Page 98 - revista Música na Educação Básica
P. 98




V. 4 N. 4 novembro de 2012




Dicas importantes
1) É sempre importante lembrar a possibilidade de gravação (em
áudio ou vídeo) de todo o processo de criação musical dos
alunos, de forma que se possam posteriormente escutar todos
os trabalhos realizados. Poderão ser discutidas questões rela-
cionadas às escolhas musicais de cada grupo, aos elementos da
música de forma geral, etc.
Caberá ao professor determinar qual será o foco das análises e
discussões, de acordo com o objetivo de seu trabalho;
2) Cabe ressaltar que todas as propostas apresentadas permitem
aliar o desenvolvimento de repertórios diferenciados, escolhi-
dos com base em critérios defnidos para cada grupo.



Algumas considerações sobre

cuidados com os jogos



Na busca por jogos online que possam ser usados em aula, é preciso atentar para
algumas armadilhas. Por um lado, os jogos advindos de um contexto não educacional
apresentam as vantagens já mencionadas; por outro lado, seu uso exige uma postura
crítica do professor.
Um cuidado a ser tomado é com o conteúdo, tanto dos jogos quanto do ambiente
em que se encontram. Sugerimos que o professor explore o jogo antes de utilizá-lo com
os alunos, para não correr o risco de expô-los a conteúdo inadequado.
Além disso, muitos sites amadores podem conter propagandas inadequadas ou
links para sites inadequados. Sites profssionais mantidos por empresas sérias não apre-
16
sentarão esse problema. Também, claro, recomendamos o blog criado para o projeto
apresentado neste artigo.
Outro ponto a ser avaliado com atenção é a qualidade do conteúdo musical. É co-
mum jogos apresentarem pequenos erros conceituais ou mesmo erros mais grosseiros,
como, por exemplo, um jogo de piano cujas teclas se dispõem na ordem branca-preta-
-branca-preta... indefnidamente . O professor deverá avaliar se os erros em um jogo
17
são graves a ponto de não valer a pena usá-lo educacionalmente ou se é possível usá-lo
esclarecendo aos alunos essas eventuais imprecisões.
Por fm, cabe reforçar a necessidade de se ter em mente que a tecnologia Flash, usa-
da na maioria absoluta desses jogos, apresenta difculdades relativas à programação dos
sons, o que se refete no atraso na emissão dos sons em muitos jogos. Dependendo do
jogo e da atividade isso poderá inviabilizar seu uso.
* 16. Como clickjogos.uol.com.br, girlsgogames.com, friv.com, etc

17. Disponível em



Jogos digitais online e ensino de música: propostas para a prática musical em grupo 97


Musica 4.indd 97 26/10/2012 08:43:13
   93   94   95   96   97   98   99   100   101   102   103