Page 89 - revista Música na Educação Básica
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MÚSICA na educação bsica
Você já acessou algum portal de jogos digitais online?
Você sabia que, diariamente, milhões de crianças, adolescentes
e adultos acessam esses portais e que em muitos deles há uma
categoria específca de jogos musicais? Seria possível aliar alguns
jogos à educação musical? Neste estudo, sugere-se que a resposta
é positiva: esses jogos, disponíveis gratuitamente e familiares para
o aluno, podem constituir um material didático divertido para a
educação musical.
Mas afinal, o que é jogo?
É consenso entre pesquisadores das mais diversas áreas de conhecimento que ado-
tam o jogo como um de seus objetos de estudo que defnir jogo não é tarefa fácil (Ve-
loso; Sá, 2009; Kishimoto, 1996). É o que encontramos em diversos estudos (ver Ranhel,
2009). Uma parcela dos jogos digitais musicais disponibilizados em portais de jogos on-
line não se encaixa em algumas defnições, até mesmo porque alguns são encontrados
em outros ambientes virtuais que não os classifcam como jogo e sim como software
para treinamento musical , instrumentos online, sequenciadores. Este último é o caso
dos dois jogos abordados neste artigo. Apesar disso, eles serão denominados como jo-
gos, primeiro, porque são apresentados assim em diversos contextos específcos de jo-
gos digitais (portais); segundo, porque há defnições de jogo nas quais eles se encaixam
(ver, por exemplo, Huizinga, 2007).
A motivação e o engajamento do aluno
Jogos digitais fazem parte do cotidiano de pessoas de qualquer faixa etária ou classe
social e a cada dia ganham mais espaço entre os educadores. Como afrmam Denis e
Jouvelot (2004), eles são considerados como ferramentas capazes de proporcionar ex-
periências de aprendizagem divertidas, gratifcantes e até mesmo mais efcientes. Isso,
principalmente devido a sua familiaridade e interesse despertado junto aos alunos.
No Brasil, em razão da obrigatoriedade do ensino de música nas escolas a partir de
2008 e da crescente preocupação com os processos de inclusão digital, os jogos digitais
constituem-se como um potencial recurso para a sala de aula, já que se pode aliar o
ensino de música aos meios digitais e ao entretenimento. Nos Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCN), esses jogos também são apontados como uma possível ferramenta
para motivar os alunos (BRASIL, 2006).
Para Figueiredo (2003), o fator motivacional está diretamente relacionado à inser-
ção/utilização dos jogos em um ambiente de aprendizagem desafador. Acredita-se que,
88 Andreia Veber e Tiago Brizolara da Rosa
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