Page 75 - revista Música na Educação Básica
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MÚSICA na educação bsica




exemplos. No Brasil, surgiram as bandas Legião Urbana, Ultraje a Rigor, Titãs, Paralamas
do Sucesso e outras.
Com a invenção dos videoclipes e o surgimento da MTV, o rock ganhou visibilidade
e nunca parou de se reciclar. A força dessa música sobrepõe-se aos modismos: sucessos
dos anos 1960, 1970 e 1980 são chamados de clássicos. Ainda hoje são ouvidos, canta-
dos, admirados, regravados e comercializados. A juventude que consumia rock naquela
época continua fel aos seus ídolos e vem envelhecendo junto com eles. Hoje, também
chama atenção o fascínio dos jovens por essa música, que pode enriquecer as práticas e
as sonoridades na educação musical



Rock na sala de aula?


O rock é um gênero musical dançante, empolgante, de grande impacto emocional e
expressivo. Como abordá-lo em sala de aula, sem guitarras, baixos elétricos, baterias, am-
plifcadores e isolamento acústico? Minha preocupação é que não se crie uma caricatura
de rock nem se reduza tudo a seções de apreciação e história. É possível contemporizar
as ricas possibilidades do gênero e os recursos disponíveis nas escolas, dispondo da voz
e de instrumentos acessíveis, como xilofones, fautas, percussão e alternativos.
Green (2002 e 2008) mostra como a educação musical pode incorporar relações de
ensino e aprendizagem derivadas das práticas informais. Sem imposições do professor,
tem lugar o aprendizado colaborativo, baseado na experimentação, a partir de músi-
cas escolhidas pelo grupo; enfatiza-se o tirar de ouvido e a improvisação, raramente
usando-se notação convencional. Esse processo envolve uma profunda integração do
ouvir, tocar, improvisar e compor, com ênfase na criatividade pessoal (Green, 2008, p.
10). A prática de tocar seguindo o CD e não o professor permite captar a totalidade
da performance, o swing, a levada; os detalhes vão sendo incorporados gradativamente
(Green, 2008, p. 54).
Observando jovens integrantes de bandas, Souza et al. (2003) também constata-
ram que eles constroem sua aprendizagem de maneira informal e autodidática. A per-
formance é imitativa e as músicas são tiradas de ouvido. A composição acontece por
tentativa e erro, por meio de colagens (variações de padrões extraídos do repertório
ouvido); eventualmente, questões técnicas levam a modifcações dos arranjos. A música
do mundo real desperta uma motivação inquestionável nos alunos. Abre-se um canal
onde circulam preferências, valores, estabelecem-se identidades e, ocasionalmente, vín-
culos para a vida inteira.
Neste artigo, meu foco serão os rifs, especialmente de guitarra. Rif é um motivo
marcante que geralmente aparece na introdução e se repete durante a música, con-
ferindo-lhe identidade. São melodias compostas por poucas notas, a partir da escala
pentatônica e sobre uma harmonia simples. Rankings dos melhores do rock bandas,




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