-
GT 1.1 – Pesquisa em educação musical
Diversidade nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica: reflexões para a educação musical PDF Rafael Prim Meurer Contribuições de pesquisa: A elaboração do site Festivais de Coros do Rio Grande do Sul (1963-1978) PDF Guilherme Moreira de Melo, Lúcia Helena Pereira Teixeira O cérebro musical: relato comparativo entre músicos e não músicos PDF Camila Martins Ferreira, Ronaldo da Silva Questionário online e entrevista a distância como recursos de pesquisa junto a egressos de pós-graduação em educação musical PDF Rosalía Trejo León, Jusamara Souza GT 1.2 – Epistemologia da educação musical
Chiquinha Gonzaga e a Música Brasileira: uma análise do discurso na literatura infanto-juvenil PDF Rodrigo Cantos Savelli Gomes Os saberes da educação do futuro em práticas musicais ativas: um estudo das metodologias de educação musical a partir da abordagem de Edgar Morin PDF Júlio César Stefanoni GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica
Entre novos contextos e velhos desafios: o trabalho com música em uma escola do campo PDF Marcus Vinicius Medeiros Pereira, Luana Roberta Oliveira de Medeiros Pereira ACTING PERCUSSION AND VOCAL: atividades de prática em conjunto com alunos do 6º ano PDF Drieli Borba Farias, Bianca Amora, Maria Luiza Feres Amaral A implementação do ensino de música no ensino fundamental: uma investigação sobre a interdisciplinaridade PDF Guilherme Moreira de Melo, Cibele Ambrozzi Correa A música nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma revisão de literatura PDF MAIRA ANA KANDLER Ensino de ritmos através de jogos PDF Camila Fabiane Oliveira, Flávia Fiorini da Silva Investigando sobre a Participação de Estudantes em um Grupo Instrumental PDF Pâmela Goethel Dutra, Cristina Rolim Wolffenbüttel Prática coral infantojuvenil na perspectiva dos alunos de uma escola pública PDF Beatriz Pereira Caetano, Regina Finck Schambeck Planejar aulas de música na Educação Infantil: reflexões sobre as concepções de professores do Projeto de Musicalização Infantil de Blumenau PDF Gian Marco de Oliveira, Regina Finck Schambeck O professor de música como pesquisador e a análise de situações pedagógicas PDF Ana Ester Correia Madeira O ensino-aprendizagem de elementos constituintes da música: a vivência de histórias como recurso PDF Lúcia Jacinta da Silva Backes Música e Ato Criativo na Escola: pode dar jogo? PDF Leandro Augusto dos Reis Reações de bebês em atividades musicais em um Centro de Educação Infantil PDF Beatriz Veriana Pasold, Melita Bona Percepção musical no ensino fundamental I: uma pesquisa em andamento PDF Paulo Jeovani dos Santos Junior A formação musical dos alunos do ensino médio: um tema mapeado nos anais da Abem (2013 e 2015) PDF Gabriela Cintra dos Santos Música renascentista: uma experiência prática no ensino médio PDF Gisele Santos Tonon, Luan Cavalleri, Thamiris Aparecida Corrêa, Cristiane Muller Canto Coral no Ensino Médio: Um mapeamento das produções de 2013 e 2015 da ABEM PDF Daniela Gazis A Música Afro-brasileira na escola: prática coletiva utilizando instrumentos de percussão alternativos PDF Ana Paula Martos Simão Martos Simão Morceguinho: construindo uma peça musical coletiva na Educação Infantil. PDF Cleiton Luiz Freitas de Oliveira Reflexões sobre o ensino de música no ensino médio PDF Regina Stori Um estudo acerca das atividades cantadas nas aulas de um professor de música da Educação Infantil PDF Marisleusa de Souza Egg Fluxograma como ferramenta de análise de planejamento PDF Cristina Mie Ito Cereser O canto, os professores de música e a escola básica PDF Hortênsia Vechi A flauta como instrumento de motivação e mudança PDF Elizabeth da silva Galastri Desenvolvendo habilidades em notação musical a partir da composição musical para percussão corporal PDF Luís Bourscheidt, Beatriz Ilari Fazer música em conjunto: vivências em sala de aula PDF Diego Conto Lunelli FAZENDO MÚSICA NO ELZIRA – Ponta Grossa, Paraná. MUSICALIZAÇÃO ATRAVÉS DA FLAUTA-DOCE, UMA IDÉIA QUE DEU CERTO PDF Fátima Beatriz DE CASTRO SANTOS GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música
