Page 73 - revista Música na Educação Básica
P. 73
MÚSICA na educação bsica
Capa do LP Deep
Purple in Rock
Calças boca de sino, cabelos longos, capas de LPs irreverentes, multidões frenéticas,
relações conturbadas, envolvimento com drogas. O rock se frmou como símbolo e sin-
toma de uma época protagonizada por uma cultura jovem, urbana e rebelde. Canalizou
seus ideais de contestação e tornou-se força catalisadora dos [seus] desconfortos, so-
nhos, vivências, desencantos, esperanças e revoltas (Aurélio, 2009, p. 10).
O rock é muito mais do que os padrões sonoros ou as letras das canções: é uma lei-
tura de mundo. Seu conteúdo, seja contestador ou alienado, intelectual ou sentimental,
comunica signifcados e dita padrões de comportamento, alimentando uma poderosa
indústria do entretenimento que gira cifras gigantescas vinculadas à mídia e à cultura
de massa.
De onde vem a força desse gênero musical? Wicke (1990, p. 1) responde: do material
sonoro esteticamente relevante. Na prática: ritmo dançante e de fácil assimilação, com-
passo quaternário com marcação no baixo e na bateria, riqueza tímbrica da guitarra com
efeitos de reverberação e distorção, harmonia frequentemente modal, volume altíssimo,
talento e carisma dos músicos, shows, superproduções, forte sinergia entre banda e pla-
teia. A matéria do Portal Terra sobre o show da banda AC/DC realizado em São Paulo, em
2009, ilustra:
Com a inseparável Gibson SG, o guitarrista fez um verdadeiro
portfólio musical usando toda sua técnica com rifs e solos varia-
dos com feeling e velocidade. Nesta parte da aula, Angus mostra
que a pose também é vital para um roqueiro. [...] sob uma chuva
de papel picado, o guitarrista seguiu incansável solando em uma
plataforma erguida a mais de dez metros de altura (Portilho, 2009).
72 Maria Cecília Cavalieri França
Musica 4.indd 72 26/10/2012 08:42:49