-
GT 1.1 – Pesquisa em educação musical
Grupo de estudos e pesquisa em educação musical: um olhar para a produção de conhecimento. PDF Ilza Zenker Leme Joly, Heloise Gomes Ferreira, Mariel Perez Pino, Daniel Biaconi Previato, Milena Cristina Izaias, Anderson Moisés Barbosa Souza Chagas, Jorge César de Araujo Pires GT 1.2 – Epistemologia da educação musical
Conceito de música, educação e personalidade em Elliott e Silverman, Music Matters (2015) PDF Renato Cardoso Relações étnico-raciais e educação musical: um estudo nos artigos da revista da ABEM PDF () Winnie Damas, Fernando Stanzione Galizia Formação musical: múltiplas formas de aprendizagem e desenvolvimento musical PDF Nathan Tejada de Podestá Boris Porena: a experiência italiana na composição da discussão a respeito dos “tempos de crise” PDF Samuel Campos de Pontes Processo de construção interpretativa no Canto Popular PDF Rute Lopes Santiago, Thais dos Guimarães Alvim Nunes GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica
É MAIS FÁCIL MANTÊ-LOS NAS CARTEIRAS! – IMPACTO DAS BRINCADEIRAS DE RODA NAS AULAS DE MUSICALIZAÇÃO INFANTIL PDF Josi Hellen Martins de Azevedo, Ailen Balog Lima Currículos pensados/praticados: tecendo outras trajetórias curriculares com os sujeitos da escola PDF Sr Prestes Massena, Pedro Macedo Mendonça Gênese da notação musical: um relato de experiência de Estágio Supervisionado com crianças de 5 anos notando sons de animais PDF Alaide Nunes, Daniela Dotto Machado O conhecimento do desenvolvimento humano como ferramenta para o professor de música na educação básica PDF Juliana Freires Oliveira Silva, Adriana do Nascimento Araújo Mendes Produção de Material Didático na Educação Musical: uma proposta com jogos de tabuleiro PDF Amanda Muniz Muraro Professores de Música da Região Sudeste: perfil e crenças de autoeficácia PDF Camila Betina Röpke, Cristina Mei Ito Cereser, Liane Hentschke Aula de música na Educação de Jovens e Adultos: um projeto de pesquisa sobre processos de ensino aprendizagem musical entre os diferentes grupos etários presentes no cotidiano escolar PDF Jennifer Gonzaga, Lília Neves Gonçalves Livros Didáticos de Música: Um catálogo para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I. PDF Rony Carlos de Araujo Aula de música na Educação de Jovens e Adultos PDF Karine Rayara Peres Duarte Subprojeto de Música do PIBID Unicamp na E.E. José Vilagelin Neto – Relato de experiência na prática docente do ensino coletivo de violão PDF Daniele Salina Gonçalves Gomes, Adriana do Nascimento Araújo Mendes A música na rede municipal do ensino fundamental de Indaiatuba – SP: o desafio da polivalência para o professor de Arte PDF Karen Ildete Stahl Soler Relações de ensino aprendizagem musical: Um estudo no teatro Musical Wicked no Colégio Cenecista Dr. José Ferreira PDF Mariana Faria Scandar, Lilia Neves Gonçalves A APRECIAÇÃO E ESCUTA ATIVA COMO DESTAQUE NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO MUSICAL PDF Ailen Rose Balog Lima, Gabriela Oliveira M. Nascimento, Melissa Miyuki Nishiyama Educação Musical na transição entre Educação Infantil e Ensino Fundamental: Buscando práticas que respeitem o desenvolvimento infantil PDF Mariana Araújo Parras Luque GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música
Apreciação Musical no Romantismo Nacionalista: Um Relato de Experiência PDF Patrícia Kfouri Grosso, Daniela Dotto Machado Processos de apropriação da leitura rítmica e jogos musicais PDF Fernanda Peres Gilberti, Silvia Cordeiro Nassif Vivências musicais e o processo de socialização primária: um estudo com alunos de violão PDF André da Silva Batiston, Silvia Cordeiro Nassif Criatividades composicionais no ensino instrumental: projeto de arranjo para duo de violões PDF Fábio Carrilho Santos Barros Relato de experiência e reflexão sobre a condução de uma atividade de composição musical com alunos de uma escola especializada em música PDF Audrea da costa martins GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior
Discutindo a afinação em canto: uma pesquisa com professores do ensino superior em música PDF Juliana Bischoff Como você toca as semicolcheias? A técnica de baquetas entre os rudimentos e os ritmos brasileiros PDF Daniel Marcondes Gohn A oficina de Limpeza de Ouvidos em uma perspectiva contemporânea na formação de professores de música PDF Harue Kokitsu Ferreira Educação musical e educação para as relações étnico-raciais: a realidade de um curso superior de licenciatura em música PDF Luísa Maria Matos de Melo, Fernando Stanzione Galizia GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não-formais e informais
