Go to Top

recursos compartilhados

Perguntas sobre os recursos devem ser direcionadas à pessoa que enviou o material - não à ABEM.
Esta lista é fornecida apenas para fins informativos. Os recursos não foram examinados pela ABEM e a associação não tem qualquer participação no que se refere aos recursos, bem como não faz recomendações institucionais sobre os recursos.
Se você deseja que seu envio seja removido desta lista a qualquer momento, envie um email para webmaster@abemeducacaomusical.com.br


  • Ensaios de grandes grupos

    • Título: testando
      Descrição:
      URL: saddsadsadsa
      Arquivo:
      Nome: assdadsadsadsasadsad
      Email: sdasdaasdsadsa@hotmail.com

  • Aulas e ensaios para grupos de câmara

     

    nenhum arquivo enviado

  • Aulas Individuais

     

    nenhum arquivo enviado

  • Apresentações musicais

     

    • Título: Bemol Saltitante: um ratinho ao piano (Episódio 1)
      Descrição: "Bemol Saltitante: um ratinho ao piano" é uma performance artística das ações extensionistas Piano a 4 Artes e o Observatório de Contação de Histórias em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da UEFS, Departamento de Educação, Departamento de Letras e Artes, Curso de Licenciatura em Música da UEFS, Grupo Estudos Contemporâneos em Música e Grupo de Estudos e Pesquisas em Poéticas Orais. Voltada para estudantes da Educação Básica, foi idealizada para ocorrer em escolas de Feira de Santana, mas em virtude do Covid -19, a mesma foi produzida de forma remota para ser adaptada para plataformas digitais. Dividida em dois episódios, em função a narrativa da história, as músicas brasileiras ficarão concentradas no segundo episódio, além da inserção de mais danças, destacando a participação da professora e dançarina Jocélia Freire. Posteriormente, serão disponibilizados materiais complementares com sugestões de exploração didática direcionadas para professores da Educação Básica, professores de piano e contadores de histórias.
      URL: https://www.youtube.com/watch?v=hwYsnNTO6Mc
      Arquivo:
      Nome: Simone Braga
      Email: ssmmbraga@uefs.br

    • Título: Bemol Saltitante: um ratinho ao piano (Episódio 2)
      Descrição: Você se lembra do ratinho Bemol Saltitante que morava dentro de um piano? Pois bem, ele não só tinha uma audição privilegiada, como também afinava o instrumento. Mas, um certo dia, foi impedido de continuar nesta morada. Mas onde ele foi morar? E o piano? Assista o episódio 2 e descubra!

      Bemol Saltitante é uma performance das ações extensionistas Piano a 4 Artes e Observatório de Contação de Histórias da Universidade Estadual de Feira de Santana. Voltada para estudantes da Educação Básica, também poderá ser explorada por professores.

      Nos sigam nas redes para mais novidades! @piano_a4artes @observatoriodecontacao
      URL: https://www.youtube.com/watch?v=S05fIMvbKyg&t=71s
      Arquivo:
      Nome: Simone Braga
      Email: ssmmbraga@uefs.br

    • Título: Websérie Contos de Esperança (episódio 1)
      Descrição: Em tempos de incertezas como os que atravessamos, escutar historias e canções pode trazer leveza aos nossos dias e nos ajudar a ESPERANÇAR! Com o objetivo de trazer essa leveza, as ações extensionista JAM Performa e o Observatório de Contação de Histórias em parceria com a Pró Reitoria de Extensão da UEFS, Departamento de Educação, Departamento de Letras e Artes, Curso de Licenciatura em Música da UEFS, Grupo de Estudos e Pesquisas em Poéticas Orais e Grupo Estudos Contemporâneos em Música, dão continuidade às séries performáticas voltadas para a Educação Básica. Desta vez, "Contos de Esperança" busca atingir estudantes e professores do Ensino Médio a partir de histórias de tradição oral, inspiradas no livro Storytelling de Gislane Avelar Matos. Dividida em 04 episódios, a série também traz obras de compositores brasileiros.

      www.musica.uefs.br
      @musicauefs
      URL: https://www.youtube.com/watch?v=Hfqt_2SDJrk
      Arquivo:
      Nome: Simone Braga
      Email: ssmmbraga@uefs.br

    • Título: Webserie Contos de Esperança (episódio 2)
      Descrição:

      Contam que um dia um velho Samurai foi insultado de todas as formas por um jovem guerreiro, imaturo e cruel, mas o que o velho fez você só vai descobrir escutando o conto "O Samurai" do livro Storytelling de Gislane Avelar Matos, narrado por Karol Amaral, embalo por músicas executadas pela JAM Performa.

