Page 30 - revista Música na Educação Básica
P. 30




V. 4 N. 4 novembro de 2012



Finalizando o concerto


A abordagem do conteúdo musical mencionado neste artigo, ou seja, a música eru-
dita, a orquestra e seus instrumentos, precisa acontecer em nossa sala de aula. Com base
na familiaridade e aprendizagem proporcionada aos alunos, tanto a prática quanto a te-
órica, investigue se em sua cidade ou região existe uma orquestra que realiza concertos
didáticos para crianças e leve seus alunos. Nesses concertos eles irão ver e ouvir todos
os instrumentos da orquestra ao vivo e poderão fazer um cruzamento de aprendizagem
com o que foi trabalhado anteriormente em sala de aula.

Leia mais sobre concertos didáticos para crianças

Projeto OSPA de Educação Musical Aplicada (Hentschke et al., 2005).
Relato sobre experiências em uma série de concertos didáticos de uma orquestra sinfô-
nica (Souza, 2011)


Existem materiais produzidos para auxiliar o professor a trabalhar com a temática
dos instrumentos da orquestra em sala de aula. Com base nas tecnologias que nos cer-
cam, podemos ter acesso a áudios, vídeos e sugestões de atividades, os quais podem
acrescentar e contribuir para nossa prática pedagógica diária. Deixo a dica para você,
professor: experimente realizar com seus alunos atividades sobre os instrumentos da or-
questra, seus diferentes sons, o universo de um ensaio, antes de levá-los a um concerto,
dando-lhes assim mais subsídios para viajar por esse universo muitas vezes desconheci-
do e cheio de curiosidades: o mundo da orquestra.


Para saber mais

Procure mais informações sobre a orquestra e seus instrumentos para crianças
A Orquestra Tintim por Tintim (Hentschke et al., 2005).
Os Instrumentos da Orquestra e a Quinta da Amizade (Salgueiro, 2005).
Conhecendo a Música e os Instrumentos Musicais (Melo, 2004).


























Abrem-se as cortinas: O som da Orquestra e seus Instrumentos 29


Musica 4.indd 29 26/10/2012 08:41:53
   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35