Page 22 - revista Música na Educação Básica
P. 22
V. 4 N. 4 novembro de 2012
Resumo: De que maneira podemos apresentar
o universo dos instrumentos da orquestra para as
crianças? Como resistir ao vê-las sentir a emoção de
estar perto de instrumentos tão diferentes? Como
posso introduzir esse tema em minha sala de aula?
Neste texto, procuro mostrar um pouco do mundo
dos instrumentos da orquestra, sugerindo formas
para trabalhar esse conteúdo musical com as crian-
ças nas escolas. Considerando dois materiais, descre-
vo atividades práticas e ofereço sugestões e dicas
para auxiliar o trabalho do professor em sala de aula.
Palavras-chave: Educação Musical; Instrumentos
da Orquestra; CDs e Livros/CDs
The curtains are opened: the sound of the
orchestra and its instruments
Abstract: In what manner can we present the
universe of the orchestral instruments to children?
How can we resist while watching them feeling
the emotion when they get close to so distinctive
instruments? And how can I introduce this subject in
my classes? In this paper I intend to show a little of
the orchestral instruments world, suggesting forms to
work with this musical topic with children at school.
Considering two materials, I describe practical
activities and ofer suggestions and tips in order to
help the teacher s work in class.
Keywords: Music Education; Orchestral
Instruments; CDs and Books/CDs.
LIMA, Janaína Machado Asseburg. Abrem-se as cortinas: O som da orquestra e seus
instrumentos. Música na Educação Básica. Londrina, v.4, n.4, novembro de 2012.
21
21
21
21
Musica 4.indd 21 26/10/2012 08:41:45