Page 88 - revista Música na Educação Básica
P. 88
V. 4 N. 4 novembro de 2012
Resumo: Este artigo contém uma refexão acerca do
uso de jogos digitais como estratégia para o ensino de
música, especialmente os disponibilizados gratuitamente
em portais virtuais. Estão incluídas propostas didáticas,
com destaque para a prática musical em conjunto.
As discussões trazidas são resultantes de um estudo
em andamento cujo título é Jogos digitais online:
possibilidades para o ensino de música , . Uma das
1
fnalidades principais deste artigo é direcionar os olhares
para os jogos cujos objetivos não são necessariamente
educativos e sim de entretenimento . Ele está
2
fundamentado em pesquisas que têm o jogo como objeto
de estudo. Enfm, pode-se afrmar que os jogos digitais
presentes no dia-a-dia de crianças, jovens e adultos têm
grande potencial como ferramentas educacionais.
Palavras-chave: jogos digitais; ensino de música; práti-
cas musicais em grupo.
Online digital games and music teaching:
proposals for group music practice
Abstract: Tis paper proposes a refection about the use
of digital games as a strategy for music teaching, specif-
cally games freely available in virtual portals. Well highli-
ght didactical proposals turned to group music practice.
Te discussions are motivated by the ongoing study Jogos
digitais online: possibilidades para o ensino de música
(digital online games: possibilities for music teaching).
One prerogative is to open eyes mainly for the games that
have the diferential of not being developed for educatio-
nal purposes, but devoted to entertainment. It is funda-
mented in researches that have the game as study subject.
We can afrm that digital games, present in everyday
lives of children, teenagers and adults, have great poten-
tial as educational tools.
Keywords: digital games, music teaching, group music
practice
VEBER, Andreia; ROSA, Tiago Brizolara da. Jogos digitais online e ensino de música:
propostas para a prática musical em grupo. Música na Educação Básica. Londrina, v.4,
n.4, novembro de 2012.
* 1. Desenvolvido na Universidade Estadual de Maringá. 87
2. Ou pelo menos que se encontram em contextos dedicados ao entretenimento.
87
Musica 4.indd 87 26/10/2012 08:43:03