      URL: https://youtu.be/JYU8rLfgBc0
      Arquivo:
      Nome: Simone Braga
      Email: ssmmbraga@uefs.br

    • Título: Websérie Bemol Saltitante: um piano ao piano (Episódio Final)
      Descrição: Finalmente o ratinho Bemol retorna ao seu lar, um sonoro piano. Porém, ele não esperava ser descoberto pelo pianista...e agora? Será o seu fim? Acompanhe o último episódio da Série para conhecer o final dessa história!
      URL: https://www.youtube.com/watch?v=-H57Jb2naqM&t=63s
      Arquivo:
      Nome: Simone Braga
      Email: ssmmbraga@uefs.br

    • Título: Websérie Contos de Esperança (Episódio Final) (episódio 1)
      Descrição: Em dias de tempestade é preciso criar estratégias para a sobrevivência e foi isso que os nosso heróis fizeram nesse conto de tradição oral, narrado na voz de Juliane Carvalho e emoldurado pelas canções interpretadas pela JAM Performa. Feito a muitas mãos, essa Série Performática tem o propósito de chegar aos ouvidos de professores e estudantes da educação básica e por meio deles se espalhar pelos corações de outras tantas pessoas. Esse é o terceiro e último episódio, disponibilizado na programação da Jornada Virtual da UEFS. Para que ele fosse possível, contamos com a colaboração de parceiros estratégicos da nossa instituição: a Pró-Reitoria de Extensão da UEFS, Departamento de Educação, Departamento de Letras e Artes, Curso de Licenciatura em Música da UEFS, Grupo de Estudos e Pesquisas em Poéticas Orais e Grupo Estudos Contemporâneos em Música.
      URL: https://www.youtube.com/watch?v=HiwnningbAc&t=21s
      Arquivo:
      Nome: Simone Braga
      Email: ssmmbraga@uefs.br

  • Atividades / aulas / recursos para aulas de música coletivas (musicalização, teoria musical, música na escola)

     

    • Título: Ensinando música na infância em termos de Covid-19: diretrizes e sugestões
      Descrição: Desde junho deste ano, um grupo formado por educadores musicais de diversas partes do mundo se reuniu para trocar experiências e reflexões sobre educação musical infantil em modo remoto/híbrido. Como resultado, foi publicado no início de outubro o documento "Teaching Early Childhood Music in the Time of COVID-19: Implementing Guidance and Suggestions for Birth-3rd Grade".
      A equipe de colaboradores, de que faço parte, está ligada à National Association for Music Education (EUA), à ECMMA - Early Childhood Music and Movement Association e ao International Journal of Music in Early Childhood.
      O documento traz diretrizes para se pensar na musicalização em casa ou na escola em ambiente remoto, dicas de tecnologia e outras orientações em uma planilha anexa (link no prefácio), que contém as contribuições específicas de todos os autores.
      URL: https://nafme.org/wp-content/uploads/2020/09/Teaching-Early-Childhood-Music-in-the-Time-of-COVID-19-NAfME-ECMMA-Guidance.pdf
      Arquivo:
      Nome: Tiago Madalozzo
      Email: tiago.madalozzo@unespar.edu.br

    • Título: Websérie Aulas de Instrumentos On-line
      Descrição: A Série Aulas de Instrumentos On-line é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Estudos Contemporâneos em Música (GECOM) em parceria com os Programas de Extensão em Violão e Cordas Dedilhadas, de Formação e Práticas Performáticas Musicais, Sons da Terra (Coral UEFS) e o Projeto de Extensão Sons e Teclas. Conta também com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Feira de Santana, do Departamento de Letras e Artes e do Curso de Licenciatura em Música da UEFS.

      Dividida em 5 episódios, disponibilizados semanalmente, a série apresenta iniciativas desenvolvidas por membros do grupo no ensino de instrumentos musicais mediado por ferramentas digitais. As experiências no ensino de instrumentos para idades variadas, em caráter coletivo, abordam desde o uso de plataformas para a realização de aulas de forma síncrona (em tempo real), criação de comunidades virtuais para atividades realizadas de forma assíncrona, a utilização de aplicativos para smartphones e tablets.

