Com grande alegria apresentamos um novo volume da MEB, revista da ABEM dirigida especialmente a professoras e professores que atuam na educação básica, estudantes, pesquisadores e profissionais interessados em propostas pedagógicas voltadas ao trabalho em sala de aula.
Este volume conta com participações dos anos de 2021 e 2022, revelando uma particularidade do nosso tempo: os desafios e as soluções criativas encontradas a partir de um mergulho no ensino remoto durante a pandemia da covid-19, e depois, o (re)pensar de práticas para o retorno ao ensino presencial.
Agradecemos as colaborações de todos os autores, autoras e pareceristas que contribuíram para este número da MEB e ao apoio do Conselho Editorial desta gestão da ABEM, que não mediu esforços para que esta publicação se tornasse possível.
Desejamos a todos e todas uma excelente leitura!
Angelita Maria Vander Broock e Tiago Madalozzo
CHAMADA DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS
As submissões para a Revista MEB acontecem por fluxo contínuo. Para informações e submissão, acesse o site da Revista MEB e clique na aba SUBMETA SEU TRABALHO.
Atenciosamente,
Angelita Broock (Editora da MEB) e Tiago Madalozzo (Conselho Editorial da ABEM)
Música na Educação Básica - NÚMEROS
Ver em tela cheia | => Site da revista
Resgatando / estabelecendo / construindo relações: propostas de exploração de funks a partir da intertextualidade.
Maura Penna, Matheus Henrique da Fonsêca Barros
O uso de aplicativos baseados em navegadores de internet na educação musical: 4 possibilidades de baixo custo
Rodrigo Luna
Canto coletivo na modalidade de ensino a distância: uma proposta e ensino plural
Karine Rayara Peres Duarte e Maressa Affonso Ribeiro de Paula
Diálogos sobre paisagem: explorando e transformando espaços escolares
Pedro Augusto Dutra de Oliveira e Renata Oliveira Caetano
Uma proposta didática para o desenvolvimento de arranjos a partir de canções e brincadeiras de diferentes culturas
Estevão Marques Ferreira Rocha e Cassiano Lima da Silveira Santos
“Pega de boi no mato” na Festa do Vaqueiro: Atividades de apreciação musical, paisagem sonora, criação e performance a partir do Aboio e da Toada nas vaquejadas do Sertão Sergipano
Priscila Harder, Rejane Harder, Adelson Brito, Felipe Harder Annunziato
Escutar, brincar, contar histórias, tocar: Jogos de improvisação na escola
Marta Macedo Brietzke, Mário André Wanderley Oliveira, Fabio Soren Presgrave
Nuvem Branquinha: para cantar e construir conhecimentos musicais
Débora Andrade
As brincadeiras musicais e o trânsito entre a diversão e a aprendizagem: propostas práticas
João Valter Ferreira Filho, Jaqueline Rodrigues Lira Nunes
Encontro com Carlos Kater: Vida em movimento e "A Música da Gente"
Stênio Biazon
BNCC e educação musical: muito barulho por nada?
Cecília Cavalieri França
Harmônica: uma opção no ensino de música para as crianças
José Staneck
Epu’ã! Levante-se! ou o que os Guarani Mbya podem nos ensinar sobre o fazer musical e sobre educação musical
Daisy Fragoso
Possibilidades de ensino remoto de música na educação básica pautadas
no material Música Br.
Ronaldo Aparecido de Matos
Música na educação do campo:superando estereótipos e aprimorando a escuta musical por meio da criação de playlists
Luana Oliveira
Caixinha com sons na educação infantil
Sandra Mara da Cunha
Pedro e a festa na lagoa: estratégias de sonorização de histórias no ensino de música
Valéria Lazaro de Carvalho e Carlos Antônio Freitas da Silva
Hoje é dia de Pixinguinha!
