I Encontro do Fórum Permanente de Formação de Professores de Música
I Encontro Nacional do PIBID Música
O I Encontro do Fórum Permanente de Formação de professores de Música será realizada junto com o I Encontro Nacional do PIBID Música. A junção dos dois eventos se consolidou pelo fato de o PIBID ser um dos importantes pilares das políticas públicas para a formação de professores no Brasil, contando com uma ampla participação dos cursos de licenciatura em música. Este Fórum discutirá temáticas relacionadas à formação de professores de música e às políticas públicas direcionadas para a capacitação de docentes no Brasil. Visa ainda mapear ações de formação inicial e continuada na área de música, realizada nos diferentes contextos de formação superior no país.
O Evento será realizado a partir de uma ampla parceria da ABEM com a Universidade de Londrina(UEL) e o 34o Festival de Música de Londrina.
Este Fórum é destinado, mais especificamente, a professores de cursos de formação de docentes, coordenadores de cursos de licenciatura e estudantes em formação para a docência em música.
O evento acontecerá em Londrina nos dias 30 e 31 de maio de 2014. Em breve serão disponibilizadas mais informações no site da ABEM.
As inscrições também poderão ser realizadas pelo site da Associação
Local
Hotel Crystal Palace - Rua Quintino Bocaiúva, 15 - Centro - Londrina - PR
Programação
Horário |
30/05 |
31/05 |
9:00 |
Abertura:
Projeto UM CANTO EM CADA CANTO: Coros Infanto Juvenil de escolas da
rede publica de Londrina. |
Uma propostas interdisciplinar,
intersetorial e interisntitucional : Museu de Arte do Rio de Janeiro – MAR -
de Janeiro |
9:30 |
Mesa Redonda –
“A formação de professores no Brasil: perspectivas a partir da políticas
públicas nacionais” |
Os cursos de licenciatura em música:
desafios e perspectivas atuais |
12:00 |
Almoço |
Almoço |
14:00 |
Fórum de debate:
Os cursos de licenciatura em música: Desafios das licenciaturas em música e
contribuições para o Estágio Curricular e os programas de formação federais:
PIBID, PARFOR E PRODOCENCIA. |
Apresentação de pôsteres e
discussões acerca
do PIBID Música. |
16:00 |
Palestra e debate:" O
PIBID: impactos na formação docente enquanto política pública" com Helder
Eterno da Silveira |
|
18:30 |
Música
no final da tarde |
Trabalhos
A organização do I Encontro do Fórum Permanente de Formação de Professores de Música e do I Encontro Nacional do PIBID Música convida professores e alunos vinculados ao Programa PIBID, que desenvolvam trabalhos na área de música a enviarem textos relatando, de forma analítica e reflexiva, a experiência consolidada no Programa. Os trabalhos serão apresentados durante o evento como pôster, com uma breve apresentação oral dos autores.
Os textos enviados devem sintetizar a proposta do PIBID música realizado em cada instituição de ensino, apresentado: objetivos, metodologia e resultados alcançados a partir das ações realizadas nas escolas.
Cada trabalho deve, obrigatoriamente, estar vinculado às ações desenvolvidas em uma Instituição de Ensino Superior (IES) que faça parte do Programa PIBID. Serão consideradas somente uma proposta por instituição, devendo esta congregar as diferentes ações e sujeitos que participam do Programa na IES.
Todos os trabalho submetidos serão aceito para serem apresentados como pôster durante o evento. Os textos completos enviados serão publicados em anais on-line que serão publicados no site da ABEM. Como a proposta do PIBID de cada instituição já foi aprovada pela CAPES não haverá avaliação dos trabalhos submetidos pelos representantes da IES.
Os pôsteres, que ficarão expostos durante o evento precisam ter as seguintes dimensões: 90cm de largura por 120cm de altura, sendo este material de responsabilidade de cada autor(a).
Data de envio do texto: até dia 25 de maio de 2014.
NORMAS TÉCNICAS:
- Os textos devem ter uma extensão de até 2.500 palavras, incluindo a totalidade do texto: resumo, palavras-chave, texto e referências.
- Os textos devem ser escritos em Times New Roman, fonte 12, espaço 1.5.
- A primeira página do texto deve conter: Título; Resumo em português, com cerca de 150 palavras, alinhamento à esquerda. O Resumo deve ser colocado logo abaixo do título e acima do texto principal. Três (3) palavras-chave, alinhamento à esquerda, em português, inglês ou espanhol.
- Os textos devem ser escritos de forma clara e fluente. A utilização de notas de rodapé é recomendável quando o autor quiser detalhar algo que não necessita constar no texto principal. Para estas notas, deve ser usada fonte tamanho 10.
- As citações com menos de três linhas devem ser inseridas no texto e colocadas entre aspas, seguidas da indicação da fonte pelo sistema autor-data. As citações que excederem três linhas devem ser colocadas em destaque, fonte 11, espaço simples, entrada alinhada a 2,5 cm da margem, à esquerda, seguidas da indicação da fonte pelo sistema autor-data. - No caso de citações de obras em língua estrangeira, essas devem aparecer no texto traduzidas para o português e ser apresentadas “no original” em nota de rodapé.
- As indicações das fontes entre parêntesis, seguindo o sistema autor-data, devem ser estruturadas da seguinte forma:
- Uma obra com um autor: (MEYER, 1994, p.15)
- Uma obra com até três autores: (COHEN; MANION, 1994, p.30)
- Uma obra com mais de três autores: (MOURA et al., 2002, p. 15-17)
- Mesmo no caso das citações indiretas (paráfrases), a fonte deverá ser indicada, informando-se também a(s) página(s) sempre que houver referência a uma ideia específica apresentada pelo autor.
- As citações do próprio autor devem ser colocadas de forma imparcial no texto, reportando-se à fonte bibliográfica.
- Tabelas e quadros devem ser inseridos no texto, com a devida numeração (ex. Tabela 1, etc.).
REFERÊNCIAS:
Devem ser apresentadas em espaço simples, com alinhamento apenas à esquerda, seguindo as normas da ABNT/2002 (NBR 6023), abaixo exemplificadas.
Livros
SOBRENOME, Inicial do prenome(s) do(s) Autor(es). Título do trabalho: subtítulo [se houver]. edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano.
Exemplo:
MEYER, L. B. Music, the arts, and ideas: patterns and predictions in twentieth-century culture. 2. ed. Chicago: The University of Chicago Press, 1994.
COHEN, L.; MANION, L. Research methods in education. 4. ed. London: Routledge, 1994.
Ainda estamos aceitando trabalhos. Envie!
Atenção: Antes de enviar -> Salve o seu arquivo com o seu_nome_titulodotrabalho (ex.: joao_magalhaes_titulodotrabalho.docx) sem espaços e sem acentos