infantil, dos jogos de mãos e dos jogos musicais em geral, das culturas da infância e da formação de professores. É doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestre em música na linha de pesquisa de cognição e educação musical, pela mesma instituição. É licenciada em música e tem especialização em Educação Musical pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/FAP).

    Especialização em Educação Musical - reflexões e pesquisas

    Cursos de especialização são atividades consolidadas no meio universitário, mas as discussões sobre este nível de ensino na área de Música, especificamente na subárea Educação Musical, ainda carecem de expansão. O livro busca uma discussão mais aprofundada sobre esta modalidade de pós-graduação, suas produções e o papel da formação na prática do especialista apresentando reflexões e ações em Educação Musical. Se mostra como um material que, além de divulgar práticas, considerações e propostas, contribui para o crescimento profissional de educadores musicais brasileiros e para transformações no ensino de música na nossa contemporaneidade.
    O livro reúne textos da organizadora com Tatiane Andressa da Cunha Fugimoto e Vânia Gizele Malagutti; Vania Malaguttti Fialho e Andreia Chinaglia Pires de Oliveira; Ana Paula Martos Simão Sposito; Eric Gomes do Carmo; Tauan Gonzalez Sposito; Nicole Penteado; Dhemy Fernando Vieira Brito e Mariane Soares Sana Marinho

    Cássia Virgínia Coelho de Souza – organizadora



    Aquarela de gêneros musicais brasileiros

    Eis que surge mais outro trabalho de grande envergadura, fruto do Mestrado Profissional no Ensino das Práticas Musicais do PROEMUS/UNIRIO. André Ricardo Amaral buscou nesse trabalho conjugar diferentes e importantes elementos resultado de sua formação como Licenciado em Música (UNIRIO) e Graduado em Piano (UFRJ), além de reconhecidas e premiadas experiências docentes em Educação Musical na Secretaria Municipal de Educação a partir de 2011 e na rede particular desde 2007, com extensa atividade como preparador vocal e regente coral, além de sua participação em importantes musicais como pianista...Ler +

    André Ricardo Amaral



    Conhecimento em disputa na Base Nacional comum curricular

    Org.: Fabiany de Cassia Tavares Silva e Constantina Xavier Filha



    ECOS E MEMÓRIAS
    Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti e Inês de Almeida Rocha

    Numa perspectiva da História da Educação, este livro faz parte de um conjunto de ações que visam reunir produções que focalizam o ensino e a aprendizagem de música com enfoque histórico. Os textos e os resultados das pesquisas aqui apresentadas têm buscado nos referenciais teóricos utilizados nas áreas de História e História da Educação um aporte privilegiado. São pesquisas gestadas em cursos de pós-graduação de Educação e Música, no Brasil e Espanha e com temáticas relacionando o ensino e a aprendizagem de e com música. Constam trabalhos diferenciados entre si no que se refere aos espaços nos quais ocorre o ensino e a aprendizagem, às abordagens de ensino de música, às diferentes temporalidades, assim como às fontes e acervos de pesquisas diversificados.

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    NO ENCANTO DOS PASSARINHOS: CANÇÕES PARA CANTAR, DANÇAR, TOCAR E BRINCAR
    Autora: Ilza Zenker Leme Joly

    No encanto dos passarinhos: canções para cantar, dançar, tocar e brincar é um livro de música, de pintura e de passarinhos. A beleza do canto dos passarinhos tornou-se tema para o desenvolvimento de um projeto artístico de natureza visual e musical que envolveu um grupo de amigos e familiares da autora, resultando em um material que aglutina canções da cultura popular brasileira, arranjos musicais que deram novas cores e ritmos a essas cantigas, além de belíssimas ilustrações que auxiliam a conhecer melhor os protagonistas do livro: os passarinhos. Cada pequeno capítulo aborda uma canção, traz a partitura, a ilustração do passarinho e ainda informações sobre o estilo musical, sobre os hábitos do passarinho e sugere uma atividade a ser desenvolvida com a canção. Um livro para crianças, jovens, adultos, pais, avós e educadores. Maxixes, guarânias, valsas brasileiras, samba, reggae, rock e outros estilos musicais mostram a beleza dos pássaros e da cultura brasileira.


    "Tocar, cantar, criar: a composição no ensino musical" UEFS Editora, 2018
    Autora: Simone Marques Braga e Mônica Cajazeira Vasconcelos

    O livro aborda a interface entre Composição e Educação Musical direcionada para a formação de professores de música. Na primeira parte, são apresentados artigos que discorrem sobre a Composição enquanto ferramenta da e para Educação Musical, ao contemplar reflexões e relatos de experiências realizadas em cursos de licenciatura em música, sendo ilustradas com partituras das composições geradas. Já na segunda parte, são apresentadas composições e arranjos musicais voltados para variados níveis e instrumentos musicais como piano, flauta-doce, violão, quarteto de cordas, conjunto de clarinetas, conjuntos instrumentais, entre outros, onde os autores tecem considerações didáticas para a utilização das músicas em variadas situações de ensino.

    Simone Marques Braga é professora Adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana no Curso de Licenciatura em Musica, onde atua com atividades de ensino, pesquisa e extensão. Também é professora colaboradora do Mestrado Prof-Artes (UFBA).
    Mônica Cajazeira Vasconcelos também é professora do Curso de Licenciatura em Musica e atualmente cursa Doutorado em Educação Musical pelo PPGMUS-UFBA.