Métodos Ativos no Curso de Musicalização do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez PDF Nadma Islane Oliveira Santos "A Boneca Feliz" de Lina Pires de Campos: aspectos pianísticos para o ensino da performance PDF Ellen De Albuquerque Boger Stencel Um olhar (uma escuta) ao repertório de interesse dos estudantes: relato de experiência em Escola Livre de Música PDF Bruno Arceno Barbosa, Camila Costa Zanetta A Aplicação de Técnicas Estendidas no Ensino de Violino e Viola PDF Tauan Gonzalez Sposito Aspectos das trajetórias acadêmica e não acadêmica na atuação de um professor de violão PDF Roveli Bichels, Regina Finck Schambeck GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior
Piano em Grupo nas universidades: aspectos motivacionais PDF Sérgio Inácio Torres Do Bacharelado à Licenciatura: Motivações sobre a Construção da Identidade Músico-docente PDF Bruno Felix da Costa Almeida, Cristina Rolim Wolffenbüttel Grupo de clarinetas da UFSM: processos de ensino e aprendizagem PDF Guilherme Sampaio Garbosa Percepção Musical e as Práticas Individuais de Estudo para a Escrita Rítmica e Melódica PDF Elcio Antonio Almeida Júnior, Cristiane Hatsue Vital Otutumi REFLEXÕES SOBRE OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE MÚSICA DA UFPR E AS EXPECTATIVAS DOS ALUNOS INGRESSOS EM 2016 PDF Danilo Ramos, Anderson Toni Prática e ensino em Educação Musical: reflexões sobre o ensino atrelado à extensão universitária e seu processo avaliativo PDF Natália Búrigo Severino, Rômulo Ferreira Dias COMO AVALIAR EM PERCEPÇÃO MUSICAL? discussões e práticas da literatura à sala de aula PDF Franciele Pereira Oliveira, Cristiane Hatsue Vital Otutumi Autorregulação da aprendizagem de percussionistas: elaboração e validação de um questionário. PDF Flávio Denis Dias Veloso, Rosane Cardoso de Araújo A Leitura Musical à Primeira Vista nos cursos de música de Universidades Brasileiras da região Sul: um estudo com base na teoria sociocognitiva sobre processos de ensino/aprendizagem PDF ALEXANDRE GONÇALVES, ROSANE CARDOSO DE ARAUJO Vivências no curso de Licenciatura em Música: relato de experiência PDF Ellen De Albuquerque Boger Stencel Musicalização infantil no Brasil: um estudo sobre cursos de educação musical para crianças vinculados a instituições de ensino superior PDF Tiago Madalozzo, Vitor Silveira da Costa Barbatuques e outros sons: os grupos de percussão corporal podem contribuir para a performance de instrumentistas? PDF Paula Karoline de Campos, Cristiane Otutumi A naturalidade do falsete e a voz de contratenor: refletindo sobre a formação de cantores PDF Daniel Torri Souza A motivação de licenciandos em música relacionada ao estágio supervisionado PDF Isac Rufino Araújo, Valéria Lázaro Carvalho A integração entre duas abordagens metodológicas na aula de piano na licenciatura: aprendizagem com e sem partituras PDF Patricia Bolsoni Conhecendo a cena percussiva e a formação de professores de música no pampa. PDF Matheus de Carvalho Leite RÍTMICA E AUTORREGULAÇÃO PDF Aglaê Machado Frigeri Crenças de autoeficácia e motivação de alunos de graduação: um estudo sobre a disciplina de Prática Musical de Conjunto PDF Victor Lucas Bento, Rosane Cardoso de Araújo GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não- -formais e informais
