Page 103 - revista Música na Educação Básica
P. 103



MÚSICA na educação bsica







co do curso. Pertence ao grupo de pesquisa Práticas Sociais e Processos Edu-
cativos, e é líder do grupo Educação Musical, Cultura e Comunidade. Fundado-
ra Orquestra Experimental e da Pequena Orquestra da UFSCar, coordenadora
e pesquisadora no Laboratório de Musicalização. Tem publicado na área de
educação musical no Brasil e exterior.



Janaína Machado Asseburg Lima

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade
Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM). Licenciada em Música pela Universidade
Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 2009. Atua como professora substituta
na área de Educação Musical no Departamento de Metodologia do Ensino do
Centro de Educação da UFSM. Desenvolve pesquisas relacionadas à música
para bebês e música erudita para crianças, bem como à história da educa-
ção musical no Brasil, história de vida de professores e narrativas. Participa do
grupo de pesquisa Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical (Fapem/
Cnpq), da UFSM.



Juliane Raniro

Mestre em educação e pedagoga pela Universidade Federal de São Carlos
(UFSCar) e arte educadora pela Universidade de São Paulo (USP). Atua como
docente do curso de Educação Musical da UAB/UFSCar e dos cursos de Peda-
gogia do Centro Universitário de Araraquara e do Centro Universitário Clare-
tiano. Atua como Agente Técnica do Programa SuperAção do Instituto Ayrton
Senna (São Paulo) e ministra cursos nas áreas de educação musical para bebês
e crianças e teatro na escola.



Luciana Aparecida Schmidt dos Santos

Especialista em Educação Musical pela Universidade Estadual de Londrina
(UEL). Licenciada em Música pela mesma Universidade (UEL). Professora con-
vidada do PARFOR/Música da UEL. Autora da coleção: Música: Cadernos de
Música; e, de artigos sobre música para bebês, avaliação em música e cader-
nos de música: SPEM e congressos da ABEM. Concluiu o primeiro volume do
método Suzuki para fauta doce com Mary Waldo (USA), em 2011. Trabalha
com capacitações para professores do Ensino Regular. Atua como professora
de música desde 2000 no Ensino Regular e desenvolve um trabalho com be-
bês a partir de três meses.







102



Musica 4.indd 102 26/10/2012 08:43:16
   98   99   100   101   102   103   104   105   106   107   108