Page 34 - revista Música na Educação Básica
P. 34
V. 4 N. 4 novembro de 2012
Resumo: A fauta doce é um dos instrumentos
mais utilizados em projetos e escolas para o ensino
de música, principalmente depois da implantação
da lei nº 11.769/2008. No entanto, como é de baixo
custo e de fácil e rápida emissão sonora, esse ins-
trumento é frequentemente considerado como um
simples meio de iniciação musical. Na maioria das
escolas, a fauta doce não é apresentada como um
instrumento artístico, de forma que os alunos não
sentem vontade de continuar se dedicando ao seu
estudo. No presente artigo, procura-se relatar como
o método Suzuki pode auxiliar na prática de um
ensino musical efcaz, com ideias simples e criativas,
que envolvem professor, aluno e família.
Palavras-chave: fauta doce, Suzuki, ensino.
The recorder as an artistic instrument: an
experience in the classroom
Abstract: Te recorder is one of the most widely
used musical instruments in projects and schools
for the music education, especially after the
implementation of law No. 11,769/2008. However,
as low-cost, quick and easy sound, this instrument
is often regarded as a simple means of musical
initiation. Tus, in most schools, the recorder is not
presented as an artistic instrument, so that students
do not feel the urge to continue devoting to its study.
In this article I wanted to report how the Suzuki
method can assist in the practice of a efectual
musical education, with simple and creative ideas,
involving teacher, student and family.
Keywords: recorder, Suzuki, teaching/music
education
SANTOS, Luciana Aparecida Schmidt dos; JUNIOR, Miguel Pereira dos Santos. Flauta
doce como instrumento artístico: uma experiência em sala de aula. Música na Educação
Básica. Londrina, v.4, n.4, novembro de 2012.
33
33
Musica 4.indd 33 26/10/2012 08:41:58