Page 85 - revista Música na Educação Básica
P. 85



MÚSICA na educação bsica





Riff de Que país é esse?


















Trabalhe a percepção da harmonia, solicitando a um grupo de alunos que entoe a
sequência das fundamentais dos acordes mi, dó, re, mi, etc. A melodia pode ser tirada
de ouvido no teclado, violão, fauta ou xilofone e acompanhada por percussão. Os alu-
nos podem se inspirar na letra para criar estrofes que falem sobre cotidiano, política e
outros temas.


Assista:
Gravação acústica dos Paralamas do Sucesso, com Dado Villa-
-Lobos ao violão.
Capital Inicial, em versão mais heavy , gravada em show em Bra-
sília, tendo o Congresso Nacional como cenário. Discuta com os
alunos sobre mudança de caráter, instrumentação, timbre vocal,
arranjo e estrutura dessas versões.



Forever


O projeto pode culminar com a composição coletiva de uma canção de rock. Os
alunos devem criar um riff com personalidade rítmica ou caráter mais melódico, que se
imponha como marca ou identidade da música. Depois de compreender e recriar clás-
sicos do rock, eles sentir-se-ão motivados a criar suas próprias músicas. Vale até produzir
um festival, gravar e compartilhar as músicas em redes sociais. Lembre-se: a qualidade
do processo e dos produtos musicais depende, em grande parte, de habilidade, empol-
gação e criatividade do professor. Portanto, ouça, pesquise, descubra, compare, pratique,
toque, cante e dance, para que suas aulas sejam inspiradas e autênticas como rock.












84 Maria Cecília Cavalieri França



Musica 4.indd 84 26/10/2012 08:42:59
   80   81   82   83   84   85   86   87   88   89   90