Page 76 - revista Música na Educação Básica
P. 76
V. 4 N. 4 novembro de 2012
álbuns, músicas, solos, rifs, instrumentistas e cantores são lançados com frequência
em revistas e sites especializados (Rolling Stones, Total Guitar, New Musical Express e
outros) e em uploads de internautas no Youtube e em redes sociais. Parti dessas listas
para escolher as músicas deste texto, orientando-me pelos seguintes critérios: impacto
sonoro e musical; possibilidades didáticas e habilidades técnicas envolvidas; representa-
tividade das bandas ou álbuns, dentro de um recorte temporal que engloba as décadas
de 1960 a 1980. No mais, pesou meu gosto pessoal.
As propostas consistem em uma abordagem inicial e prática que pode compor um
projeto de algumas semanas ou meses em classes de adolescentes. Conforme precei-
tos da educação musical contemporânea (Swanwick, 2003 e outros), procura-se integrar
apreciação, performance, composição, com ênfase na prática e na criação de arranjos.
As músicas propostas podem ser contextualizadas historicamente dentro do gênero e
do panorama musical da época. Do ponto de vista técnico, é importante que as ativi-
dades sejam acessíveis ao nível dos alunos. Para tanto, o professor pode oferecer notas
de referências quando os alunos vão tirar de ouvido, pode simplifcar as linhas rítmicas e
melódicas e dividir motivos entre duas ou três vozes, como será exemplifcado nas pro-
postas. Com relação à leitura musical, é importante frisar que esta será apresentada neste
texto como referência para o professor. É interessante que as atividades sejam realizadas
oralmente, e não a partir da leitura. No entanto, a inclusão da leitura do respectivo trecho
musical em algum momento da atividade pode contribuir para a fxação dos motivos
e para o progressivo domínio funcional da escrita. Partindo especialmente dos riffs de
guitarra, é possível conhecer, explorar, tocar e reinventar o rock na sala de aula.
Layla roqueiros também amam
Presença em todas as listas de melhores rocks, Layla, de Eric Clapton e Jim Gordon,
foi lançada no álbum Layla and Other Assorted Love Songs, de 1970, da banda Derek and
the Dominos (Derek era um codinome usado por Clapton). A música é famosa tanto
pelos solos de guitarra quanto pela história de amor que lhe deu origem. Eric se apaixo-
nou pela esposa de George Harrison, Pattie Boyd, com quem veio a se casar anos mais
tarde (Layla era o nome da personagem de uma história de amor que Eric estava lendo
na ocasião). O refrão diz tudo: Layla, youve got me on my knees / Layla, begging, darling,
please / Layla, darling wont you ease my worried mind? (Layla, você me deixa de joelhos
/ Layla, eu estou implorando, querida, por favor / Layla, querida, você não vai acalmar
minha mente preocupada?).
Rifs forever: o rock na sala de aula 75
Musica 4.indd 75 26/10/2012 08:42:51