Page 26 - revista Música na Educação Básica
P. 26
V. 4 N. 4 novembro de 2012
game, aplicativos que as crianças mexem e aos quais assistem cada vez mais. A música
erudita geralmente aparece de forma leve e divertida nesses desenhos e jogos, cativan-
do a criança já em seu primeiro contato.
Por meio dos links apresentados a seguir, podemos acessar temas de flmes e dese-
nhos animados, em cuja composição aparecem a música orquestral e seus instrumen-
tos. Vamos trabalhar trilhas sonoras de flmes com nossos alunos, direcionando o foco
de atenção para a apreciação das músicas. A partir daí, podemos trabalhar alguns con-
teúdos, como caráter da música em determinados momentos do flme, instrumentos
presentes na trilha, características sonoras, momentos nos quais a trilha é mais forte e
presente, outros em que sua velocidade aumenta ou diminui. Esses são alguns dos con-
teúdos musicais que podem ser desenvolvidos em sala de aula por meio da utilização
desses vídeos.
Dica
Acesse os seguintes links do youtube e veja você mesmo como a música
erudita e seus instrumentos estão presentes no universo da criança.
Tema principal do flme UP, Disney®:
http://www.youtube.com/watch?v=Sh7kVYYBNyk
Desenho do Tom e Jerry:
http://www.youtube.com/watch?v=aNoKei1usu8
Música tema da série de flmes Harry Potter:
http://www.youtube.com/watch?v=NXDCcel7HbY&feature=related
Música da trilogia Piratas do Caribe:
http://www.youtube.com/watch?v=daDv0GjYLQ0&feature=related
Então, professor, vamos aproveitar esse interesse do aluno e utilizar esse recurso em
sala de aula? De que maneira? Apresentamos a seguir duas situações diferentes de tra-
balhos com instrumentos de orquestra, de onde podem surgir ideias para um diálogo
com os alunos, além de sugestões e dicas para atividades práticas a ser realizadas com
eles. Os materiais apresentados são de fácil acesso e aquisição no Brasil e, como são co-
nhecidos, algumas escolas já os possuem em seu acervo de biblioteca.
Pedro e o Lobo
Esta obra foi escrita pelo compositor russo Sergei
Prokofev no ano de 1936, em forma de fábula musical.
Cada instrumento musical representa um personagem,
que, ao invés de falar, tem seu tema executado pelo res-
pectivo instrumento. Enquanto os instrumentos da or-
questra são responsáveis pelas ações dos personagens,
Abrem-se as cortinas: O som da Orquestra e seus Instrumentos 25
Musica 4.indd 25 26/10/2012 08:41:48