A humanização do ambiente hospitalar por meio da música: a troca de saberes e vivências entre músicos e pacientes PDF Luanda Oliveira Souza Atribuição de causalidade na aprendizagem de violão: um estudo de caso com aulas coletivas PDF Natanael Nestor Lopes, Edson Antônio de Freitas Figueiredo Reflexões sobre processos educativos musicais oriundos de práticas sociais: vivências em um grupo de Capoeira PDF Anderson Moisés Barbosa Souza Chagas, Ilza Zenker Leme Joly PROCESSOS EDUCATIVOS EM UMA ORQUESTRA EXPERIMENTAL. PDF Jorge César de Araujo Pires, Ilza Zenker Leme Joly Banda de música: ensino(s), desafios e conexões musicais PDF Fernando Vieira da Cruz, Silvia Cordeiro Nassif Boi Curumim de Nazaré: um estudo sobre a cultura popular tradicional de uma comunidade ribeirinha PDF Rafaela Lopes Figueiredo, Natália Búrigo Severino “Músicas do Mundo”: Aprendendo música por meio da apreciação musical PDF Karine Rayara Peres Duarte Corpo e Som: A prática de Música Corporal com crianças em uma ONG PDF Guilherme Conrado de Oliveira, Isamara Alves Carvalho A batucada universitária: um breve relato sobre as baterias universitárias e vivências pedagógico-musicais na Bateria UFSCar PDF Gabriel Vieira Moraes Sarmento, Victor Guimarães Bertoni, Natália Búrigo Severino Voz e corpo no canto coral PDF Simone Santos Sousa Ensino de violão no projeto “Crescendo Feliz”: desafios para a prática musical em uma comunidade PDF Jefferson Cordeiro Educação Não Formal como escolha e estratégia de músicos PDF Júlio César Amstalden As estratégias da Educação Musical para a promoção da Educação das Relações Étnico-Raciais no Ponto de Cultura Jovens Pesquisadores PDF Dálete Lima Souza, Érika Andrade Silva Interseções entre Educação Musical e Psicomotricidade PDF Jaqueline Franco do Nascimento, Érika de Andrade Silva GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música
A afetividade em cursos de música em ambientes digitais de aprendizagem PDF Roberto Marcos Gomes de Onófrio, Maria Iolanda Monteiro, Glauber Lúcio Alves Santiago O ensino das práticas vocais nos cursos de licenciatura em música no Brasil: um levantamento preliminar em universidades federais. PDF Daniel Chris Amato, Endre Solti O USO DAS TIC NO ENSINO DE MÚSICA: POSSIBILIDADES E ENTRAVES ENCONTRADOS ATRAVÉS DO MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES PDF Luiz Roberto Nascimento Utilização de jogos e TIC na educação musical e suas influências na criatividade PDF Paula Fernanda Alfaro Barrales, Adriana do Nascimento Araújo Mendes Gameficação: uma pesquisa em um curso de violão no MOODLE PDF Roberto Marcos Gomes de Onófrio, Maria Iolanda Monteiro “Método” para ensino coletivo de instrumentos de sopro. PDF Santos Ramos Ramos dos Santos, Fred Siqueira Cavalcante Material didático: Biografia de Chiquinha Gonzaga (1847-1935) em quadrinhos PDF karen Fagundes de carvalho, Erika Andrade Silva GT 3.3 – Educação musical e inclusão social
Aprendizagem criativa e Educação Musical Inclusiva: considerações iniciais PDF Lisbeth Soares A formação e atuação musical de um artista independente PDF Rony Carlos de Araujo, Rafaela Inacio Benati GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores
Projetos de Extensão em Música e suas contribuições para a formação e atuação profissional PDF Beatriz Paulino Pereira Possibilidades para a música na escola pública: como o Pibid e a residência pedagógica facilitam ou não essa inserção PDF Patricia Kawaguchi Cesar, Geovana Felice GT 4.2 – Formação inicial e continuada
A Licenciatura em Música com habilitação em Instrumento/Canto como alternativa de hibridização entre o Bacharelado e a Licenciatura em Música PDF Fernando Vago Santana, Cindy Helenka Alves Reforma Curricular no Curso de Música: repensando a proposta de formação inicial do professor da educação básica PDF Risaelma de Jesus A M Cordeiro GT 4.3 – Formação emergencial e/ou alternativa
A conceituação de letramento musical e sua aplicação na formação musical do educador: aquisição de competências musicais PDF Rosana Lopes Silva
ISSN Online: 2526-6829