Page 16 - revista Música na Educação Básica
P. 16
V. 4 N. 4 novembro de 2012
Ao Iniciar esta atividade, propusemos que as mães e/ou pais segurassem seus bebês
no colo, com o corpo de frente, para que seus olhares pudessem se encontrar e que os
pais pudessem segurar, acolher, aconchegar e abraçar a criança em seu colo como se
a estivessem levando a passear de charrete ou a cavalo. Apresentamos para os partici-
pantes a marionete de um menino andando a cavalo. A marionete passeou pela sala
de modo que todos pudessem se aproximar, olhando e tocando no boneco. Mostramos
e tocamos coco, simulando o barulho do trotar do cavalo. Este recurso fez com
que a atividade ganhasse um caráter lúdico e de brincadeira, possibilitando a
vivência de momentos de fantasia e realidade, de resignifcação e percepção
visual, auditiva e tátil.
A canção é muito simples, com letra e ritmo fáceis, que sugerem uma
ação de galopar. Os acompanhantes puderam mexer suas pernas, galo-
pando com os bebês no colo, acompanhando o pulso, o ritmo da melodia
e cantando. Portanto, as crianças foram internalizando o ritmo e os sons. A ati-
vidade, acompanhada pelo piano, foi repetida várias vezes, em diferentes andamentos.
As crianças também caminharam com o cavalinho de pau e tocaram cocos, acom-
panhando a canção.
Nas fguras abaixo, apresentam-se os gestos gerados a partir da atividade musical
descrita acima.
Figura 1, 2,3 e 4. Lá vem o cavalinho!
Compartilhando um ambiente musical e afetivo com bebês 15
Musica 4.indd 15 26/10/2012 08:41:37