      Os 5 episódios estão disponíveis no canal do Gecom Música no Youtube.
      URL: https://www.youtube.com/watch?v=3K_Gq154rNc&t=26s
      Arquivo:
      Nome: Simone Braga
      Email: ssmmbraga@uefs.br

    • Título: Planos de aula sobre "world music"
      Descrição: Estes são planos de aula sugeridos pelo Music Education Policy Group, disponibilizados pela Smithsonian Folkways Recordings. Você pode escolher uma localidade no mapa, e baixar os planos de aula em pdf.
      URL: https://folkways.si.edu/lesson-plans/smithsonian
      Arquivo:
      Nome: Marcus Medeiros
      Email: markusmedeiros@yahoo.com.br

    • Título: Jogos interativos e atividades
      Descrição: Página com sugestões de jogos interativos e atividades para estudantes e demais interessados, disponibilizados pela Smithsonian Folkways Recordings e sugerido pelo Music Education Policy Group.
      URL: https://folkways.si.edu/interactive-features/smithsonian
      Arquivo:
      Nome: Marcus Medeiros
      Email: markusmedeiros@yahoo.com.br

    • Título: Recursos Educacionais - BBC
      Descrição: Página da BBC com recursos educacionais, incluindo cursos de introdução à leitura musical, sobre a indústria musical, curso de introdução ao canto, e vários outros.
      URL: http://www.bbc.co.uk/learning/subjects/music.shtml
      Arquivo:
      Nome: Marcus Medeiros
      Email: markusmedeiros@yahoo.com.br

    • Título: Coco do Engenho Novo e atividade rítmica.
      Descrição: Nesta atividade os alunos irão aprender uma música do cancioneiro popular chamada "Coco do Engenho Novo", retirada do livro "500 canções brasileiras" da professora Ermelinda Paz.
      Em seguida, através de figuras que poderão ser criadas junto com os alunos, farão sequências rítmicas para serem tocadas junto com a música aprendida.
      URL: https://youtu.be/I4DlvsHuahk
      Arquivo:
      Nome: Juliana Marins Lopes
      Email: professora.julianamarins@gmail.com

    • Título: Doodle - Fischinger
      Descrição: Fischinger: Doodle desenvolvido pela empresa Google que pode trabalhar a experimentação sonora de maneira intuitiva. O aplicativo funciona de forma online e permite alterar timbres e explorar efeitos sonoros, além de possibilitar o trabalho de criação musical com o acompanhamento de ostinatos pré-definidos.
      URL: https://www.google.com/logos/doodles/2017/fischinger/fischinger17.9.html?hl=pt-BR
      Arquivo:
      Nome: João Emanoel Ancelmo Benvenuto
      Email: joaoemanoel@sobral.ufc.br

    • Título: Doodle - Mbira
      Descrição: Este Doodle foi desenvolvido pela empresa Google e possibilita uma interação virtual com o instrumento musical africano denominado Mbira, também conhecido como Kalimba.
      URL: https://www.google.com/?ddllb=1&doodle=122734981&hl=pt-BR&gl=br&nord=1
      Arquivo:
      Nome: João Emanoel Ancelmo Benvenuto
      Email: joaoemanoel@sobral.ufc.br

    • Título: Doodle - Comemoração a Johann Sebastian Bach
      Descrição: Este Doodle foi desenvolvido pela empresa Google em comemoração ao músico e compositor Johann Sebastian Bach. O aplicativo possibilita uma aproximação dos usuários com a linguagem musical escrita, fomentando uma experiência interativa que incentiva os jogadores a compor uma melodia. O Doodle usa o aprendizado de máquina para harmonizar a melodia personalizada com o estilo de música de assinatura de Bach.
      URL: https://www.google.com/doodles/celebrating-johann-sebastian-bach
      Arquivo:
      Nome: João Emanoel Ancelmo Benvenuto
      Email: joaoemanoel@sobral.ufc.br

    • Título: Corrida Rítmica
      Descrição: Essa atividade foi baseada em um material já disponibilizado no site da professora Susan Paradis (que inclusive eu super indico pois é um ótimo site para jogos e atividades musicais em grupo e/ou no piano) e deixo aqui como pensei a realização dessa atividade em grupo ou individual, em uma aula online.

      O objetivo da atividade é andar pelas casas do tabuleiro e nomear as figuras e suas pausas. Para a aula online, a mesma poderia acontecer pelo Zoom ou Skype, aonde é possível fazer o compartilhamento de tela. A(O) professora(or) pode usar um leitor de pdf (como o próprio Adobe) e marcar com cores diferentes cada aluno e a posição em que estão no jogo. Para o número de casas a se andar, um dado virtual poderá ser jogado (https://dado.online/).

      Tive a oportunidade de testar o tabuleiro em uma aula individual de piano e foi bem legal, a aluna conhecia boa parte das figuras e pausas mas não sabia os nomes corretos, foi um bom momento para retomar e reforçar esse tema.
      Com essa aluna eu fiz a aula pela vídeo chamada do WhatsApp, deixei o tabuleiro aberto no iPad e joguei os dados que tenho aqui em casa, marcando no tabuleiro as casas sorteadas e as figuras que deveriam ser nomeadas. No entanto, penso que usar o compartilhamento de tela seja mais fácil do que ficar segurando um celular e apontando para outra tela.