CRIAÇAO MUSICAL E MOVIMENTAÇÃO CORPORAL: UMA RELAÇAO POSSÍVEL NO CANTO CORAL INFANTIL PDF Ederson Marques, Valéria Lüders Vivência de crianças em aula de musicalização: re-significando as canções do cotidiano. PDF Flávia Baldacini Navarro Rodrigues, Ilza Zenker Leme Joly, Renata Franco Severo Fantini A formação do tecladista eletrônico: um estudo de caso PDF Maria Amélia Benincá Formação de professores de música: diários de aula em ambientes religiosos cristãos PDF Ana Lúcia Louro, André Müller Reck, Maryanna Girão Bernardo, Laura Cordeiro O ENSINO E A APRENDIZAGEM MUSICAL DE ADULTOS NO CANTO CORAL: UM ESTUDO DESCRITIVO-INTERPRETATIVO PDF Hellen Cristhina Ferracioli, Leandro Augusto dos Reis Contribuições do ensino da música em projetos sociais: depoimentos de egressos. PDF Anete Susana Weichselbaum, Pamela Lopes Nunes Educação Musical e Apreciação Musical: construindo conhecimento musical através do corpo PDF Ranielly Boff Scheffer Influência dos indicadores fisiológicos nas crenças de autoeficácia de alunos em um contexto de ensino coletivo de violão PDF Dayane Battisti, Rosane Cardoso de Araújo “É preciso ir para as ruas”: relato de experiência sobre os encontros musicais do Grupo de Práticas Vocais Coletivas da UNIPAMPA PDF Lúcia Helena Pereira Teixeira, Luana Zambiazzi dos Santos Aprendizagem e prática musical de três bandas de música: um estudo exploratório PDF Scarlat Suiti, Juliana Bischoff, Wellington Tangi A formação de um grupo musical no Assentamento de Reforma Agrária Contestado, Lapa-PR PDF mariana gomes godinho de castro, Mauricio Escher Planejamento em Educação instrumental – Violão Popular PDF Alice Fonseca Machowsky Redes familiares e educação musical: a construção de um referencial teórico para um estudo sobre o desenvolvimento e a aprendizagem musical na infância PDF Elder Gomes da Silva, Caio César de Sousa Lima Projeto de Extensão “Musicalização para Bebês”: os primeiros passos PDF Mariana Araújo Stocchero Processos educativos na convivência em uma Banda Musical. PDF Ilza Zenker Joly, Lenon Tagliaro Percursos de aprendizagem de músicos multi-instrumentistas: uma abordagem a partir da história oral. PDF Gustavo Luís Rauber O Coral Na Terceira Idade: Educação Musical E As Consequências Na Saúde Vocal PDF Sra Jeimely Heep Bornholdt, Sra Marisleusa de Souza Egg Prosódia e Memória: O Uso de Palavras para o Ensino de Bases Rítmicas no Violão Popular. PDF PAULO ROBERTO SALVADOR GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música
Utilização de softwares musicais na prática coral PDF Sandra Regina Cielavin É hora de gravar: a relação das crianças com o processo de gravação de um cd em uma oficina de música PDF Mariana Roncale Martins, Viviane Beineke GT 3.3 – Educação musical e inclusão social
MÚSICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: JOGOS ADAPTADOS PDF Elton Mendes Pinheiro, Jorge Octavio Batista, Filipe Busana Dias, Maria Luiza Feres Amaral A aplicação do método TUBS para alunos com deficiência intelectual e síndrome de Down: um relato de experiência PDF Luciano da Silva Candemil Contribuições da psicologia histórico-cultural de L. S. Vygotski para a Educação Musical da criança com deficiência intelectual PDF Teresa Cristina Trizzolini Piekarski, Valéria Lüders Práticas pedagógicas e musicais com estudantes com transtorno do espectro do autismo PDF Camila Fernandes Figueiredo, Valéria Lüders Educação e Surdez: A inclusão na aula de música PDF Vinícius Nicolodelli Contribuições e Influências da Musicalidade na Formação Humano-Afetiva dos Participantes dos Projetos Sociais do CRAS PDF Daniele Isabel Ertel Produção Sonora e Musical: uma experiência com crianças