Go to Top

edição atual

V.2, 2016

 

  • GT 1.1 – Pesquisa em educação musical

    NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE UM PROFESSOR DE VIOLÃO POPULAR: FONTES DOCUMENTAIS PDF
    Eudes Carvalho Carvalho Braga
    ENTREVISTA NARRATIVA COM UM PROFESSOR DE VIOLÃO POPULAR DE BRASÍLIA/DF: PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS A PARTIR DE FONTES PRIMARIAS PDF
    Eudes Carvalho Carvalho Braga
    Narrativas de alunos das Escolas Parque de Brasília: um encontro geracional com os ideais de Anísio Teixeira PDF
    Olívia Augusta Benevides Marques
    A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E AS EXPERIÊNCIAS DO PROFESSOR DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
    José Antônio Silva, Nilcéia Protásio Campos
    A música e o desenvolvimento global da criança na primeira infância. PDF
    Jéssica Melina Behne Vettorelo
    As práticas de ensino-aprendizagem musical nos cursos técnicos integrados dos Institutos Federais: um breve panorama PDF
    Daniela Oliveira dos Santos
    Atividades musicais de crianças entre 08 meses e 06 anos de idade PDF
    Tais Helena Palhares, Alexsandra Aparecida dos Santos Matos

    GT 1.2 – Epistemologia da educação musical

    Música Popular na Universidade: Reflexões e questionamentos epistemológico musicais PDF
    Jean Presser
    EPISTEMOLOGIA MUSICAL E DIVERSIDADE HUMANA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO CONTEMPORÂNEO PDF
    Máximo José Da Costa

    GT 2.1 – Ensino eaprendizagem demúsica nas escolas de educação básica

    Educação Musical e Diversidade: O Papel do Professor PDF
    Vivianne Aparecida Lopes
    Projetos musicais escolares: levantamento em escolas de Ensino Fundamental do Distrito Federal PDF
    Sandro Roberto dos Santos
    ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA DE UMA PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE MÚSICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
    Arthur de Souza Figueirôa, Delmary Vasconcelos de Abreu
    EXPERIÊNCIAS MUSICAIS FORMATIVAS DOS SUJEITOS COM O LUGAR: UM PROJETO DE PESQUISA EM CONTRUÇÃO PDF
    Hugo Leonardo Guimarães Souza
    A aplicação lúdica dos métodos ativos de música durante o estágio: Possibilidades, facilidades e dificuldades. PDF
    Rodrigo Cavalcante da Silva
    BEM-ESTAR OU MAL-ESTAR DOCENTE? IDENTIFICANDO OS FATORES DE SATISFAÇÃO DOS PROFESSORES DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
    Jaqueline Borges Mello
    O PIBID de Música no CoraLiC PDF
    Vinicius da CRUZ, Jessica Mayara Silva LOURENÇO, Jackeline Cristina Arruda de OLIVEIRA
    As principais metodologias e recursos utilizados para as aulas de música: o uso do saxofone e da flauta transversal como ferramentas de ensino PDF
    Augusto César Lima do Nascimento
    A importancia da relação professor-aluno no preocesso de ensino-aprendizagem musical PDF
    Rebeca Barbosa do Nascimento

    GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de músicaem escolas especializadas de música

    A Relação dos estudantes na fase adulta com a aprendizagem musical em uma escola de música de Primavera do Leste - MT PDF
    Jéssica Melina Behne Vettorelo, Jéssica Melina Behne Vettorelo
    Educação Personalizada: um olhar sobre as práticas pedagógico-musicais em uma escola livre de música. PDF
    Ismael Silva Rattis
    Ensino de Música: e elementos conceituais à prática musical significativa PDF
    Rodrigo Cavalcante da Silva, Taís Helena Palhares
    O ensino da improvisação em aulas de guitarra na perspectiva dos alunos PDF
    João Jorge dos Anjos Paixão, Maria Isabel Montandon
    Musicalização com crianças de 08 meses a 09 anos de idade PDF
    Alexsandra Aparecida dos Santos Matos, Taís Helena Palhares
    “É atuando mesmo que o pianista correpetidor vai aprendendo um monte de coisa!”: a formação continuada em contexto de trabalho PDF
    GUILHERME FARIAS DE CASTRO MONTENEGRO

    GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior

    PIANO COMPLEMENTAR NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÃO, EDUCAÇÃO MUSICAL E AUTONOMIA PDF
    Alfeu Rodrigues Araujo
    Os Caminhos da Diferença no Contexto das Aulas de Canto: Docentes e Discentes no Interior das Práticas Curriculares PDF
    Vivianne Aparecida Lopes
    A percepção do impacto, pelos acadêmicos, das práticas de formação propostas no cotidiano do curso de licenciatura em Artes habilitação em Música da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES PDF
    Leandro Mendes Pinheiro da Silva, Rachel Tupynambá de Ulhôa
    O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MÚSICA NA PERSPECTIVA DOS ACADÊMICOS PDF
    Priscilla Harumi Shiozawa, Nilceia Protásio Campos

    GT3.1 – Ensinoeaprendizagemdemúsicaemcontextos sociomusicais não-formais e informais

    Música em projetos sociais: processos metodológicos em andamento. PDF
    Karina Firmino Vieira
    Música, ação social, afeto e cognição – projeto de extensão PDF
    KRISTIANE MUNIQUE COSTA E COSTA
    O CENTRO DE MÚSICA DO SESC VILA MARIANA: A EXPERIÊNCIA DO CURSO LIVRE, COLETIVO E INTERGERACIONAL PDF
    Mayki Fabiani Olmedo
    Mestre Waldemar da Paixão: contribuições para as musicalidades da capoeira PDF
    Márcio Penna Corte Real
    Como os músicos violonistas e/ou guitarristas de Barra do Garças/MT aprendem e reproduzem o Blues PDF
    KRISTIANE MUNIQUE COSTA E COSTA

    GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música

    Orientando o estágio em música na EaD: como ajudar os alunos a escolherem os temas para seus Projetos? PDF
    Jordana Pacheco Eid, Ruth de Sousa Ferreira Silva
    A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação nas práticas docentes: um estudo com egressos de curso de Licenciatura em Música a Distância da UnB PDF
    Josué Berto dos Santos Júnior, Paulo Roberto Affonso Marins
    As Interações no Ensino e Aprendizagem Musical via Videoconferência na Educação a Distância: primeiras aproximações com a literatura PDF
    Vanessa de Souza Jardim, Paulo Roberto Affonso Marins

    GT 3.3 – Educação musical e inclusão social

    Projeto Musicalização Inclusiva: Um relato de experiência na primeira infância PDF
    Jonas Ramos Camelo
    Ouvindo/Sentido a Música: Relato de experiência com alunos surdos PDF
    Juliana Bischoff, Vania Malagutti Fialho

    GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores

    A técnica vocal na formação do educador musical: relato de experiência num curso de Licenciatura em Música PDF
    Gabriel Scatena Guizado, Ana Lucia Iara Gaborim Moreira
    Práticas docentes no ensino musical: Oficina de Bandas Rítmicas e Produção de Material Didático em Educação PDF
    Marcos Vinicius Ferreira da Silva

    GT 4.2 – Formação inicial e continuada

    O processo de implementação do curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Amapá: uma abordagem à luz do conceito de Habitus Conservatorial PDF
    Ana Paula Silva da Silva Amaral
    O espaço escolar e a música:O projeto "Sons daqui Sons do mundo" tecendo possibilidades PDF
    Teresinha Conceição Souza
    A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATRAVÉS DA DISCIPLINA “ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO MUSICAL C” PDF
    Rita de Cássia Domingues dos Santos, Marcelo Alves da Silva

    GT 4.3 – Formação emergencial e/ou alternativa

    O curso de Música-PARFOR da UEM: um estudo em andamento PDF
    Vania Malagutti Fialho, Tatiane Fugimoto, Gladys Rosana Barbosa dos Santos
    A história do curso de música – PARFOR UEM: uma pesquisa exploratória PDF
    Bruna Williena Da silva, Vania Malaguti Fialho