Page 19 - revista Música na Educação Básica
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MÚSICA na educação bsica




Trindade (2007), tendo em vista os resul-
tados de suas pesquisas, conclui que a qua-
lidade do colo que os pequenos recebem,
principalmente durante o primeiro ano de vida,
determina toda a estrutura e o desenvolvimento que
eles terão no futuro. Todo o contorno físico e emocional
dos seres humanos é fruto desses gestos de aconchego
e acolhimento, os quais moldam sua capacidade de dar e
receber proteção, intimidade e conforto.
O olhar materno, de acordo com Lopes (2007), resulta
no desenvolvimento do afeto e dos bons desejos. A troca
de olhares é considerada uma espécie de diálogo amoroso
não-verbal que pode ser desenvolvida em vários momentos da
convivência cotidiana. No contato com as pessoas, temos a oportunidade de sempre
encontrar um outro olhar; é ele que proporciona o contato direto com o outro. Os dife-
rentes olhares e contatos podem proporcionar acolhimento aos indivíduos, despertan-
do neles o sentimento de que são diferentes e únicos e, ao mesmo tempo, ajudam-nos
a reconhecer seu pertencimento ao mundo, contribuindo para a realização de sonhos,
de ideais, de solidariedade, de utilidade e de muito signifcado.
O calor das mãos e a sensação de acolhimento, segundo Trindade (2007), levam o
bebê a sentir conforto e relaxamento. Além disso, ainda de acordo com o autor, o conta-
to com o corpo, com os olhos e com a pele sustenta a relação entre o adulto e a criança,
envolvendo-os em profunda conexão. A partir de então, e com base nas relações esta-
belecidas com outros, é que o ser humano se constrói. O prazer de evoluir e de se realizar
depende da possibilidade de estabelecer vínculos de amor e de cuidados.
Dessa forma, as atividades musicais, tal como foram sugeridas, proporcionaram uma
relação corporal importante e signifcativa para o desenvolvimento e crescimento sau-
dável da criança, tanto do ponto de vista físico quanto do emocional. Este tipo de acolhi-
mento próximo proporciona aos pequenos ouvir os batimentos cardíacos dos pais num
pulso ritmado, que reafrma que uma vida está sintonizada a outra.
No entanto, a forma simples e fuente de transmitir o folclore infantil no ato de cantar
e brincar com o corpo, no aconchego da música e das histórias ouvidas no colo, de des-
pertar a afetividade nas relações entre pais e flhos está se tornando menos frequente.
Por isso, reiteramos que o direcionamento do olhar contribui para ampliar e enri-
quecer as relações afetivas familiares, especialmente quando a atividade proporciona
aos adultos acompanhantes uma inesperada viagem por uma memória afetiva preciosa,
resgatando canções e brincadeiras infantis.
Em termos sociais, contribuindo para a construção da afetividade das pessoas, para
o estabelecimento da solidariedade, do respeito pelo outro, da amizade e de laços afeti-
vos, como o toque, o carinho e o olhar mútuo, os componentes dessas aulas de música



18 Juliane Raniro e Ilza Zenker Leme Joly



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