Go to Top

edições

v.1, 2014

 

  • GT 1.1 - Pesquisa em educação musical

    “Música? Ele não nasceu pra isso!” Práticas do professor de música e preconceito em sala de aula PDF
    Rafael Beling, Eduardo Lustosa
    Música na vivência quotidiana de mães e bebês na comunidade rural de Santa Maria, Pará. (Pôster) PDF
    Nadia Gomes Lima, Iani Dias Lauer-Leite, Hellen Thais Mileo
    Uma análise sobre a contribuição de Palmer nas pesquisas em coordenação e movimento na performance musical PDF
    Ricieri Carlini Zorzal
    Perspectivas de Professores e Estudantes de Piano Sobre o Estudo das Invenções e Sinfonias de Johann Sebastian Bach PDF
    Fernanda Torchia Zanon, Patricia Furst Santiago
    Fatores de influência na construção das preferências musicais dos jovens: o caso de Vitória - ES PDF
    Mikely Pereira Brito
    Implantação do ensino da música em redes públicas de ensino: um estudo na rede municipal de Vitória/ES PDF
    Fabricio Hofman da Silva
    Estudo das vocalizações de bebês de 3 a 12 meses (Pôster) PDF
    Hellen Thaís Miléo, Iani Lauer Leite
    O jogo na aula de música na educação infantil: seus desafios e suas possibilidades PDF
    Daniel Coura Belo, Alba Janes Santos Lima
    Performance Vocal e Produção Musical na licenciatura em música: relato de uma experiência interdisciplinar PDF
    Regina Mota Maier, Lineu Soares
    Concepções de Educação, Música e Educação Musical para o ensino fundamental no Brasil: resultados de uma análise de livros didáticos PDF
    Ariane Escórcio Ribeiro

    GT 1.2 - Perspectivas teóricas da educação musical a partir de suas dimensões pedagógicas, sociais, filosóficas ou psico

    Música, musicalidade e desenvolvimento humano: considerações sobre educação musical nas escolas PDF
    Rafael Beling, Maria Flávia Silveira Barbosa
    Pedagogia Wolfsohn/Molinari para o Ensino da Música PDF
    Paula Maria Aristides de Oliveira Molinari

