Page 35 - revista Música na Educação Básica
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MÚSICA na educação bsica




O ensino da
prática de instrumentos musicais vem ocorrendo nas escolas por
meio de projetos e aulas curriculares ou mesmo como parte das aulas de artes . A fau-
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ta doce tem sido um dos instrumentos escolhidos, principalmente porque é de baixo
custo (no início das aulas, geralmente é solicitado um modelo estudantil e de plástico) e
de fácil transporte e tem uma emissão sonora muito fácil e rápida de ser aprendida em
estudos iniciais.
Dentre as várias opções e caminhos para se ensinar a prática desse instrumento, exis-
te a possibilidade de se misturar e adaptar métodos a cada contexto de ensino-aprendi-
zagem. Dentre eles, considera-se que a Educação do Talento (Suzuki, 1994) pode trazer
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ótimas contribuições para o trabalho nas escolas, mesmo que nesse contexto seja difícil
de ter aulas individuais e que o foco principal nem sempre seja o instrumento, mas a
aula de música:

outra questão que diferencia o trabalho com a fauta doce na
escola é que a aula de música é o centro da proposta, um conceito
mais amplo que o de aula de fauta . Isto é, a fauta doce é um dos
recursos a ser utilizado no fazer musical, não o único (Beineke,
2003, p. 86).


A maior parte das atividades apresentadas neste artigo está alicerçada no méto-
do Suzuki, já que Katherine White adaptou para a fauta doce aquilo que
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Suzuki observou, acreditou e praticou no ensino do violino. Pro-
pomos que tais atividades sejam aplicadas em escolas de
ensino regular, em turmas desde os últimos níveis da educa-
ção infantil até o quinto ano do ensino fundamental. Escla-
recemos que as fontes da proposta são os encontros
entre os professores suzuki, os diversos trabalhos já
existentes e a nossa experiência em sala de aula.
Ilustração: Juliane Raniro
O princípio é fazer tudo passo a passo




* 1. São muitos os exemplos de trabalhos, citaremos três, conscientes de que existem muitos outros: Lenga la lenga (Viviane Beineke),


Flauta, fautinha e fautão (Quinta Essentia Quarteto de fautas doces) e Projeto Guri (AAPG Associação dos Amigos do Projeto Guri).
2. Educação do talento é o nome usado para designar uma proposta de educação musical desenvolvida pelo violinista japonês Shinichi
Suzuki. Tal proposta foi inicialmente pensada para o ensino e aprendizagem da música (do violino) por crianças, no contexto japonês.
Desde sua criação, na década de 1930, e sua posterior aplicação dentro e fora do Japão, o método Suzuki tem sido adaptado para diversos
instrumentos, culturas e realidades, sendo utilizado em vários países do mundo, inclusive no Brasil. (Ilari, 2011, p. 187).
3. Katherine Caldwell White: fautista americana que estudou com Suzuki no Japão e adaptou o método Suzuki para a fauta doce na
década de 1970. Foi ela quem selecionou todo o repertório e, como principal diferença em relação a outros métodos, introduziu as notas
graves no início do estudo. Maiores informações: http://suzukiassociation.org/people/katherine-caldwell-white/.


34 Luciana Aparecida Schmidt dos Santos e Miguel Pereira dos Santos Junior



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