Maria Cristiane Deltregia Reys
Música folclórica e percussão corporal na sala de aula
Rodrigo da Silva Velozo
A lagarta e a borboleta: cantando a duas vozes
Débora Andrade
No espírito do blues! Práticas musicais coletivas para o ensino médio
Antonio Cezar Ferreira
Captação de contato: tecnologia e corporalidade numa educação musical de invenção e desfrute
Stênio Biazon
Conceitos de psicomotricidade e o ensino de música
Viviane Louro
Música eletroacústica na sala de aula
Ana Paula Martos Simão | Tauan Gonzalez Sposito| Renato Segati de Moraes
Que músicas escolher para um CD? Seleção e organização de repertório para a aula de música na escola
Maria Cecília de Araujo Rodrigues Torres
Cuidado Que Mancha! Contribuições artísticas e lúdicas para a Educação Musical
Alana Haase | Luciane Cuervo
Ai, meu chapéu: diálogos e proposições pedagógicas com Música e Artes Visuais
Melita Bona | Rozenei Maria Wilvert Cabral
Tá-Ku-Tú-Ka: Ideias para o ensino de ritmos na educação básica
Beatriz Woeltje Schmidt, Andréia Tonial Zanella
Assobiando uma proposta
Adriana Rodrigues Didier
Qual é a música? Uma brincadeira para aulas coletivas de flauta doce
Laís Figueiroa Ivo | Ilza Zenker Leme Joly
Boneca que fala, boneca que canta: Experiências educativo-musicais na creche
Andréia Pereira de Araújo Martinez | Patrícia Lima Martins Pederiva
Estúdio Móvel e brincadeira do coco: um projeto para o ensino de música na escola de educação básica
Carla Pereira dos Santos | Rosenilha Fajardo Rocha | Élcio Rawlison Marques Gomes
Música medieval na escola: uma proposta de apropriação da música antiga
Rafael Prim Meurer
Sindô Lê Lê, Sindô Lá Lá, não podemos viver sem cantar!
Identidade, educação e expressão através da voz
Luciane Cuervo e Leda de Albuquerque Maffioletti
Cantando com as palavras: tlatlu tlatlu...blãblãblã...ahhhhhh
Andréia Pires Chinaglia de Oliveira, Tatiane Andressa da Cunha Fugimoto e Priscila Fernandes
Percussão corporal no ensino de música: três atividades para a educação básica
Cláudia Maria Souza Mesquita
Capoeira, música e educação: possibilidades pedagógicas no ensino básico
Caroline Cao Ponso e Maíra Lopes de Araújo “Janaína”
Pensar e fazer música refletindo sobre o mundo: composição musical na EJA
Rafael Dias de Oliveira
A interdisciplinaridade da vida e a multidimensionalidade da música
Cecília Cavalieri França
#Escola #Música #Tecnologia: apreciar, executar e criar utilizando as tecnologias digitais em sala de aula
Francine Kemmer Cernev e Vânia Gizele Malagutti
>>Sobre os Autores
Vol.06 | N.06, Novembro de 2014
Canções e culturas: possibilidades educacionais por meio da voz
Klesia Garcia Andrade
Fazendo música com a cultura Terena
Luana Roberta Oliveira de Medeiros Pereira e Marcus Vinícius Medeiros Pereira
Criança também pode produzir uma ópera
Valerie Ott Falcão
Violão criativo: ideias para fazer música na sala de aula
Gabriel Bertuol Santos
Batucatudo: explorando sonoridades por meio de instrumentos de percussão
Josué de Oliveira e Tiago Oliveira
O que as palavras cantam?
Tiago Teixeira Ferreira
A banda de um homem só na aula de música: ideias coletivas a partir de um curta-metragem
Jusamara Souza, Jaqueline Soares Marques, Rosalia Trejo León, Luisa Strelow Rocha Stein, Juliana Torres Correia dos Reis e Alexandre Vieira
Sentidos da avaliação diagnóstica
Cecília Cavalieri França
Entre trens e músicas: ideias para projetos integrados na escola
Maura Penna
>>Sobre os Autores