Page 72 - revista Música na Educação Básica
P. 72
V. 4 N. 4 novembro de 2012
Resumo: O rock é um gênero musical de grande
impacto sonoro e expressivo que tem sido pouco
aproveitado na educação musical. Clássicos do
rock podem compor um projeto voltado para turmas
de adolescentes, o qual teria como ponto de partida
os marcantes rifs de guitarra que conferem identida-
de a esse tipo de música. Segundo preceitos da edu-
cação musical contemporânea, é possível integrar
apreciação, performance, criação, história, técnica e
leitura musical. Assim, os jovens fcariam altamente
motivados a conhecer, explorar, tocar e reinventar
o rock na sala de aula, usando voz e instrumentos
disponíveis.
Palavras-chave: Rock na sala de aula; rifs; música
popular.
Rifs forever: rock in the classroom
Abstract: Rock is a musical genre of great expressive
and sonorous impact that has been overlooked
in music education. Rock classics may integrate
a project for teenagers, starting from remarkable
guitar rifs that give identity to the songs. Following
contemporary principles of musical education, it is
possible to integrate listening, performing, creating,
history, technique and musical reading. Students
may get highly motivated to know, explore, play and
recreate rock in classroom, using their voices and the
available instruments.
Keywords: Rock in the classroom; rifs; popular
music.
FRANÇA, Cecília Cavalieri. Riffs forever: o rock na sala de aula. Música na Educação
Básica. Londrina, v.4, n.4, novembro de 2012.
71
71
Musica 4.indd 71 26/10/2012 08:42:48