Page 25 - revista Música na Educação Básica
P. 25



MÚSICA na educação bsica




Por meio de uma pesquisa sobre as características de cada instrumento e de suas
famílias, podemos realizar em sala de aula a atividade de construção de instrumentos
musicais. Podemos fazer uma pesquisa histórica sobre a origem de instrumentos, uma
pesquisa sonora e de timbres para a produção de sons que se assemelhem aos do instru-
mento real, além da apresentação de um repertório característico de cada instrumento.
Na atividade de construção de instrumentos, podemos também envolver outras dis-
ciplinas, que podem auxiliar na utilização de materiais reciclados, na apresentação do
material em sua etapa fnal de construção e nos cuidados para a decoração dos mesmos.



Para saber mais

Construção de Instrumentos Musicais a partir de objetos do cotidiano (Torres, 2002).
Construção de Instrumentos Musicais e objetos sonoros (Brito, 2003).


Após sua construção pelas crianças, é muito importante que os instrumentos sejam
utilizados: elas podem compor ou cantar acompanhadas por eles. A atividade de com-
posição é interessante de ser feita em grupo, já que proporciona a interação entre os
alunos e a troca de conhecimentos musicais.


Você sabia?

Que as cerdas do arco dos instrumentos de corda são feitas de rabo
de cavalo?
Que muitas vezes o trombonista usa um desentupidor de pia de
borracha como surdina?





Na sala de aula, aproveite essas e muitas outras curiosidades sobre os instrumentos.
De que forma? Se você conhece uma pessoa que toca um instrumento de cordas, peça
para que ela mostre o arco para os seus alunos e explique como os fos do rabo do cava-
lo são utilizados em sua confecção. Da mesma forma, procure na comunidade ou entre
os familiares de seus alunos alguém que toque um instrumento de sopro e peça que
essa pessoa explique para seus alunos curiosidades e particularidades desse instrumen-
to. Por que não utilizar um desentupidor de pia como material alternativo na construção
de um instrumento musical de sopro? Aguce suas ideias, professor, e procure descobrir
mais curiosidades sobre cada instrumento e suas famílias.


De que forma, então, a música erudita e os instrumentos da orquestra fazem parte
do universo da criança? Segundo Asseburg (2009), os instrumentos da orquestra fazem
parte do universo da criança até mesmo sem percebermos, pois a música orquestral
está sempre presente nos desenhos animados, flmes, jogos de computador e de vídeo-


24 Janaína Machado Asseburg Lima



Musica 4.indd 24 26/10/2012 08:41:48
   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30