Page 29 - revista Música na Educação Básica
P. 29



MÚSICA na educação bsica




O site possui livre acesso a usuários da internet, não necessitando de cadastro virtual
na biblioteca para acessar o acervo digital. Ressalto que o contido nesse material são
apenas sugestões de atividades elaboradas por uma equipe pedagógica da orquestra
citada, ou seja, ideias e não passos que devem ser seguidos a rigor pelo professor.
Devemos primar sempre pelo real aprendizado do aluno, proporcionando-lhe em
seu dia-a-dia escolar atividades interessantes e criativas que o induzam a conhecer um
pouco o universo da orquestra e seus instrumentos, a se inteirar do assunto e a desen-
volver um senso crítico a respeito dessa prática musical.


O Pirulito Pirou


Esse material infantil, lançado em 2009 e produzido
por Sandro Cartier, aborda o tema dos instrumentos da
orquestra de forma divertida e lúdica. O Livro/CD conta
a história do Pirulito Lito que, sem querer, entra no en-
saio de uma orquestra e acaba se encantando por todos
aqueles instrumentos e pela música que eles fazem.
Nesse ensaio, ele encontra a Flauta Transversa e os dois
acabam se apaixonando, mas, para que fquem juntos,
é preciso despistar o ciúme do senhor Saxofone e con-
quistar o maestro e toda a orquestra. Será que Lito, o
pirulito, conseguirá realizar essa façanha para ganhar
o amor da fauta? Por meio dessa história envolvente,
a criança vai conhecer o universo do ensaio de uma or- O Pirulito Pirou (CARTIER, 2009).
questra e seus instrumentos.


O texto é de fácil leitura pela própria criança, com ilustrações coloridas e chamativas,
além de vir acompanhado de um CD com áudio de todos os instrumentos da orquestra,
tornando-se, assim, um material atraente e educativo para a criança. O livro pode ser
encontrado nos sites de livrarias. No blog referido a seguir, podem-se acompanhar notí-
cias sobre seu lançamento em determinadas cidades, sobre sessões de autógrafos com
o autor, bem como obter esclarecimentos de dúvidas sobre o tema da orquestra e seus
instrumentos: http://www.opirulitopirou.blogspot.com.


Com este livro, podemos trabalhar também com a encenação da história, enfatizan-
do os sons que acontecem em seu decorrer. Os alunos podem representar cada instru-
mento, criar fantoches e materiais que representem os personagens para a narração da
história. Crie com seus alunos uma trilha sonora que possa acompanhar o desenrolar da
história, trabalhando assim também a apreciação e o caráter da música, enfatizando os
momentos expressivos de drama, emoção, alegria ou tristeza que acontecem na obra.



28 Janaína Machado Asseburg Lima



Musica 4.indd 28 26/10/2012 08:41:52
   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34