Page 17 - revista Música na Educação Básica
P. 17



MÚSICA na educação bsica






Passe o lencinho,
Continue a passar.
Passe o lencinho,
Tra-lá-lá-lá-lá.








O lencinho Passe o lencinho (Carmen Maria Metting Rocha)
(Retirado do livro: A criança, a música e a escola,
de Carmen M. M. Rocha, 1982, p.77)
















Nesta proposta, um lenço foi usado para passar de mão em mão. Os bebês com
os seus pais estavam sentados no chão em forma de círculo. Os pequenos passavam o
lenço para o próximo - adulto ou criança - da roda, sozinhos ou com a ajuda dos pais. En-
quanto a música era tocada no piano e na fauta doce, o lenço passava de mão em mão,
respeitando o tempo e o limite de cada um. Toda a turma bateu palmas acompanhando
o pulso da música. Depois de ter passado apenas um lenço pela roda, vários outros
lenços foram distribuídos entre as duplas ou os trios de crianças e acompanhantes, de
forma que eles passaram a brincar entre si. Novamente, todos acompanharam a música,
tentando mexer o lenço no tempo forte da canção.
Durante a atividade, foi proposto que, em alguns momentos, a música fosse cantada
forte e, em outros, suave, trabalhando-se, desta maneira, o contraste de intensidade, que
é uma das propriedades do som.
Nas fguras 5, 6, 7 e 8, são apresentados gestos gerados a partir dessa atividade mu-
sical.













Figura 5. O lencinho Figura 6. O lencinho


16 Juliane Raniro e Ilza Zenker Leme Joly



Musica 4.indd 16 26/10/2012 08:41:38
   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22