-
GT 1.1 - Pesquisa em educação musical
“Música? Ele não nasceu pra isso!” Práticas do professor de música e preconceito em sala de aula PDF Rafael Beling, Eduardo Lustosa Música na vivência quotidiana de mães e bebês na comunidade rural de Santa Maria, Pará. (Pôster) PDF Nadia Gomes Lima, Iani Dias Lauer-Leite, Hellen Thais Mileo Uma análise sobre a contribuição de Palmer nas pesquisas em coordenação e movimento na performance musical PDF Ricieri Carlini Zorzal Perspectivas de Professores e Estudantes de Piano Sobre o Estudo das Invenções e Sinfonias de Johann Sebastian Bach PDF Fernanda Torchia Zanon, Patricia Furst Santiago Fatores de influência na construção das preferências musicais dos jovens: o caso de Vitória - ES PDF Mikely Pereira Brito Implantação do ensino da música em redes públicas de ensino: um estudo na rede municipal de Vitória/ES PDF Fabricio Hofman da Silva Estudo das vocalizações de bebês de 3 a 12 meses (Pôster) PDF Hellen Thaís Miléo, Iani Lauer Leite O jogo na aula de música na educação infantil: seus desafios e suas possibilidades PDF Daniel Coura Belo, Alba Janes Santos Lima Performance Vocal e Produção Musical na licenciatura em música: relato de uma experiência interdisciplinar PDF Regina Mota Maier, Lineu Soares Concepções de Educação, Música e Educação Musical para o ensino fundamental no Brasil: resultados de uma análise de livros didáticos PDF Ariane Escórcio Ribeiro GT 1.2 - Perspectivas teóricas da educação musical a partir de suas dimensões pedagógicas, sociais, filosóficas ou psico
Música, musicalidade e desenvolvimento humano: considerações sobre educação musical nas escolas PDF Rafael Beling, Maria Flávia Silveira Barbosa Pedagogia Wolfsohn/Molinari para o Ensino da Música PDF Paula Maria Aristides de Oliveira Molinari GT 2.1 - Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica
O Ensino Coletivo de Flauta Doce nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental: Um relato de experiência PDF Alan Caldas Simões Ensino de Música na Escola Padre Giovanne Ciresoli: uma proposta de organização de conteúdos PDF Leones Santos Nascimento Pidid Música Unasp - diversidade cultural, acesso à arte e desenvolvimento humano: um relato de experiência PDF Rafael Beling, Richard Fernando, Suellen Magalhães, Rennan Lindemute, Flávia Maximiano, Antonio Junior, Bianca Maria Branco Dias, Lícia Fernanda Tognolli, Ailen Rose Balog de Lima Educação musical na diversidade: um estudo de caso com crianças surdas e ouvintes em uma escola regular de ensino PDF Jeanine Bogaerts Por uma educação musical rizomática: um estudo sobre o Pensamento Curricular em Arte presente na Proposta Curricular para o Estado de São Paulo PDF Tiago Teixeira Ferreira A música nas escolas de educação diferenciada indígena Guarani em Aracruz no Espirito Santo PDF Rosilany Abrante Nunes Criação musical ao computador mediada por interface gráfica PDF Cecília Cavalieri França Música na disciplina arte: uma abordagem interdisciplinar PDF Liliana Pereira Botelho, Guilherme Adilson Grande, Natália Vargas, Tamíres Lemos Rampinelli Vivências interdisciplinares na transmissão de conteúdos de música: caminhos para a educação musical no ensino regular PDF Izaura Serpa Kaiser, Luciana Soares da Silva Lopes O som e o ruído na aula de música: considerações a partir do estágio supervisionado em educação musical PDF Mariane Cristina Souza Oliveira, Daniela Dotto Machado Música em foco: Ginásio Experimental do Samba, um novo modelo de educação no Rio de Janeiro. PDF Eliete Vasconcelos Gonçalves O Ensino Coletivo de Percussão no Ensino Fundamental: Um Relato de Experiência na Cidade de