Go to Top

edição atual

V.2, 2016

 

  •  

    GT 1.1 – Pesquisa em educação musical

    Diversidade nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica: reflexões para a educação musical PDF
    Rafael Prim Meurer
    Contribuições de pesquisa: A elaboração do site Festivais de Coros do Rio Grande do Sul (1963-1978) PDF
    Guilherme Moreira de Melo, Lúcia Helena Pereira Teixeira
    O cérebro musical: relato comparativo entre músicos e não músicos PDF
    Camila Martins Ferreira, Ronaldo da Silva
    Questionário online e entrevista a distância como recursos de pesquisa junto a egressos de pós-graduação em educação musical PDF
    Rosalía Trejo León, Jusamara Souza

    GT 1.2 – Epistemologia da educação musical

    Chiquinha Gonzaga e a Música Brasileira: uma análise do discurso na literatura infanto-juvenil PDF
    Rodrigo Cantos Savelli Gomes
    Os saberes da educação do futuro em práticas musicais ativas: um estudo das metodologias de educação musical a partir da abordagem de Edgar Morin PDF
    Júlio César Stefanoni

    GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica

    Entre novos contextos e velhos desafios: o trabalho com música em uma escola do campo PDF
    Marcus Vinicius Medeiros Pereira, Luana Roberta Oliveira de Medeiros Pereira
    ACTING PERCUSSION AND VOCAL: atividades de prática em conjunto com alunos do 6º ano PDF
    Drieli Borba Farias, Bianca Amora, Maria Luiza Feres Amaral
    A implementação do ensino de música no ensino fundamental: uma investigação sobre a interdisciplinaridade PDF
    Guilherme Moreira de Melo, Cibele Ambrozzi Correa
    A música nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma revisão de literatura PDF
    MAIRA ANA KANDLER
    Ensino de ritmos através de jogos PDF
    Camila Fabiane Oliveira, Flávia Fiorini da Silva
    Investigando sobre a Participação de Estudantes em um Grupo Instrumental PDF
    Pâmela Goethel Dutra, Cristina Rolim Wolffenbüttel
    Prática coral infantojuvenil na perspectiva dos alunos de uma escola pública PDF
    Beatriz Pereira Caetano, Regina Finck Schambeck
    Planejar aulas de música na Educação Infantil: reflexões sobre as concepções de professores do Projeto de Musicalização Infantil de Blumenau PDF
    Gian Marco de Oliveira, Regina Finck Schambeck
    O professor de música como pesquisador e a análise de situações pedagógicas PDF
    Ana Ester Correia Madeira
    O ensino-aprendizagem de elementos constituintes da música: a vivência de histórias como recurso PDF
    Lúcia Jacinta da Silva Backes
    Música e Ato Criativo na Escola: pode dar jogo? PDF
    Leandro Augusto dos Reis
    Reações de bebês em atividades musicais em um Centro de Educação Infantil PDF
    Beatriz Veriana Pasold, Melita Bona
    Percepção musical no ensino fundamental I: uma pesquisa em andamento PDF
    Paulo Jeovani dos Santos Junior
    A formação musical dos alunos do ensino médio: um tema mapeado nos anais da Abem (2013 e 2015) PDF
    Gabriela Cintra dos Santos
    Música renascentista: uma experiência prática no ensino médio PDF
    Gisele Santos Tonon, Luan Cavalleri, Thamiris Aparecida Corrêa, Cristiane Muller
    Canto Coral no Ensino Médio: Um mapeamento das produções de 2013 e 2015 da ABEM PDF
    Daniela Gazis
    A Música Afro-brasileira na escola: prática coletiva utilizando instrumentos de percussão alternativos PDF
    Ana Paula Martos Simão Martos Simão
    Morceguinho: construindo uma peça musical coletiva na Educação Infantil. PDF
    Cleiton Luiz Freitas de Oliveira
    Reflexões sobre o ensino de música no ensino médio PDF
    Regina Stori
    Um estudo acerca das atividades cantadas nas aulas de um professor de música da Educação Infantil PDF
    Marisleusa de Souza Egg
    Fluxograma como ferramenta de análise de planejamento PDF
    Cristina Mie Ito Cereser
    O canto, os professores de música e a escola básica PDF
    Hortênsia Vechi
    A flauta como instrumento de motivação e mudança PDF
    Elizabeth da silva Galastri
    Desenvolvendo habilidades em notação musical a partir da composição musical para percussão corporal PDF
    Luís Bourscheidt, Beatriz Ilari
    Fazer música em conjunto: vivências em sala de aula PDF
    Diego Conto Lunelli
    FAZENDO MÚSICA NO ELZIRA – Ponta Grossa, Paraná. MUSICALIZAÇÃO ATRAVÉS DA FLAUTA-DOCE, UMA IDÉIA QUE DEU CERTO PDF
    Fátima Beatriz DE CASTRO SANTOS

    GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música

    Métodos Ativos no Curso de Musicalização do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez PDF
    Nadma Islane Oliveira Santos
    "A Boneca Feliz" de Lina Pires de Campos: aspectos pianísticos para o ensino da performance PDF
    Ellen De Albuquerque Boger Stencel
    Um olhar (uma escuta) ao repertório de interesse dos estudantes: relato de experiência em Escola Livre de Música PDF
    Bruno Arceno Barbosa, Camila Costa Zanetta
    A Aplicação de Técnicas Estendidas no Ensino de Violino e Viola PDF
    Tauan Gonzalez Sposito
    Aspectos das trajetórias acadêmica e não acadêmica na atuação de um professor de violão PDF
    Roveli Bichels, Regina Finck Schambeck

    GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior

    Piano em Grupo nas universidades: aspectos motivacionais PDF
    Sérgio Inácio Torres
    Do Bacharelado à Licenciatura: Motivações sobre a Construção da Identidade Músico-docente PDF
    Bruno Felix da Costa Almeida, Cristina Rolim Wolffenbüttel
    Grupo de clarinetas da UFSM: processos de ensino e aprendizagem PDF
    Guilherme Sampaio Garbosa
    Percepção Musical e as Práticas Individuais de Estudo para a Escrita Rítmica e Melódica PDF
    Elcio Antonio Almeida Júnior, Cristiane Hatsue Vital Otutumi
    REFLEXÕES SOBRE OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE MÚSICA DA UFPR E AS EXPECTATIVAS DOS ALUNOS INGRESSOS EM 2016 PDF
    Danilo Ramos, Anderson Toni
    Prática e ensino em Educação Musical: reflexões sobre o ensino atrelado à extensão universitária e seu processo avaliativo PDF
    Natália Búrigo Severino, Rômulo Ferreira Dias
    COMO AVALIAR EM PERCEPÇÃO MUSICAL? discussões e práticas da literatura à sala de aula PDF
    Franciele Pereira Oliveira, Cristiane Hatsue Vital Otutumi
    Autorregulação da aprendizagem de percussionistas: elaboração e validação de um questionário. PDF
    Flávio Denis Dias Veloso, Rosane Cardoso de Araújo
    A Leitura Musical à Primeira Vista nos cursos de música de Universidades Brasileiras da região Sul: um estudo com base na teoria sociocognitiva sobre processos de ensino/aprendizagem PDF
    ALEXANDRE GONÇALVES, ROSANE CARDOSO DE ARAUJO
    Vivências no curso de Licenciatura em Música: relato de experiência PDF
    Ellen De Albuquerque Boger Stencel
    Musicalização infantil no Brasil: um estudo sobre cursos de educação musical para crianças vinculados a instituições de ensino superior PDF
    Tiago Madalozzo, Vitor Silveira da Costa
    Barbatuques e outros sons: os grupos de percussão corporal podem contribuir para a performance de instrumentistas? PDF
    Paula Karoline de Campos, Cristiane Otutumi
    A naturalidade do falsete e a voz de contratenor: refletindo sobre a formação de cantores PDF
    Daniel Torri Souza
    A motivação de licenciandos em música relacionada ao estágio supervisionado PDF
    Isac Rufino Araújo, Valéria Lázaro Carvalho
    A integração entre duas abordagens metodológicas na aula de piano na licenciatura: aprendizagem com e sem partituras PDF
    Patricia Bolsoni
    Conhecendo a cena percussiva e a formação de professores de música no pampa. PDF
    Matheus de Carvalho Leite
    RÍTMICA E AUTORREGULAÇÃO PDF
    Aglaê Machado Frigeri
    Crenças de autoeficácia e motivação de alunos de graduação: um estudo sobre a disciplina de Prática Musical de Conjunto PDF
    Victor Lucas Bento, Rosane Cardoso de Araújo

    GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não- -formais e informais

    CRIAÇAO MUSICAL E MOVIMENTAÇÃO CORPORAL: UMA RELAÇAO POSSÍVEL NO CANTO CORAL INFANTIL PDF
    Ederson Marques, Valéria Lüders
    Vivência de crianças em aula de musicalização: re-significando as canções do cotidiano. PDF
    Flávia Baldacini Navarro Rodrigues, Ilza Zenker Leme Joly, Renata Franco Severo Fantini
    A formação do tecladista eletrônico: um estudo de caso PDF
    Maria Amélia Benincá
    Formação de professores de música: diários de aula em ambientes religiosos cristãos PDF
    Ana Lúcia Louro, André Müller Reck, Maryanna Girão Bernardo, Laura Cordeiro
    O ENSINO E A APRENDIZAGEM MUSICAL DE ADULTOS NO CANTO CORAL: UM ESTUDO DESCRITIVO-INTERPRETATIVO PDF
    Hellen Cristhina Ferracioli, Leandro Augusto dos Reis
    Contribuições do ensino da música em projetos sociais: depoimentos de egressos. PDF
    Anete Susana Weichselbaum, Pamela Lopes Nunes
    Educação Musical e Apreciação Musical: construindo conhecimento musical através do corpo PDF
    Ranielly Boff Scheffer
    Influência dos indicadores fisiológicos nas crenças de autoeficácia de alunos em um contexto de ensino coletivo de violão PDF
    Dayane Battisti, Rosane Cardoso de Araújo
    “É preciso ir para as ruas”: relato de experiência sobre os encontros musicais do Grupo de Práticas Vocais Coletivas da UNIPAMPA PDF
    Lúcia Helena Pereira Teixeira, Luana Zambiazzi dos Santos
    Aprendizagem e prática musical de três bandas de música: um estudo exploratório PDF
    Scarlat Suiti, Juliana Bischoff, Wellington Tangi
    A formação de um grupo musical no Assentamento de Reforma Agrária Contestado, Lapa-PR PDF
    mariana gomes godinho de castro, Mauricio Escher
    Planejamento em Educação instrumental – Violão Popular PDF
    Alice Fonseca Machowsky
    Redes familiares e educação musical: a construção de um referencial teórico para um estudo sobre o desenvolvimento e a aprendizagem musical na infância PDF
    Elder Gomes da Silva, Caio César de Sousa Lima
    Projeto de Extensão “Musicalização para Bebês”: os primeiros passos PDF
    Mariana Araújo Stocchero
    Processos educativos na convivência em uma Banda Musical. PDF
    Ilza Zenker Joly, Lenon Tagliaro
    Percursos de aprendizagem de músicos multi-instrumentistas: uma abordagem a partir da história oral. PDF
    Gustavo Luís Rauber
    O Coral Na Terceira Idade: Educação Musical E As Consequências Na Saúde Vocal PDF
    Sra Jeimely Heep Bornholdt, Sra Marisleusa de Souza Egg
    Prosódia e Memória: O Uso de Palavras para o Ensino de Bases Rítmicas no Violão Popular. PDF
    PAULO ROBERTO SALVADOR

    GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música

    Utilização de softwares musicais na prática coral PDF
    Sandra Regina Cielavin
    É hora de gravar: a relação das crianças com o processo de gravação de um cd em uma oficina de música PDF
    Mariana Roncale Martins, Viviane Beineke

