Page 78 - revista Música na Educação Básica
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V. 4 N. 4 novembro de 2012
Na entrada da voz, a tonalidade muda para dó# menor / Mi Maior. Estrofes e refrão
(onde o riff retorna) seguem se alternando. Após um longo solo de guitarra, surge o
piano coda.
Há inúmeras versões de Layla no Youtube, o que é uma excelente oportunidade para
se observar os arranjos e as mudanças de caráter e até de gênero. Em 1992, Eric Clapton
recebeu um Grammy de melhor canção de rock com a leitura acústica digite Layla
(MTV Unplugged) na busca do Youtube. Essa versão é mais lenta, tranquila e cantada
uma oitava abaixo. O solo também é mais grave e menos agressivo. O riff torna-se uma
melodia com quatro notas lá, si bemol, dó, ré , cujo movimento melódico pode ser
trabalhado de ouvido. O encadeamento harmônico mantém sempre três acordes, que
podem ser identifcados e realizados em instrumento harmônico ou com a voz entoan-
do os baixos. Caso haja instrumentistas, podem ser feitos arranjos com solo, acompanha-
mento e percussão. As colcheias devem ser tocadas com swing do blues: ( ).
Para fnalizar, o solo pode ser registrado em gráfco ou no pentagrama.
Solo da versão acústica de Layla
Explore com os alunos o caráter, o arranjo e a estrutura destas
versões, disponíveis no Youtube:
Versão a la New Orleans: após a jam inicial, entra o solo de
Winton Marsallis e, imediatamente, reconhecemos Layla com tem-
pero jazzístico, em um andamento mais recuado.
Gravação no Royal Albert Hall, em Londres, 1988: é especial-
mente movida e conta com a participação de Mark Knopfer (Dire
Straits) na guitarra.
Rifs forever: o rock na sala de aula 77
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