Vitória (ES) PDF Ronaldo Roella Carvalho, Alan Caldas Simões, Ademir Adeodato O Colégio Pedro II e o ensino de música: construção e legitimação da música como disciplina em uma escola pública regular PDF Juliana Maria Chrispim Relato de uma experiência de apreciação musical ativa através da escuta portátil em uma escola de ensino médio. PDF Helio da Silva Junior Implementação do Ensino de Música na Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul/RS: Pensando Propostas de Educação Musical PDF Ivan Carlos Schwan, Diego Zanatta Cervelin Fluxos de aprendizagem e intervenções pedagógicas em música a partir da Teoria de Resposta ao Item PDF Cecília Cavalieri França Ensino de música na educação básica no contexto da educação integrada: uma análise do projeto de música do SEMEARTE PDF Hudson Eleoterio, Maria Raquel Ardisson Passos O cotidiano musical e a utilização da Música na Educação Infantil (Pôster) PDF Heloisa Helena de Souza Silva, Letícia Santos de Oliveira, Mylena Cardoso Kobi Música no cotidiano escolar da educação infantil da rede de ensino pública de Vitória, ES: concepções de educação musical que fundamentam as práticas pedagógicas dos professores de música PDF Alba Janes Santos Lima O ensino de música em escolas públicas do Espírito Santo: um estudo histórico PDF Ademir Adeodato Pedagogia de Projetos e Educação Musical: conexões PDF Glauber Resende Domingues A especificidade do ensino de música a alunos com altas habilidades ou superdotação: considerações com base nos referenciais de Renzulli e Haroutounian PDF Marcia Gabriela Correia Ogando Grupo Pet/Artes Música da Universidade Estadual de Montes Claros: Práticas de intervenções para o desenvolvimento do ensino de música nas escolas (Pôster) PDF Lívia Danielle C. Fernandes O uso da flauta doce como recurso pedagógico no processo ensino aprendizagem em música (Pôster) PDF Vanessa Poleze Barbosa, Lilia do Amaral Manfrinato Justi GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música
Laboratório de criação musical: um estudo exploratório PDF Luciano da Costa Nazario O ensino aprendizagem musical na disciplina prática de conjunto: experiência com a música midiática PDF Roberta Alves Gouveia, Shirley Cristina Gonçalves Jovens violinistas e a construção do gosto pela música de concerto: um projeto de pesquisa PDF Andréa Orrigo Lima Reflexões sobre processos de avaliação na pedagogia da performance e na performance musical PDF Patrícia Furst Santiago, Fernanda Torchia Zanon As práticas musicais constituídas pelos alunos nos espaços/tempos fora da sala de aula de um Conservatório PDF Livia Roberta Oliveira GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior
Sonata para Flauta e Piano de Francis Poulenc: uma proposta de estudos práticos para o segundo e terceiro movimentos. PDF Natália Bueno de Oliveira Aguiar Entre assimetrias e defasagens: relatando experiências de elaboração de atividades trabalhadas em turmas de Percepção Musical Rítmica PDF Katiane Cristine Faria da Cunha Contribuições de dois educadores dos métodos ativos para o estudo na percepção musical PDF Bruna Carla Hendges, Cristiane Vital Otutumi ENCADEAMENTOS HARMÔNICOS – Propostas para cifragem sem a utilização de instrumento harmônico e o acompanhamento de melodias simples PDF Antônio Carlos Batista GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não-formais e informais
