Page 39 - revista Música na Educação Básica
P. 39



MÚSICA na educação bsica





















Flauta doce baixo



















É importante que os alunos tenham contato com instrumentos de qualidade, com
profssionais que estejam atuando e trabalhando para que a fauta doce continue sen-
do um instrumento de excelência. Escutar gravações, assistir a vídeos, manipular fautas
de diferentes tamanhos e receber visitas valorizam o trabalho e fortalecem o desenvol-
vimento musical, aguçando o senso crítico dos alunos. Dessa forma, eles saberão que
aprender a tocar fauta doce não é simplesmente um primeiro degrau para o instrumen-
to que pretendem tocar futuramente e sim uma aprendizagem que prepara o caminho
para uma excelência musical em performance!

O contexto das atividades relatadas é uma aula de música, na qual se utiliza o ma-
terial intitulado Cadernos de Música (Santos, Santos e Cacione, 2010, p. 104-115). Du-
4
rante o ano são construídos com os alunos um portfólio em caderno e um portfólio au-
diovisual das atividades realizadas em sala. Nos vídeos sobre a fauta doce, a professora
aproveita o espaço para apresentar e explicar aspectos relacionados ao instrumento e
oferecer dicas de estudo. O resultado é surpreendente a cada ano, pois o estudo em casa
melhora em qualidade, sendo o próprio vídeo utilizado pelos alunos para rever conteú-
dos e estudar para as provas.




* 4. Este material começou a ser utilizado em 2007 (antes de ser publicado na revista MEB em 2010); desde então os pais começaram a


receber flmagens das aulas de música.


38 Luciana Aparecida Schmidt dos Santos e Miguel Pereira dos Santos Junior



Musica 4.indd 38 26/10/2012 08:42:05
   34   35   36   37   38   39   40   41   42   43   44