    GT 2.1 - Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica

    O Ensino Coletivo de Flauta Doce nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental: Um relato de experiência PDF
    Alan Caldas Simões
    Ensino de Música na Escola Padre Giovanne Ciresoli: uma proposta de organização de conteúdos PDF
    Leones Santos Nascimento
    Pidid Música Unasp - diversidade cultural, acesso à arte e desenvolvimento humano: um relato de experiência PDF
    Rafael Beling, Richard Fernando, Suellen Magalhães, Rennan Lindemute, Flávia Maximiano, Antonio Junior, Bianca Maria Branco Dias, Lícia Fernanda Tognolli, Ailen Rose Balog de Lima
    Educação musical na diversidade: um estudo de caso com crianças surdas e ouvintes em uma escola regular de ensino PDF
    Jeanine Bogaerts
    Por uma educação musical rizomática: um estudo sobre o Pensamento Curricular em Arte presente na Proposta Curricular para o Estado de São Paulo PDF
    Tiago Teixeira Ferreira
    A música nas escolas de educação diferenciada indígena Guarani em Aracruz no Espirito Santo PDF
    Rosilany Abrante Nunes
    Criação musical ao computador mediada por interface gráfica PDF
    Cecília Cavalieri França
    Música na disciplina arte: uma abordagem interdisciplinar PDF
    Liliana Pereira Botelho, Guilherme Adilson Grande, Natália Vargas, Tamíres Lemos Rampinelli
    Vivências interdisciplinares na transmissão de conteúdos de música: caminhos para a educação musical no ensino regular PDF
    Izaura Serpa Kaiser, Luciana Soares da Silva Lopes
    O som e o ruído na aula de música: considerações a partir do estágio supervisionado em educação musical PDF
    Mariane Cristina Souza Oliveira, Daniela Dotto Machado
    Música em foco: Ginásio Experimental do Samba, um novo modelo de educação no Rio de Janeiro. PDF
    Eliete Vasconcelos Gonçalves
    O Ensino Coletivo de Percussão no Ensino Fundamental: Um Relato de Experiência na Cidade de Vitória (ES) PDF
    Ronaldo Roella Carvalho, Alan Caldas Simões, Ademir Adeodato
    O Colégio Pedro II e o ensino de música: construção e legitimação da música como disciplina em uma escola pública regular PDF
    Juliana Maria Chrispim
    Relato de uma experiência de apreciação musical ativa através da escuta portátil em uma escola de ensino médio. PDF
    Helio da Silva Junior
    Implementação do Ensino de Música na Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul/RS: Pensando Propostas de Educação Musical PDF
    Ivan Carlos Schwan, Diego Zanatta Cervelin
    Fluxos de aprendizagem e intervenções pedagógicas em música a partir da Teoria de Resposta ao Item PDF
    Cecília Cavalieri França
    Ensino de música na educação básica no contexto da educação integrada: uma análise do projeto de música do SEMEARTE PDF
    Hudson Eleoterio, Maria Raquel Ardisson Passos
    O cotidiano musical e a utilização da Música na Educação Infantil (Pôster) PDF
    Heloisa Helena de Souza Silva, Letícia Santos de Oliveira, Mylena Cardoso Kobi
    Música no cotidiano escolar da educação infantil da rede de ensino pública de Vitória, ES: concepções de educação musical que fundamentam as práticas pedagógicas dos professores de música PDF
    Alba Janes Santos Lima
    O ensino de música em escolas públicas do Espírito Santo: um estudo histórico PDF
    Ademir Adeodato
    Pedagogia de Projetos e Educação Musical: conexões PDF
    Glauber Resende Domingues
    A especificidade do ensino de música a alunos com altas habilidades ou superdotação: considerações com base nos referenciais de Renzulli e Haroutounian PDF
    Marcia Gabriela Correia Ogando
    Grupo Pet/Artes Música da Universidade Estadual de Montes Claros: Práticas de intervenções para o desenvolvimento do ensino de música nas escolas (Pôster) PDF
    Lívia Danielle C. Fernandes
    O uso da flauta doce como recurso pedagógico no processo ensino aprendizagem em música (Pôster) PDF
    Vanessa Poleze Barbosa, Lilia do Amaral Manfrinato Justi

    GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música

    Laboratório de criação musical: um estudo exploratório PDF
    Luciano da Costa Nazario
    O ensino aprendizagem musical na disciplina prática de conjunto: experiência com a música midiática PDF
    Roberta Alves Gouveia, Shirley Cristina Gonçalves
    Jovens violinistas e a construção do gosto pela música de concerto: um projeto de pesquisa PDF
    Andréa Orrigo Lima
    Reflexões sobre processos de avaliação na pedagogia da performance e na performance musical PDF
    Patrícia Furst Santiago, Fernanda Torchia Zanon
    As práticas musicais constituídas pelos alunos nos espaços/tempos fora da sala de aula de um Conservatório PDF
    Livia Roberta Oliveira

    GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior

    Sonata para Flauta e Piano de Francis Poulenc: uma proposta de estudos práticos para o segundo e terceiro movimentos. PDF
    Natália Bueno de Oliveira Aguiar
    Entre assimetrias e defasagens: relatando experiências de elaboração de atividades trabalhadas em turmas de Percepção Musical Rítmica PDF
    Katiane Cristine Faria da Cunha
    Contribuições de dois educadores dos métodos ativos para o estudo na percepção musical PDF
    Bruna Carla Hendges, Cristiane Vital Otutumi
    ENCADEAMENTOS HARMÔNICOS – Propostas para cifragem sem a utilização de instrumento harmônico e o acompanhamento de melodias simples PDF
    Antônio Carlos Batista

    GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não-formais e informais

    Reflexões Sobre o Estudo da Improvisação Performática: uma análise da trajetória do músico e professor Nelson Faria PDF
    Vinícius Pereira Rodrigues
    Música em família: um estudo a partir das percepções de pais PDF
    Mariane Cristina Souza Oliveira, Ilza Zenker Leme Joly
    Vivenciando a pedagogia Wolfsohn/Molinari: um relato de experiência no ambiente religioso PDF
    Erika de Matos Castilho
    Prática Musical e Socialização: o Projeto Fazendo Arte, uma experiência com crianças da periferia de Bauru. PDF
    Rosa Maria Tolon Marin, Cassia Maria Da Silva Rodrigues
    Educação Musical, Cultura e Sociedade: Ensino e aprendizagem por meio da diversidade cultural PDF
    Leonardo Moraes Batista
    O programa MUSICAR - música na comunidade, aulas e recitais, uma proposta de formação docente na extensão universitária PDF
    Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo, Iara Gregório Tristão da Cunha, Fernando Carvalho Sardinha

    GT 3.3 - Educação musical e inclusão social

    Possibilidades sociais e educacionais da música: um olhar sobre oficinas de música com adolescentes em liberdade assistida PDF
    Izaura Serpa Kaiser, Edvaldo Henrique
    Música e Inclusão: Desvelando Experiências Docentes em Escolas de Ensino Regular PDF
    Mayara Gomes Rangel
    Musicalização através do violão: a potencialidade da criança com síndrome de down no processo de ensino e aprendizagem musical (Pôster) PDF
    Thatiane Mª Correia Ramos Pires, Cristina Lucia Maia Coelho
    A escola vai à ópera PDF
    Maria José Chevitarese de Souza Lima, Ana Claudia dos Santos da Silva Reis
    O coral Cidade Azul: experiências em um trabalho coral com a terceira idade PDF
    Jorge Augusto Mendes Geraldo
    Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão a partir da aplicação do componente curricular Sistema e Musicografia Braille PDF
    Brasilena Trindade, Ekaterina Konopleva
    Performance da Banda Ab’Surdos: desafios e possibilidades PDF
    Gislaine Sousa Silva, Sarita Araújo Pereira
    A prática pedagógica em contexto inclusivo de musicalização para alunos surdos: alguns aspectos legais que regem este ensino PDF
    Gislaine Sousa Silva
    Autismo e educação musical PDF
    Hendy Oliveira Gomes
    Educação musical e inclusão: a importância das aulas de música para a criança autista (Pôster) PDF
    Daniella Camargos Alves

    GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores

    Estágio supervisionado: uma experiência de formação de professores. PDF
    Deise da Silva Santos
    Fanfarra Escolar: integração sociocultural e aprendizagem coletiva (Pôster) PDF
    Jailton Souza da Silva
    Fazer música em conjunto: vivências em sala de aula PDF
    Diego Conto Lunelli, Ticiana Cenci Ribeiro
    A escola botando a(s) música(s) no mapa: relato de uma experiência no Pibid PDF
    Diego Conto Lunelli, Deise da Silva Santos, Eduardo Airton Arruda, Gabriela Vidal, Marlon da Silva Castilhos, Rafael Rodrigues da Silva, Ticiana Cenci Ribeiro, William Gustavo Machado
    Música e tecnologia na escola: uma abordagem prática e objetiva sobre a Computer Music, desenvolvendo senso crítico e estético a respeito da música e da composição musical. PDF
    Lucas Daniel Vieira Ventura, Eddy Wilton Ieger, Luciana T. Sumigawa, Magali Oliveira Kleber
    TOCA música na Escola Parque 210/211 Norte: a experiência do projeto PIBID música da Universidade de Brasília PDF
    Elias do Nascimento Melo Filho, Juliana de Lima Galvão, Juliana de Santos Santana, Veronica Gurgel
    Intervalo Musical: Tocando as diferenças (Pôster) PDF
    Simone Gonçalves da Silva

    GT 4.2 – Formação inicial e continuada

    Formação continuada do professor de música: uma possibilidade outra a partir de suas histórias de vida PDF
    Rafael de Souza
    Saberes necessários à docência: perspectivas dos acadêmicos para a formação como professor de música PDF
    Nadma Islane Oliveira Santos
    As expectativas dos bolsistas do PIBID Música UFES para atuação na educação infantil (Pôster) PDF
    Heloisa Helena Souza Silva, Mirna Azevedo Costa