Reflexões Sobre o Estudo da Improvisação Performática: uma análise da trajetória do músico e professor Nelson Faria PDF Vinícius Pereira Rodrigues Música em família: um estudo a partir das percepções de pais PDF Mariane Cristina Souza Oliveira, Ilza Zenker Leme Joly Vivenciando a pedagogia Wolfsohn/Molinari: um relato de experiência no ambiente religioso PDF Erika de Matos Castilho Prática Musical e Socialização: o Projeto Fazendo Arte, uma experiência com crianças da periferia de Bauru. PDF Rosa Maria Tolon Marin, Cassia Maria Da Silva Rodrigues Educação Musical, Cultura e Sociedade: Ensino e aprendizagem por meio da diversidade cultural PDF Leonardo Moraes Batista O programa MUSICAR - música na comunidade, aulas e recitais, uma proposta de formação docente na extensão universitária PDF Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo, Iara Gregório Tristão da Cunha, Fernando Carvalho Sardinha GT 3.3 - Educação musical e inclusão social
Possibilidades sociais e educacionais da música: um olhar sobre oficinas de música com adolescentes em liberdade assistida PDF Izaura Serpa Kaiser, Edvaldo Henrique Música e Inclusão: Desvelando Experiências Docentes em Escolas de Ensino Regular PDF Mayara Gomes Rangel Musicalização através do violão: a potencialidade da criança com síndrome de down no processo de ensino e aprendizagem musical (Pôster) PDF Thatiane Mª Correia Ramos Pires, Cristina Lucia Maia Coelho A escola vai à ópera PDF Maria José Chevitarese de Souza Lima, Ana Claudia dos Santos da Silva Reis O coral Cidade Azul: experiências em um trabalho coral com a terceira idade PDF Jorge Augusto Mendes Geraldo Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão a partir da aplicação do componente curricular Sistema e Musicografia Braille PDF Brasilena Trindade, Ekaterina Konopleva Performance da Banda Ab’Surdos: desafios e possibilidades PDF Gislaine Sousa Silva, Sarita Araújo Pereira A prática pedagógica em contexto inclusivo de musicalização para alunos surdos: alguns aspectos legais que regem este ensino PDF Gislaine Sousa Silva Autismo e educação musical PDF Hendy Oliveira Gomes Educação musical e inclusão: a importância das aulas de música para a criança autista (Pôster) PDF Daniella Camargos Alves GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores
Estágio supervisionado: uma experiência de formação de professores. PDF Deise da Silva Santos Fanfarra Escolar: integração sociocultural e aprendizagem coletiva (Pôster) PDF Jailton Souza da Silva Fazer música em conjunto: vivências em sala de aula PDF Diego Conto Lunelli, Ticiana Cenci Ribeiro A escola botando a(s) música(s) no mapa: relato de uma experiência no Pibid PDF Diego Conto Lunelli, Deise da Silva Santos, Eduardo Airton Arruda, Gabriela Vidal, Marlon da Silva Castilhos, Rafael Rodrigues da Silva, Ticiana Cenci Ribeiro, William Gustavo Machado Música e tecnologia na escola: uma abordagem prática e objetiva sobre a Computer Music, desenvolvendo senso crítico e estético a respeito da música e da composição musical. PDF Lucas Daniel Vieira Ventura, Eddy Wilton Ieger, Luciana T. Sumigawa, Magali Oliveira Kleber TOCA música na Escola Parque 210/211 Norte: a experiência do projeto PIBID música da Universidade de Brasília PDF Elias do Nascimento Melo Filho, Juliana de Lima Galvão, Juliana de Santos Santana, Veronica Gurgel Intervalo Musical: Tocando as diferenças (Pôster) PDF Simone Gonçalves da Silva GT 4.2 – Formação inicial e continuada
Formação continuada do professor de música: uma possibilidade outra a partir de suas histórias de vida PDF Rafael de Souza Saberes necessários à docência: perspectivas dos acadêmicos para a formação como professor de música PDF Nadma Islane Oliveira Santos As expectativas dos bolsistas do PIBID Música UFES para atuação na educação infantil (Pôster) PDF Heloisa Helena Souza Silva, Mirna Azevedo Costa
ISSN Online: 2526-6829