Page 90 - revista Música na Educação Básica
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V. 4 N. 4 novembro de 2012



sentindo-se motivados, os alunos se engajarão mais nas atividades propostas. Para tan-
to, caberá à escola e ao professor encontrar maneiras de trazer os jogos para as aulas,
utilizando-os como ferramenta para a aprendizagem.
Dentre os jogos digitais disponíveis online, vários permitem que o professor trabalhe
com conteúdos específcos de música, mesmo não tendo sido desenvolvidos com obje-
tivo educativo e sim com o de entretenimento.
As propostas apresentadas neste texto caracterizam-se por aliar os jogos digitais às
práticas coletivas de música e podem auxiliar o professor seja na inserção do ensino de
música na escola de educação básica, seja na execução de projetos não escolares, nos
quais o ensino coletivo tem sido aplicado com efciência (Queiroz; Ray, 2005, p.1). O en-
sino coletivo pode ser visto como uma forma de buscar o engajamento e a motivação
dos alunos, pois, como afrma Cruvinel (2005),


Possibilita uma maior interação do individuo com o meio e
com o outro, estimula e desenvolve a independência, a liberdade,
a responsabilidade, a auto-compreensão, o senso critico, a desini-
bição, a sociabilidade, a cooperação, a segurança e no caso espe-
cífco do ensino da música, um maior desenvolvimento musical
como um todo (Cruvinel, 2005, p.80).





Portais de jogos online: fácil acessibilidade

nas escolas


Atualmente há um número incalculável de portais de jogos online gratuitos, os quais
representam um modelo de negócios que nem sempre tem como fnalidade a venda do
produto o jogo , mas o lucro a ser obtido com as propagandas embutidas neles ou
no portal ou até mesmo com transações virtuais (o jogador paga em dinheiro real por
itens ou privilégios do jogo).
Como esse modelo está direcionado para usuários de todas as camadas sociais infor-
matizadas e de qualquer lugar do mundo, os jogos, além de rodar diretamente dentro
do navegador, precisam ser:
a Leves: com poucos megabytes (MB), de forma que o tempo de download não seja
um obstáculo para usuários com conexão à internet lenta e/ou instável, como é
o caso do Brasil e dos países em desenvolvimento;
aMultiplataforma: rodam no maior número possível de computadores;
a Casuais: não exigem experiência em jogos por parte do usuário, nem grande
compromisso com o jogo;
a Em menor grau, internacionalizados: o usuário pode escolher entre uma gama de
idiomas.



Jogos digitais online e ensino de música: propostas para a prática musical em grupo 89


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