com altas habilidades e superdotação PDF Teresa Cristina Trizzolini Piekarski OUVINDO A MÚSICA COM O CORPO: Relato de experiência de Estágio Supervisionado com alunos surdos PDF Juliana Bischoff Socialização musical de crianças e jovens em uma orquestra: sonhos, desejos e projetos familiares PDF Adriana Bozzetto Olhos Coloridos: um relato de experiência sobre diversidade e preconceito no PIBID em Música da PUCPR PDF Viviane Alves Kubo, POTIRA VIEIRA CARGNIN, MELISSA MICOSKI PEREIRA Inclusão cultural: relações entre políticas públicas e educação musical PDF Helena Loureiro Para além do som: Relato de uma experiência pedagógico-musical com surdos PDF Scarlat Suiti Suiti Musicalização para Bebês com TEA - Transtorno do Espectro Autista PDF Tamiê Pages Camargo, Luana Medina de Barros Cenas inclusivas: relato das práticas musicais com um aluno com Síndrome de Down PDF Bruna Hedler Entre la apología y la crítica: Consideraciones sobre los estudios que abordan los sistemas de orquestas con funciones sociales, partiendo de la experiencia concreta de un estudio de caso. PDF Viviana Carolina Alemán Apreciação musical e deficiência intelectual PDF Melody Lynn Raby, Valéria Lüders GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores
Ampliando o repertório musical de professoras da educação infantil com foco na diversidade étnica: relato de uma experiência a partir do PIBID PDF Amarildo Inácio dos Santos Disposições Híbridas no Gosto Cultural de Futuros Professores de Música PDF Paula Alexandra Reis Bueno PIBID Música na Educação Infantil: musicalização a partir da construção de instrumentos musicais e objetos sonoros com materiais alternativos. PDF Renata Mariano Landgraf Educanto: educação musical por meio da prática do canto coral infantil em escola de aplicação da Universidade Estadual de Ponta Grossa PDF Ronaldo da Silva, Brenda Emelise Tavares Vaz, Sarah Fernandes, Aline Ferreira Ayub Santos, Bárbara Aparecida Barbosa Rosini, Priscila de Oliveira Silva, Carla Irene Roggenkamp, Rogério de Brito BergoldRelatos e reflexões sobre experiências práticas na disciplina de “projetos integrados em educação musical I” em escolas de educação infantil, ensino fundamental e educação especial em Curitiba no ano de 2015 PDF Anderson Toni, Nathaly Karmel de Oliveira Fernandes, Bruna Karoline de Oliveira, Neuton Rodrigues Medeiros, Lucas Pitwak Menezes Rosa, Elisama Fernanda Koppe, Julia Alves SoaresParticipação e Motivação nas Aulas de Música da Escola PDF Elcio Antonio Almeida Júnior, Franciele Pereira Oliveira O Jogo Dramático como Ferramenta para Educação Musical Infantil PDF Gabriel Luiz Kruczeveski PIBID-Música no Rio Grande do Sul: trajetórias e experiências formativas de quatro subprojetos. PDF Luciane Wilke Freitas Garbosa, Monia Kothe, Maria Cecília de Araújo Rodrigues Torres, Cristina Rolim Wolffenbüttel O PIBID-Música e a construção docente de licenciandos: produção de materiais pedagógicos PDF Ana Carla Simonetti Rossato Tomazi, Luciane Wilke Freitas Garbosa Jornada de Estudos em Educação Musical: refletindo sobre as aprendizagens geradas na organização do evento PDF Natália Búrigo Severino, Mariana Barbosa Ament A narração e a sonorização de histórias para crianças: pela presença da figura do narrador na formação de professores PDF Zelmielen Adornes de Souza, Daniel Torri Souza Música na Educação Básica: práticas de ensino na formação e exercício da docência em música. PDF Leandro Augusto dos Reis, Helena Ester Munari Nicolau Loureiro, Larissa Betoni Antonelli, Jorgisnei Ferreira de Rezende, Lúcia Toshiko Sumigawa, Luciana Toshie SumigawaMuda vocal e educação musical: contribuições do Núcleo de Prática e Pesquisa em canto do curso de Licenciatura em Música da PUCPR na formação dos licenciandos PDF Viviane Alves Kubo, Levy Lopes Lopes Junior Música Minimalista e Cinema: Da trilha Sonora à Produção do Stop-Motion PDF Adaile Domingues dos Santos Koentopp Libretos de Criação: experiência de brincar com sons em Rodas Poéticas na Educação Infantil PDF Dulcimarta Lemos Lino, Sandra Regina Simonis Richter GT 4.2 – Formação inicial e continuada
