Page 38 - revista Música na Educação Básica
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V. 4 N. 4 novembro de 2012
Últimos ajustes...
Posição para tocar: pés ligeiramente afastados.
Tendo sido construído o conhecimento do corpo e de como se comportar diante do
instrumento e da plateia, inicia-se então o momento de ensinar o respeito pelo outro e
pela música. A autoconfança e a segurança para segurar seu instrumento e poder iniciar
sua música dão espaço à satisfação de simplesmente fazer música! Em momentos como
estes, os alunos precisam de bons exemplos. Então, o professor que é nutrido de diversi-
dade musical, de exemplos musicais precisos e de uma rotina de estudo e dedicação ao
seu instrumento, terá uma turma de fautistas que respeitam o seu entorno, valorizam
a música e, além de se comportarem bem diante das situações do dia a dia, irradiarão
alegria e prazer ao fazer música.
Atividades de apreciação e de contextualização
O contato com o instrumento e seu contexto pode ocorrer bem antes, em anos
anteriores ao aprendizado de sua prática...
Bebês e crianças pequenas não fazem distinção entre trabalho e
brincadeira. São automotivados a aprender, e se empenham no
aprendizado com uma intensidade impressionante, explorando a
maravilha do mundo externo com alegria e entusiasmo (Toda criança
pode, 2003, p. A7).
Flauta doce como instrumento artístico: uma experiência em sala de aula 37
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