Page 15 - revista Música na Educação Básica
P. 15



MÚSICA na educação bsica




procurar perceber a dinâmica das relações que estão sendo construídas, incentivando a
criança a enfrentar desafos e a estabelecer relações efetivas. Assim, o adulto e a criança
mantêm uma relação que é única, embora não se possa desconsiderar a presença e a
infuência de outras relações. O convívio e a cooperação tornam o adulto um parceiro
com o qual a criança pode contar na busca do conhecimento de um mundo grande,
novo e interessante.
O estudo aprofundado da aula de musicalização para bebês permitiu perceber que
é possível ampliar o repertório de gestos afetivos entre pais e flhos. É preciso consi-
derar que as músicas trabalhadas, especialmente as
escolhidas para apresentação neste artigo, quando
constam em outros materiais didáticos disponí-
veis, não são acompanhadas da indicação de
uso, como o que é descrito a seguir. Talvez,
essas mesmas canções tenham outras co- Roda, roda, roda, roda
notações e direções em outros ambien- Chega para não cansar
tes musicais. Terminando esta roda
Um abraço vamos dar.


(Um abraço vamos dar Alice Cunha)


Colocando em prática...





Toque, toque, toque
Vamos pra São Roque
Ver o menininho
Que vem vindo de galope.







Lá vem o cavalinho! Toque pra São Roque (Brasileira)
(Retirado do livro: Bebê, Música e Movimento,
de Josette Feres, 1998, p.40)


















14 Juliane Raniro e Ilza Zenker Leme Joly



Musica 4.indd 14 26/10/2012 08:41:36
   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20