    GT 3.3 – Educação musical e inclusão social

    MÚSICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: JOGOS ADAPTADOS PDF
    Elton Mendes Pinheiro, Jorge Octavio Batista, Filipe Busana Dias, Maria Luiza Feres Amaral
    A aplicação do método TUBS para alunos com deficiência intelectual e síndrome de Down: um relato de experiência PDF
    Luciano da Silva Candemil
    Contribuições da psicologia histórico-cultural de L. S. Vygotski para a Educação Musical da criança com deficiência intelectual PDF
    Teresa Cristina Trizzolini Piekarski, Valéria Lüders
    Práticas pedagógicas e musicais com estudantes com transtorno do espectro do autismo PDF
    Camila Fernandes Figueiredo, Valéria Lüders
    Educação e Surdez: A inclusão na aula de música PDF
    Vinícius Nicolodelli
    Contribuições e Influências da Musicalidade na Formação Humano-Afetiva dos Participantes dos Projetos Sociais do CRAS PDF
    Daniele Isabel Ertel
    Produção Sonora e Musical: uma experiência com crianças com altas habilidades e superdotação PDF
    Teresa Cristina Trizzolini Piekarski
    OUVINDO A MÚSICA COM O CORPO: Relato de experiência de Estágio Supervisionado com alunos surdos PDF
    Juliana Bischoff
    Socialização musical de crianças e jovens em uma orquestra: sonhos, desejos e projetos familiares PDF
    Adriana Bozzetto
    Olhos Coloridos: um relato de experiência sobre diversidade e preconceito no PIBID em Música da PUCPR PDF
    Viviane Alves Kubo, POTIRA VIEIRA CARGNIN, MELISSA MICOSKI PEREIRA
    Inclusão cultural: relações entre políticas públicas e educação musical PDF
    Helena Loureiro
    Para além do som: Relato de uma experiência pedagógico-musical com surdos PDF
    Scarlat Suiti Suiti
    Musicalização para Bebês com TEA - Transtorno do Espectro Autista PDF
    Tamiê Pages Camargo, Luana Medina de Barros
    Cenas inclusivas: relato das práticas musicais com um aluno com Síndrome de Down PDF
    Bruna Hedler
    Entre la apología y la crítica: Consideraciones sobre los estudios que abordan los sistemas de orquestas con funciones sociales, partiendo de la experiencia concreta de un estudio de caso. PDF
    Viviana Carolina Alemán
    Apreciação musical e deficiência intelectual PDF
    Melody Lynn Raby, Valéria Lüders

    GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores

    Ampliando o repertório musical de professoras da educação infantil com foco na diversidade étnica: relato de uma experiência a partir do PIBID PDF
    Amarildo Inácio dos Santos
    Disposições Híbridas no Gosto Cultural de Futuros Professores de Música PDF
    Paula Alexandra Reis Bueno
    PIBID Música na Educação Infantil: musicalização a partir da construção de instrumentos musicais e objetos sonoros com materiais alternativos. PDF
    Renata Mariano Landgraf
    Educanto: educação musical por meio da prática do canto coral infantil em escola de aplicação da Universidade Estadual de Ponta Grossa PDF
    Ronaldo da Silva, Brenda Emelise Tavares Vaz, Sarah Fernandes, Aline Ferreira Ayub Santos, Bárbara Aparecida Barbosa Rosini, Priscila de Oliveira Silva, Carla Irene Roggenkamp, Rogério de Brito Bergold
    Relatos e reflexões sobre experiências práticas na disciplina de “projetos integrados em educação musical I” em escolas de educação infantil, ensino fundamental e educação especial em Curitiba no ano de 2015 PDF
    Anderson Toni, Nathaly Karmel de Oliveira Fernandes, Bruna Karoline de Oliveira, Neuton Rodrigues Medeiros, Lucas Pitwak Menezes Rosa, Elisama Fernanda Koppe, Julia Alves Soares
    Participação e Motivação nas Aulas de Música da Escola PDF
    Elcio Antonio Almeida Júnior, Franciele Pereira Oliveira
    O Jogo Dramático como Ferramenta para Educação Musical Infantil PDF
    Gabriel Luiz Kruczeveski
    PIBID-Música no Rio Grande do Sul: trajetórias e experiências formativas de quatro subprojetos. PDF
    Luciane Wilke Freitas Garbosa, Monia Kothe, Maria Cecília de Araújo Rodrigues Torres, Cristina Rolim Wolffenbüttel
    O PIBID-Música e a construção docente de licenciandos: produção de materiais pedagógicos PDF
    Ana Carla Simonetti Rossato Tomazi, Luciane Wilke Freitas Garbosa
    Jornada de Estudos em Educação Musical: refletindo sobre as aprendizagens geradas na organização do evento PDF
    Natália Búrigo Severino, Mariana Barbosa Ament
    A narração e a sonorização de histórias para crianças: pela presença da figura do narrador na formação de professores PDF
    Zelmielen Adornes de Souza, Daniel Torri Souza
    Música na Educação Básica: práticas de ensino na formação e exercício da docência em música. PDF
    Leandro Augusto dos Reis, Helena Ester Munari Nicolau Loureiro, Larissa Betoni Antonelli, Jorgisnei Ferreira de Rezende, Lúcia Toshiko Sumigawa, Luciana Toshie Sumigawa
    Muda vocal e educação musical: contribuições do Núcleo de Prática e Pesquisa em canto do curso de Licenciatura em Música da PUCPR na formação dos licenciandos PDF
    Viviane Alves Kubo, Levy Lopes Lopes Junior
    Música Minimalista e Cinema: Da trilha Sonora à Produção do Stop-Motion PDF
    Adaile Domingues dos Santos Koentopp
    Libretos de Criação: experiência de brincar com sons em Rodas Poéticas na Educação Infantil PDF
    Dulcimarta Lemos Lino, Sandra Regina Simonis Richter

