Page 36 - revista Música na Educação Básica
P. 36




V. 4 N. 4 novembro de 2012



Atividades com a presença da família



Para saber mais...


O método Suzuki baseia-se nas observações sobre a aprendizagem da língua ma-
terna. Ao observar bebês e crianças, Suzuki percebeu que todas, sem exceção,
aprendiam o idioma materno, inclusive os acentos e as particularidades de dialetos
específcos, sem fazer grandes esforços. Suzuki também constatou que a apren-
dizagem do idioma materno acontece por meio da interação com os membros de
sua família, sobretudo com a mãe (Ilari, 2011, p.189).

Suzuki defende a presença da família no processo de ensino-aprendizagem das
crianças. Em escolas de música ou em estúdios de professores do método, existem aulas
individuais e coletivas com a presença - e participação - dos pais. No entanto, nas escolas
de ensino regular, não existe nem a possibilidade de aula individual e, mais difícil ainda,
nem a da presença dos pais nas aulas. Assim, para que a relação triádica entre pais, pro-
fessores e alunos aconteça, outras formas de aproximar a família precisam existir.


Suzuki acredita que a participação dos pais é importante porque
cabe a eles motivar a criança na difícil tarefa da prática instru-
mental diária, que, por sua vez, ajuda a desenvolver na criança
a persistência necessária ao estudo de um instrumento musical
(Ilari, 2011, p.199).



Sugestões para aproximar a família no processo de ensino-aprendizagem:

Tarefas que envolvam pesquisa e auxílio dos pais;
Cartazes nos corredores e locais de acesso dos pais na escola;
Avaliações descritivas;
Recados via agenda - ou outro meio adquirido pela escola - para parabenizar os
alunos ou informar fatos ocorridos em sala de aula;
E-mails com sugestões de escuta e/ou leitura;
Portfólios audiovisuais;
Depoimentos de profssionais da área;
Participação em feiras e mostras científcas;
Disponibilização de CDs ou DVDs para apreciação em casa;
Apresentações musicais;
Trabalhos sociais, entre outros.











Flauta doce como instrumento artístico: uma experiência em sala de aula 35


Musica 4.indd 35 26/10/2012 08:42:01
   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41