Go to Top

IV Fórum de Educação Musical da Bahia

Tema:

IV Fórum de Educação Musical da Bahia

  • IV Fórum de Ed. Musical da Bahia/ IV Encontro do Fórum Permanente de Ensino de Música nas Escolas de Educação Básica / IV Enc. do Fórum Permanente de Formação dos Professores de Música / I Seminário dos Prof. de Arte do Território Sertão Produtivo



    A Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), em parceria com o Fórum de Educação Musical da Bahia (FEMBA) convida professores, estudantes e profissionais de Educação Musical e demais Artes para participarem do IV Encontro do Fórum Permanente de Ensino de Música nas Escolas de Educação Básica, que será realizado simultaneamente com o IV Fórum de Educação Musical da Bahia, IV Encontro do Fórum Permanente de Formação dos Professores de Música e I Seminário dos Professores de Arte do Território Sertão Produtivo, nos dias 02 e 03 de outubro de 2017, na cidade de Guanambi, estado da Bahia.

    Os três primeiros encontros do Fórum, realizados nas cidades de Recife (2014), Macapá (2015) e Salvador (2016), fomentaram discussões acerca das diretrizes curriculares nacionais para a educação básica, tendo como foco o ensino de música no espaço escolar, a partir da participação de representações do Ministério de Educação (MEC), ABEM, professores de música da educação básica, professores e estudantes de cursos de licenciatura, profissionais e gestores de redes de ensino municipais e estaduais. O IV Fórum objetiva dar continuidade as essas discussões a partir da análise, reflexão, problematização e proposição de ações que fortaleçam concepções, objetivos, conteúdos e metodologias direcionadas para a educação musical escolar, a partir das diretrizes nacionais e das dimensões político-educacionais do Brasil.

    A realização do IV Fórum em parceria com os outros três eventos, pretende ampliar as temáticas das discussões geradas, voltando-se também para: 1) a formação e as políticas públicas direcionadas para a capacitação de professores de música no Brasil; 2) o ensino de música na educação básica na Bahia; 3) o ensino de arte no Território Sertão Produtivo do estado baiano.

    Apesar do evento ser direcionado a professores e estudiosos com vistas a atuação na educação básica, estudantes e profissionais em geral que tenham interesse em questões relacionadas ao ensino de música e arte nas escolas, serão bem-vindos.

    Painéis Temáticos | Roda de Conversa| Debates | Apresentações Artísticas

    02 e 03 de Outubro de 2017
    Auditório do Centro de Treinamento Pedagógico -CETEP
    RuaTroiano de Freiras - nº 136 - Bairro Santo Antônio
    Guanambi - Bahia


    Voltar

  • Coordenação Geral:
    Cássia Cotrim.

    Equipe:
    Alexandre Vargas
    Cássia Cardoso
    Edineiram Maciel
    Flavia Candusso
    Jorge Vasconcelos
    JuvinoAlves
    Luis Ricardo Queiroz
    Marcos Ferreira
    Marcus Medeiros
    Rosângela do Carmo
    Simone Braga
    Equipe de Monitoria:
    Adrielly Ribas
    Alessandra Carvalho
    Ana Lídia de Barros
    Erlânia Santana
    Isabela Mendes
    Karine Silveira
    Lícia Dos Santos
    Luzia Costa
    Miclene Souza
    Noelma dos Santos
    Raiane Santos
    Thaise Rodrigues

  • 02/10/2017 (segunda-feira) 

    8h00 - Credenciamento 

    8h30 - Rodas de conversas sobre temas e questões fundamentais para o ensino de música e arte na escola e para a formação de professores de música nesse contexto:
    1) música e diversidades na sala de aula;
    2) Musica e Educação especial e Inclusiva;
    3) desafios para a formação e a prática docente. 

    10h00 - Café com fuxico / Apresentação Artística 

    10h30 - Abertura oficial Palestra: O ensino de música nas escolas e a formação de professores de música na atual realidadedo Brasil Prof. Dr. Luis Ricardo Silva Queiroz (UFPB/Presidente da ABEM)

    12h00 - Intervalo para Almoço 

    14h00 - Painel temático: O ensino de música e de artes no Território Sertão Produtivo e na Bahia - Profª. Ms. Cássia Cotrim (Escola M. Profº Celito Brito e IF Baiano Campus Guanambi); Profa. Esp. Ana Cláudia Freitas (UNEB) / Profª. Dr. Simone Braga (UEFS). 

    16h00 - Café com fuxico / Apresentação Artística 

    16h30 - Debate orientado - Coordenação: Profª. Ms. Cássia Cotrim 18h00 - Encerramento das atividades do dia 

    20h00 – Jantar com Arte (por adesão)

    03/10/2017 (terça-feira) 

    8h00 - Rodas de conversas sobre temas e questões fundamentais para o ensino de música e arte na escola e para a formação de professores de música nesse contexto:
    1)músicanoensinomédio;
    2)música no ensino fundamental;
    3) reflexões a partir das perspectivas da área e das novas configurações da legislação nacional. 

    10h00 - Café com fuxico / Apresentação Artística 

    10h30 - Palestra: Música e artes na escola: repensado currículos e práticas educacionais - Prof. Dr. Marcus Vinícius Medeiros (UFJF/Secretário da ABEM) 

    12h00 - Intervalo para Almoço 

    14h00 - Painel temático: o ensino de artes e as especificidades do ensino de música: uma análise da atual conjuntura do ensino das artes no Brasil - Profª. Dra. Edineiram Maciel (UNEB); Prof. Dr. Marcos Ferreira (IFBA Campus Vitória da Conquista); Profª Dra. Flavia Candusso (UFBA), Profª. Esp. Gilmaria Ribeiro da Cunha (SMED Salvador) 

    16h00 - Café com fuxico / Apresentação Artística 

    16h30 - Debate orientado a partir das questões discutidas no painel temático Coordenação: Profª. Drª. Edineiram Maciel (UNEB) 18h00 - Encerramento do Fórum

  • Clique no link abaixo para acessar a página dos Anais:

  • Link para a acesso a página de login:

    http://abemeducacaomusical.com.br/foruns/login_ficha_ba17.asp