Go to Top

PUBLICAÇÕES abem

MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Com grande alegria apresentamos um novo volume da MEB, revista da ABEM dirigida especialmente a professoras e professores que atuam na educação básica, estudantes, pesquisadores e profissionais interessados em propostas pedagógicas voltadas ao trabalho em sala de aula.

Este volume conta com participações dos anos de 2021 e 2022, revelando uma particularidade do nosso tempo: os desafios e as soluções criativas encontradas a partir de um mergulho no ensino remoto durante a pandemia da covid-19, e depois, o (re)pensar de práticas para o retorno ao ensino presencial.

Agradecemos as colaborações de todos os autores, autoras e pareceristas que contribuíram para este número da MEB e ao apoio do Conselho Editorial desta gestão da ABEM, que não mediu esforços para que esta publicação se tornasse possível.

Desejamos a todos e todas uma excelente leitura!

Angelita Maria Vander Broock e Tiago Madalozzo

CHAMADA DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS
As submissões para a Revista MEB acontecem por fluxo contínuo. Para informações e submissão, acesse o site da Revista MEB e clique na aba SUBMETA SEU TRABALHO.
Atenciosamente,
Angelita Broock (Editora da MEB) e Tiago Madalozzo (Conselho Editorial da ABEM)

Música na Educação Básica - NÚMEROS

Ver em tela cheia | => Site da revista

Vol.08 | N.09, 2017

Editorial

Música eletroacústica na sala de aula
Ana Paula Martos Simão | Tauan Gonzalez Sposito| Renato Segati de Moraes

Que músicas escolher para um CD? Seleção e organização de repertório para a aula de música na escola
Maria Cecília de Araujo Rodrigues Torres

Cuidado Que Mancha! Contribuições artísticas e lúdicas para a Educação Musical
Alana Haase | Luciane Cuervo

Ai, meu chapéu: diálogos e proposições pedagógicas com Música e Artes Visuais
Melita Bona | Rozenei Maria Wilvert Cabral

Tá-Ku-Tú-Ka: Ideias para o ensino de ritmos na educação básica
Beatriz Woeltje Schmidt, Andréia Tonial Zanella

Assobiando uma proposta
Adriana Rodrigues Didier

Qual é a música? Uma brincadeira para aulas coletivas de flauta doce
Laís Figueiroa Ivo | Ilza Zenker Leme Joly

Boneca que fala, boneca que canta: Experiências educativo-musicais na creche
Andréia Pereira de Araújo Martinez | Patrícia Lima Martins Pederiva

Estúdio Móvel e brincadeira do coco: um projeto para o ensino de música na escola de educação básica
Carla Pereira dos Santos | Rosenilha Fajardo Rocha | Élcio Rawlison Marques Gomes

Baixar PDF

Vol.06 | N.06, Novembro de 2014

Editorial

Canções e culturas: possibilidades educacionais por meio da voz
Klesia Garcia Andrade

Fazendo música com a cultura Terena
Luana Roberta Oliveira de Medeiros Pereira e Marcus Vinícius Medeiros Pereira

Criança também pode produzir uma ópera
Valerie Ott Falcão

Violão criativo: ideias para fazer música na sala de aula
Gabriel Bertuol Santos

Batucatudo: explorando sonoridades por meio de instrumentos de percussão
Josué de Oliveira e Tiago Oliveira

O que as palavras cantam?
Tiago Teixeira Ferreira

A banda de um homem só na aula de música: ideias coletivas a partir de um curta-metragem
Jusamara Souza, Jaqueline Soares Marques, Rosalia Trejo León, Luisa Strelow Rocha Stein, Juliana Torres Correia dos Reis e Alexandre Vieira

Sentidos da avaliação diagnóstica
Cecília Cavalieri França

Entre trens e músicas: ideias para projetos integrados na escola
Maura Penna

>>Sobre os Autores

Baixar PDF