    GT 4.2 – Formação inicial e continuada

    Narrativas de histórias de vida: pensando a formação e a atuação de professores de música na educação básica PDF
    Jéssica de Almeida, Ana Lúcia Louro
    O Canto coletivo no curso de Música PARFOR UEM PDF
    Andréia Pires Chinaglia Oliveira
    Por uma Pedagogia do Silêncio PDF
    Eduardo Guedes Pacheco
    Pré-formação e expectativas de Licenciandos em Música quanto à formação na licenciatura e à atuação profissional PDF
    Maria José Dozza Subtil, Egon Eduardo Sebben
    Formação continuada em música para professores da educação básica: um relato de experiência PDF
    Vanessa Weber, Zelmielen Adornes de Souza, Cláudia Ribeiro Bellochio
    Educação Musical e unidocência: pesquisas em formação e práticas de professores PDF
    Cláudia Ribeiro Bellochio, Zelmielen Adornes de Souza, Vanessa Weber, Iara Cadore Dallabrida
    O PERFIL DOS PROFESSORES DE MÚSICA QUE ATUAM NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICAS DA REGIÃO SUL DO BRASIL PDF
    Camila Betina Röpke
    A metodologia da problematização durante o estágio supervisionado: uma proposta pedagógico-musical para um curso de formação de professores de educação infantil PDF
    Teresa Mateiro, Dayse Fagan Fonseca
    Musicalização para bebês na UFPel: um relato de experiência PDF
    Regiana Blank Wille, Angelita Alves, Luana Medina, Cássia Neivert, Tamiê Camargo, Andreia Lang
    A flauta doce na educação musical: uma proposta de formação continuada de educadores musicais PDF
    Laís Figueiroa Ivo, Ilza Zenker Leme Joly
    Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Graduação em Música PARFOR da Universidade Estadual de Maringá PDF
    Vânia Gizele Malagutti, Souza Virginia Coelho Cássia, Oliveira Chinaglia Pires de Andreia
    Ensino da percussão corporal para estudantes de um curso de licenciatura em música: possíveis contribuições para a formação dos (as) educadores (as) musicais. PDF
    Mariel Perez Pino
    A importância da Sensibilização Musical: uma experiência de formação. PDF
    Fernanda Sifuentes Pinheiro Leitão, Gisele Matavelli
    Programa EDUCANTO: Educação musical por meio do canto coral infantil - Reflexões dos professores unidocentes PDF
    Carla Irene Roggenkamp, Ronaldo da Silva, Rogério de Brito Bergonld, Priscila de Oliveira Silva, Bárbara Aparecida Barbosa Rosini, Sarah Fernandes, Aline Ferreira Ayub Santos, Brenda Emelise Tavares Vaz
    A Formação Profissional dos Estudantes dos Cursos de Licenciatura em Música no Estado do Maranhão PDF
    willinson carvalho do rosário
    A formação musical em cursos de licenciatura em música do Rio Grande do Sul: um estudo de casos múltiplos PDF
    Elaine Martha Daenecke
    A Formação do professor de música e a área de atuação em Paranavaí-PR PDF
    Rafael Lucas Torrente
    A importância da reflexão na prática de estágio supervisionado em música PDF
    Haíse Gonçalves Pinheiro
    O PDE e a música na escola: uma política pública na prática PDF
    Andrea Simoni da Silva Bortollo Petrocelli
    Estilos de vida e escuta musical: investigação junto a familiares de crianças da Educação Infantil PDF
    Melita Bona, Rozenei Maria Wilvert Cabral
    Flauteando com licenciandos do curso de Música – PARFOR: Uma experiência com formação de professores PDF
    Bruna Williena da Silva
    Indícios do Desenvolvimento Profissional do professor de música: um estudo sobre os gestos profissionais PDF
    Ezequiel Carvalho Viapiana