Page 27 - revista Música na Educação Básica
P. 27
MÚSICA na educação bsica
um narrador conta a história da caçada de Pedro ao lobo, juntamente com seus amigos
pássaro, pata e gato. Juntos, eles percorrem a foresta na tentativa de encontrar o lobo,
mas sem a permissão do vovô. Será que essa caçada terá sucesso?
Portanto, toda a fábula musical tem essa história como eixo: a orquestra e os instru-
mentos representam os personagens e suas ações, e o narrador vai conduzindo a ima-
ginação da criança com sua fala e sua música. Esse material pode ser interessante de ser
trabalhado com crianças até a faixa etária do quinto ano escolar; versões
em CD, com narração em português, podem ser encontradas em livra-
rias e sites de venda da internet. Uma versão em DVD, elaborada pela
Disney®, é um material rico para uso em sala de aula, já que, na maioria
das vezes, a imagem juntamente com o som chama mais a atenção da
criança do que somente o som.
Dica
Nesses sites, você pode assistir à história completa de Pedro e o
Lobo na versão elaborada pela Disney®:
Pedro e o lobo (dublado) Disney® - parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=DGHGIO_4jeQ
Pedro e lobo (dublado) Disney® parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=WJ4z10iynOk
Por meio do trabalho com essa fábula, vários conteúdos musicais podem ser abor-
dados, especialmente os relacionados aos instrumentos musicais que fazem parte de
sua composição. Seria interessante que o professor fzesse com os alunos uma leitura da
história Pedro e o Lobo, já que existem muitos livros didáticos com ilustrações e narra-
ção do tema. Caso sua escola não possua esse livro, procure em livrarias da cidade ou em
sites de venda de livros na internet, pois existem várias versões dele.
A leitura pode ser feita em um grande grupo, de forma dinâmica, com marionetes
dos personagens, fanelógrafo, projeção de slides ou outros recursos didáticos disponí-
veis e criados pelo professor. É bastante oportuno providenciar a sonorização dos even-
tos narrados na história, como os sons dos bichos, os sustos, entre outros.
Sobre histórias sonorizadas
Era uma vez... Entre sons, músicas e histórias (Reys, 2011).
Sonorizando histórias e discutindo a educação musical na formação e nas práticas de
pedagogas (Werle, 2011).
Poemas, parlendas, fábulas, histórias e músicas na literatura infantil (Ponso, 2011).
26 Janaína Machado Asseburg Lima
Musica 4.indd 26 26/10/2012 08:41:49