Go to Top

edição atual

V.3, 2018

 

  • GT 1.1 – Pesquisa em educação musical

    Grupo de estudos e pesquisa em educação musical: um olhar para a produção de conhecimento. PDF
    Ilza Zenker Leme Joly, Heloise Gomes Ferreira, Mariel Perez Pino, Daniel Biaconi Previato, Milena Cristina Izaias, Anderson Moisés Barbosa Souza Chagas, Jorge César de Araujo Pires

    GT 1.2 – Epistemologia da educação musical

    Conceito de música, educação e personalidade em Elliott e Silverman, Music Matters (2015) PDF
    Renato Cardoso
    Relações étnico-raciais e educação musical: um estudo nos artigos da revista da ABEM PDF ()
    Winnie Damas, Fernando Stanzione Galizia
    Formação musical: múltiplas formas de aprendizagem e desenvolvimento musical PDF
    Nathan Tejada de Podestá
    Boris Porena: a experiência italiana na composição da discussão a respeito dos “tempos de crise” PDF
    Samuel Campos de Pontes
    Processo de construção interpretativa no Canto Popular PDF
    Rute Lopes Santiago, Thais dos Guimarães Alvim Nunes

    GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica

    É MAIS FÁCIL MANTÊ-LOS NAS CARTEIRAS! – IMPACTO DAS BRINCADEIRAS DE RODA NAS AULAS DE MUSICALIZAÇÃO INFANTIL PDF
    Josi Hellen Martins de Azevedo, Ailen Balog Lima
    Currículos pensados/praticados: tecendo outras trajetórias curriculares com os sujeitos da escola PDF
    Sr Prestes Massena, Pedro Macedo Mendonça
    Gênese da notação musical: um relato de experiência de Estágio Supervisionado com crianças de 5 anos notando sons de animais PDF
    Alaide Nunes, Daniela Dotto Machado
    O conhecimento do desenvolvimento humano como ferramenta para o professor de música na educação básica PDF
    Juliana Freires Oliveira Silva, Adriana do Nascimento Araújo Mendes
    Produção de Material Didático na Educação Musical: uma proposta com jogos de tabuleiro PDF
    Amanda Muniz Muraro
    Professores de Música da Região Sudeste: perfil e crenças de autoeficácia PDF
    Camila Betina Röpke, Cristina Mei Ito Cereser, Liane Hentschke
    Aula de música na Educação de Jovens e Adultos: um projeto de pesquisa sobre processos de ensino aprendizagem musical entre os diferentes grupos etários presentes no cotidiano escolar PDF
    Jennifer Gonzaga, Lília Neves Gonçalves
    Livros Didáticos de Música: Um catálogo para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I. PDF
    Rony Carlos de Araujo
    Aula de música na Educação de Jovens e Adultos PDF
    Karine Rayara Peres Duarte
    Subprojeto de Música do PIBID Unicamp na E.E. José Vilagelin Neto – Relato de experiência na prática docente do ensino coletivo de violão PDF
    Daniele Salina Gonçalves Gomes, Adriana do Nascimento Araújo Mendes
    A música na rede municipal do ensino fundamental de Indaiatuba – SP: o desafio da polivalência para o professor de Arte PDF
    Karen Ildete Stahl Soler
    Relações de ensino aprendizagem musical: Um estudo no teatro Musical Wicked no Colégio Cenecista Dr. José Ferreira PDF
    Mariana Faria Scandar, Lilia Neves Gonçalves
    A APRECIAÇÃO E ESCUTA ATIVA COMO DESTAQUE NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO MUSICAL PDF
    Ailen Rose Balog Lima, Gabriela Oliveira M. Nascimento, Melissa Miyuki Nishiyama
    Educação Musical na transição entre Educação Infantil e Ensino Fundamental: Buscando práticas que respeitem o desenvolvimento infantil PDF
    Mariana Araújo Parras Luque

    GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música

    Apreciação Musical no Romantismo Nacionalista: Um Relato de Experiência PDF
    Patrícia Kfouri Grosso, Daniela Dotto Machado
    Processos de apropriação da leitura rítmica e jogos musicais PDF
    Fernanda Peres Gilberti, Silvia Cordeiro Nassif
    Vivências musicais e o processo de socialização primária: um estudo com alunos de violão PDF
    André da Silva Batiston, Silvia Cordeiro Nassif
    Criatividades composicionais no ensino instrumental: projeto de arranjo para duo de violões PDF
    Fábio Carrilho Santos Barros
    Relato de experiência e reflexão sobre a condução de uma atividade de composição musical com alunos de uma escola especializada em música PDF
    Audrea da costa martins

    GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior

    Discutindo a afinação em canto: uma pesquisa com professores do ensino superior em música PDF
    Juliana Bischoff
    Como você toca as semicolcheias? A técnica de baquetas entre os rudimentos e os ritmos brasileiros PDF
    Daniel Marcondes Gohn
    A oficina de Limpeza de Ouvidos em uma perspectiva contemporânea na formação de professores de música PDF
    Harue Kokitsu Ferreira
    Educação musical e educação para as relações étnico-raciais: a realidade de um curso superior de licenciatura em música PDF
    Luísa Maria Matos de Melo, Fernando Stanzione Galizia

    GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não-formais e informais

    A humanização do ambiente hospitalar por meio da música: a troca de saberes e vivências entre músicos e pacientes PDF
    Luanda Oliveira Souza
    Atribuição de causalidade na aprendizagem de violão: um estudo de caso com aulas coletivas PDF
    Natanael Nestor Lopes, Edson Antônio de Freitas Figueiredo
    Reflexões sobre processos educativos musicais oriundos de práticas sociais: vivências em um grupo de Capoeira PDF
    Anderson Moisés Barbosa Souza Chagas, Ilza Zenker Leme Joly
    PROCESSOS EDUCATIVOS EM UMA ORQUESTRA EXPERIMENTAL. PDF
    Jorge César de Araujo Pires, Ilza Zenker Leme Joly
    Banda de música: ensino(s), desafios e conexões musicais PDF
    Fernando Vieira da Cruz, Silvia Cordeiro Nassif
    Boi Curumim de Nazaré: um estudo sobre a cultura popular tradicional de uma comunidade ribeirinha PDF
    Rafaela Lopes Figueiredo, Natália Búrigo Severino
    “Músicas do Mundo”: Aprendendo música por meio da apreciação musical PDF
    Karine Rayara Peres Duarte
    Corpo e Som: A prática de Música Corporal com crianças em uma ONG PDF
    Guilherme Conrado de Oliveira, Isamara Alves Carvalho
    A batucada universitária: um breve relato sobre as baterias universitárias e vivências pedagógico-musicais na Bateria UFSCar PDF
    Gabriel Vieira Moraes Sarmento, Victor Guimarães Bertoni, Natália Búrigo Severino
    Voz e corpo no canto coral PDF
    Simone Santos Sousa
    Ensino de violão no projeto “Crescendo Feliz”: desafios para a prática musical em uma comunidade PDF
    Jefferson Cordeiro
    Educação Não Formal como escolha e estratégia de músicos PDF
    Júlio César Amstalden
    As estratégias da Educação Musical para a promoção da Educação das Relações Étnico-Raciais no Ponto de Cultura Jovens Pesquisadores PDF
    Dálete Lima Souza, Érika Andrade Silva
    Interseções entre Educação Musical e Psicomotricidade PDF
    Jaqueline Franco do Nascimento, Érika de Andrade Silva

    GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música

    A afetividade em cursos de música em ambientes digitais de aprendizagem PDF
    Roberto Marcos Gomes de Onófrio, Maria Iolanda Monteiro, Glauber Lúcio Alves Santiago
    O ensino das práticas vocais nos cursos de licenciatura em música no Brasil: um levantamento preliminar em universidades federais. PDF
    Daniel Chris Amato, Endre Solti
    O USO DAS TIC NO ENSINO DE MÚSICA: POSSIBILIDADES E ENTRAVES ENCONTRADOS ATRAVÉS DO MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES PDF
    Luiz Roberto Nascimento
    Utilização de jogos e TIC na educação musical e suas influências na criatividade PDF
    Paula Fernanda Alfaro Barrales, Adriana do Nascimento Araújo Mendes
    Gameficação: uma pesquisa em um curso de violão no MOODLE PDF
    Roberto Marcos Gomes de Onófrio, Maria Iolanda Monteiro
    “Método” para ensino coletivo de instrumentos de sopro. PDF
    Santos Ramos Ramos dos Santos, Fred Siqueira Cavalcante
    Material didático: Biografia de Chiquinha Gonzaga (1847-1935) em quadrinhos PDF
    karen Fagundes de carvalho, Erika Andrade Silva

    GT 3.3 – Educação musical e inclusão social

    Aprendizagem criativa e Educação Musical Inclusiva: considerações iniciais PDF
    Lisbeth Soares
    A formação e atuação musical de um artista independente PDF
    Rony Carlos de Araujo, Rafaela Inacio Benati

    GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores

    Projetos de Extensão em Música e suas contribuições para a formação e atuação profissional PDF
    Beatriz Paulino Pereira
    Possibilidades para a música na escola pública: como o Pibid e a residência pedagógica facilitam ou não essa inserção PDF
    Patricia Kawaguchi Cesar, Geovana Felice

    GT 4.2 – Formação inicial e continuada

    A Licenciatura em Música com habilitação em Instrumento/Canto como alternativa de hibridização entre o Bacharelado e a Licenciatura em Música PDF
    Fernando Vago Santana, Cindy Helenka Alves
    Reforma Curricular no Curso de Música: repensando a proposta de formação inicial do professor da educação básica PDF
    Risaelma de Jesus A M Cordeiro

    GT 4.3 – Formação emergencial e/ou alternativa

    A conceituação de letramento musical e sua aplicação na formação musical do educador: aquisição de competências musicais PDF
    Rosana Lopes Silva