Narrativas de histórias de vida: pensando a formação e a atuação de professores de música na educação básica PDF Jéssica de Almeida, Ana Lúcia Louro O Canto coletivo no curso de Música PARFOR UEM PDF Andréia Pires Chinaglia Oliveira Por uma Pedagogia do Silêncio PDF Eduardo Guedes Pacheco Pré-formação e expectativas de Licenciandos em Música quanto à formação na licenciatura e à atuação profissional PDF Maria José Dozza Subtil, Egon Eduardo Sebben Formação continuada em música para professores da educação básica: um relato de experiência PDF Vanessa Weber, Zelmielen Adornes de Souza, Cláudia Ribeiro Bellochio Educação Musical e unidocência: pesquisas em formação e práticas de professores PDF Cláudia Ribeiro Bellochio, Zelmielen Adornes de Souza, Vanessa Weber, Iara Cadore Dallabrida O PERFIL DOS PROFESSORES DE MÚSICA QUE ATUAM NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICAS DA REGIÃO SUL DO BRASIL PDF Camila Betina Röpke A metodologia da problematização durante o estágio supervisionado: uma proposta pedagógico-musical para um curso de formação de professores de educação infantil PDF Teresa Mateiro, Dayse Fagan Fonseca Musicalização para bebês na UFPel: um relato de experiência PDF Regiana Blank Wille, Angelita Alves, Luana Medina, Cássia Neivert, Tamiê Camargo, Andreia Lang A flauta doce na educação musical: uma proposta de formação continuada de educadores musicais PDF Laís Figueiroa Ivo, Ilza Zenker Leme Joly Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Graduação em Música PARFOR da Universidade Estadual de Maringá PDF Vânia Gizele Malagutti, Souza Virginia Coelho Cássia, Oliveira Chinaglia Pires de Andreia Ensino da percussão corporal para estudantes de um curso de licenciatura em música: possíveis contribuições para a formação dos (as) educadores (as) musicais. PDF Mariel Perez Pino A importância da Sensibilização Musical: uma experiência de formação. PDF Fernanda Sifuentes Pinheiro Leitão, Gisele Matavelli Programa EDUCANTO: Educação musical por meio do canto coral infantil - Reflexões dos professores unidocentes PDF Carla Irene Roggenkamp, Ronaldo da Silva, Rogério de Brito Bergonld, Priscila de Oliveira Silva, Bárbara Aparecida Barbosa Rosini, Sarah Fernandes, Aline Ferreira Ayub Santos, Brenda Emelise Tavares VazA Formação Profissional dos Estudantes dos Cursos de Licenciatura em Música no Estado do Maranhão PDF willinson carvalho do rosário A formação musical em cursos de licenciatura em música do Rio Grande do Sul: um estudo de casos múltiplos PDF Elaine Martha Daenecke A Formação do professor de música e a área de atuação em Paranavaí-PR PDF Rafael Lucas Torrente A importância da reflexão na prática de estágio supervisionado em música PDF Haíse Gonçalves Pinheiro O PDE e a música na escola: uma política pública na prática PDF Andrea Simoni da Silva Bortollo Petrocelli Estilos de vida e escuta musical: investigação junto a familiares de crianças da Educação Infantil PDF Melita Bona, Rozenei Maria Wilvert Cabral Flauteando com licenciandos do curso de Música – PARFOR: Uma experiência com formação de professores PDF Bruna Williena da Silva Indícios do Desenvolvimento Profissional do professor de música: um estudo sobre os gestos profissionais PDF Ezequiel Carvalho Viapiana
ISSN Online: 1981-9005