Page 28 - revista Música na Educação Básica
P. 28




V. 4 N. 4 novembro de 2012



Depois de conhecer a história, as crianças poderão
acompanhar a audição da obra ou assistir ao DVD com a
obra na íntegra. Construção de máscaras dos personagens
da história e interpretação teatral da obra são sugestões cria-
tivas e práticas que podem ser realizadas com as crianças.


Depois de levar as crianças ao conhecimento inicial da
peça e realizar algumas atividades de familiarização com os
instrumentos e personagens, o professor poderá dialogar
um pouco sobre as famílias dos instrumentos da orquestra.
Se possível, leve algum instrumento para sala de aula ou
convide algum músico da comunidade para tocar para seus
alunos, conforme mencionado anteriormente. O professor
também poderá realizar atividades relacionadas aos timbres
dos diferentes instrumentos, como, por exemplo, o bingo Figura 6.
sonoro .


Nos jogos com marionetes ou bonecos representando
os personagens da fábula, a criança é levada a escutar o som
do instrumento que representa determinado personagem
e a identifcá-lo. Depois dessa introdução didática da obra,
a criança fcará mais à vontade em uma sala de concerto
ou assistindo à execução dessa fábula musical por uma or-
questra.


Existe também um suplementado didático para essa
obra, o qual foi elaborado pela Equipe Pedagógica da Or-
questra Sinfônica da Grande Trenton EUA. Uma análise
desse suplemento didático, assim como o suplemento com-
pleto com livre tradução para o português, pode ser encon-
trada na monografa intitulada A orquestra apresentada para
crianças: uma análise de Cds (Asseburg, 2009), disponível http://pintardesenho.blogspot.
online no site da Biblioteca da Universidade Federal do Rio com/2009/12/mascara-de-lobo-mau.
Grande do Sul: http://www.bibliotecadigital.ufrgs.br/da.p html
hp?nrb=000727492&loc=2010&l=574bd20e417a18e4.



* 2. Jogo musical em que os números da cartela de um bingo tradicional são substituídos, no caso, por imagens de instrumentos musicais.


As crianças irão ouvir o som de determinado instrumento e marcá-lo em sua cartela, quando esta possuir a imagem do instrumento
executado. Este jogo tem o objetivo de trabalhar com timbre e percepção auditiva.




Abrem-se as cortinas: O som da Orquestra e seus Instrumentos 27


Musica 4.indd 27 26/10/2012 08:41:51
   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33