      Essa é apenas uma maneira de se utilizar esse material e de trabalhar as figuras musicais.
      Espero que essa ideia ajude vocês de alguma forma, ainda mais nesses momentos incertos que estamos vivendo.

      Link de onde tirei o jogo: https://susanparadis.com/rhythm-round-about-to-identify-notes-and-rests/
      URL:
      Arquivo: RhythmRoundAbout.pdf
      Nome: Gabriela Cintra dos Santos
      Email: gabriela.cintra@hotmail.com

    • Título: Canções e Brincadeiras Musicais ao Redor do Mundo
      Descrição: O material que compartilhamos faz parte do projeto “Canções e Brincadeiras ao Redor do Mundo", realizado na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, com a participação de alunos e ex-alunos dos cursos de Graduação em Música e Especialização em Educação Musical.

      Esta é uma ação de extensão à comunidade, coordenada pela profª. Drª. Fernanda Anders, que tem como objetivo a produção e difusão de pequenos vídeos com canções populares, tradicionais e folclóricas de diferentes países, seguidas por uma sugestão de atividade musical, brincadeira ou dança. Os vídeos são compartilhados através de redes sociais e estão publicados no YouTube no canal: Canções e Brincadeiras ao Redor do Mundo.

      O trabalho é destinado às crianças em idade escolar, bem como ofertado para professores do Ensino Básico, em especial à Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, durante o período de isolamento social em Prevenção ao Covid-19. Acreditamos que esta produção poderá contribuir no estudo e na formação musical de muitos estudantes durante este período de isolamento, como também inspirar professores de música para a produção de novas ações e propostas pedagógicas por meio tecnológico.

      URL: https://www.youtube.com/channel/UCQl5rjTEgKaaGGbM1NbOlGA?view_as=subscriber
      Arquivo:
      Nome: Fernanda Anders
      Email: fernanda-anders@uergs.edu.br

    • Título: Aulas de piano e saúde do músico on-line
      Descrição: Tenho ministrado aulas de piano e consultoria postural preventiva desde 2015 para músicos utilizando recursos tais como Skype, Facetime, Zoom, experimentei recentemente o Jamkazam, entre outros que não funcionaram direito.
      Tenho vídeos em português e em inglês com dicas para aulas síncronas de piano para pessoas que não têm muitos recursos além de laptop, celular ou tablet no meu sites do YouTube chamando pianoandmovement https://www.youtube.com/user/pianoandmovement e no Instagram @pianoandmovement.

      URL: www.carinajoly.com
      Arquivo:
      Nome: Carina Joly
      Email: joly.music@hotmail.com

    • Título: Bandas e Fanfarras
      Descrição: Nesta seção você encontrará material de apoio para as aulas de música de Bandas e Fanfarras. São sequências de aulas e conteúdos que trabalham questões históricas, instrumentais e teóricas da música.
      URL: https://www.webzinecirandaarte.com.br/bandas-fanfarras
      Arquivo:
      Nome: Aurélio Nogueira de Sousa
      Email: aureliotrompete@gmail.com

    • Título: REANP-Banda Marcial CEPI Ismael Silva de Jesus Região Noroeste de Goiânia Estado de Goiás
      Descrição: Me Goiânia estado de Goiás os professores de Bandas Marciais, Musicais e Fanfarras estão realizando suas aulas a partir da realidade REANP-(Regime de aulas não presenciais), com isto a equipe dos professores da Banda Marcial CEPI Ismael Silva de Jesus uma escola de período integral vem elaborando suas aulas, planejamentos e diários de atividades nesta modalidade não presencial.
      Assim, disponibilizaremos uma das atividades que trabalhamos neste período de aulas não presenciais, este conteúdo foi elaborado e adaptado pelos os professores: Ms. Aurélio Nogueira-maestro, Túlio Marcos-Trompete, Pierre Kardan-Trompa, Carlos Godim-Tuba;Euphonium, Jheferson Ribeiro-Percussão e Mara Rúbia-Linha de Frente, todos são docentes do Colégio em período integral Ismael Silva de Jesus responsáveis pela Eletiva de Banda Marcial Escolar é Linha de Frente
      URL:
      Arquivo: Os parâmetros sonoros Elementos constitutivos da Música Banda Marcial CEPI Ismael Silva de Jesus.pdf
      Nome: Aurélio Nogueira de Sousa
      Email: aureliotrompete@gmail.com