Page 99 - revista Música na Educação Básica
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MÚSICA na educação bsica




Considerações finais



Acreditamos que por meio do uso de jogos digitais, o professor pode instigar o aluno
a construir sua própria crítica musical dos diversos jogos com os quais tem contato no
dia a dia. Algumas questões podem motivá-lo a isso. Como é a trilha sonora de um jogo?
Que elementos musicais são utilizados nele? A trilha sonora tem relação direta com o
jogo ou se caracteriza como música de fundo que toca enquanto o jogo se desenvolve?
Os elementos sonoros que aparecem durante o jogo têm relação com sua trilha sonora?
Será que poderíamos criar uma trilha sonora interessante para um jogo?
Tais questionamentos podem levar à consciência do aluno possibilidades musicais
que estão presentes em um jogo digital. Um trabalho bem direcionado fará com que o
aluno construa uma percepção diferenciada dos jogos e da música presente nos jogos
que ele acessa diariamente.
Entendemos ser essencial na formação musical do aluno que ele se relacione com
música de maneiras diversifcadas, concordando, assim, com o pensamento de Swanwi-
ck (2003). Para esse autor, é importante que as vivências musicais resultem em diferentes
tomadas de decisões por parte dos alunos, o que, por consequência, se refetirá em seu
desenvolvimento musical.
Na perspectiva deste artigo, os jogos digitais musicais poderão contribuir de forma
signifcativa para a formação musical dos alunos.
Para fnalizar, fca o desafo para que o professor vá além das propostas que apresen-
tamos. A expectativa é que estas sejam entendidas como ponto de partida ou exemplos
que instiguem o educador musical a buscar formas de adequar os jogos para o uso em
seus contextos específcos de trabalho. Assim, ele poderá atender às demandas e expec-
tativas de seus grupos de alunos, enriquecendo os trabalhos musicais realizados.
Dessa forma, o professor poderá atuar como um articulador de conhecimentos mu-
sicais sistematizados com base em elementos presentes na vida do aluno. Caberá a ele
travar contato direto com esses jogos, que consideramos uma fonte riquíssima de mate-
rial para as aulas de música na contemporaneidade.


Para saber mais


No blog Jogos Musicais (http://jogosmusicais.blogspot.com) há dezenas de
jogos selecionados. Alguns com formato inovador, como o Auditorium; outros
com propostas voltadas aos games clássicos; como Mission to Magmamon; ou-
tros ainda no formato de instrumentos virtuais ou de DJ.
Há também uma extensa lista de links na seção denominada outros jogos e
recursos (http://jogosmusicais.blogspot.com.br/2011/05/mais-recursos.html),
na qual podem ser encontrados jogos didáticos e diversas ferramentas de áudio
online, entre outros.



98 Andreia Veber e Tiago Brizolara da Rosa



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