Page 23 - revista Música na Educação Básica
P. 23



MÚSICA na educação bsica




As músicas das crianças



A criança vive hoje rodeada de música a todo instante. No celular, no rádio, na inter-
net, no carro, no shopping, no supermercado, em shows, concertos, onde ela estiver está
acontecendo música. Ao longo de suas vivências com música, a criança vai construindo
seus gostos musicais, escolhendo seus estilos e gêneros preferidos. Como professores,
temos o papel de valorizar e trabalhar as músicas do cotidiano da criança, mas também
podemos lhe apresentar uma gama de estilos musicais diferentes dos que conhece. A
apreciação é uma das maneiras mais exequíveis de se trabalhar muitas músicas do mun-
do com nossos alunos. Segundo França e Swanwick (2002),


O ouvir permeia toda experiência musical ativa, sendo um
meio essencial para o desenvolvimento musical. [...] A apreciação
é uma forma legítima e imprescindível de engajamento com
a música. Através dela podemos expandir nossos horizontes
musicais e nossa compreensão. [...] Ouvir uma grande variedade
de música alimenta o repertório de possibilidades criativas sobre
as quais os alunos podem agir criativamente, transformando,
reconstruindo e reintegrando idéias em novas formas e signifca-
dos. (França; Swanwick, 2002, p. 12-13)


Por meio da apreciação, o ouvir música concentrando-se nesse ato, é possível levar
nossos alunos a conhecer e apreciar um repertório diferenciado de músicas e estilos
musicais, desde aqueles que acontecem em sua localidade, em sua cidade, seu estado,
passando pelos estilos brasileiros, até aqueles que expressam elementos característicos
de outras culturas e de outros países.
1
No presente texto, abordarei a questão da música erudita no universo da criança.
Perguntamo-nos: a música erudita é acessível para a criança e o jovem? Eles escutam
esse tipo de música? Conforme Asseburg (2009), a música erudita é sim acessível a crian-
ças e adolescentes; para levá-los a esse conhecimento, uma das maneiras é a apresenta-
ção dos instrumentos da orquestra.

As músicas de orquestra também fazem parte do nosso
dia-a-dia. Mas, muitas vezes, por falta de familiaridade com essas
músicas e com os instrumentos que as executam, deixamos de
desenvolver o conhecimento musical de nossos alunos.
(Hentschke et al., 2005, p.2)
* 1. Conceitos como música erudita, música clássica ou música popular são frequentemente empregados sem que exista sufciente


consenso em suas defnições. Neste artigo, utilizo o termo música erudita para me referir à música apresentada nas salas de concerto de
orquestras sinfônicas, em recitais, entre outros.


22 Janaína Machado Asseburg Lima



Musica 4.indd 22 26/10/2012 08:41:45
   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28