Page 93 - revista Música na Educação Básica
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MÚSICA na educação bsica
As imagens mostram algumas características do jogo em funcionamento. Na fgura
1, brincamos, fazendo um desenho. Na fgura 2, montamos uma confguração de melo-
dia, harmonia e baixo. Na fgura 3, são apresentadas algumas das opções de confgura-
ção do jogo. Esse menu de opções é acessado quando o jogador leva o cursor do mouse
até a região onde está escrito MENU , na parte superior da tela.
Figura 2 - Music Blox. Movimento de melodia, harmonia e baixo. Figura 3 - Music Blox. menu de opções.
As possibilidades são inúmeras. Divirta-se com seus alunos!
Sugestão de prática em grupo 6
Etapa um experimentação livre
Em um primeiro momento, o jogo pode ser apresentado aos alunos em suas diver-
sas possibilidades de combinação de sons. Em seguida, eles são instigados a explorar
livremente, criar desenhos (como no exemplo da Figura 1), ou mesmo, no caso de alu-
nos que já possuem algum conhecimento musical, criar melodias e combinações har-
mônicas, como no exemplo da fgura 2. Para essa experimentação pode-se usar apenas
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um computador na sala de aula ; caso a escola possua um laboratório de informática,
os alunos podem ser divididos em grupos de acordo com o número de computadores
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disponíveis .
Etapa dois: Prática musical em grupo
Após a experimentação livre do jogo, dependendo dos recursos disponíveis, o traba-
lho pode ser direcionado de diferentes maneiras.
Em um laboratório de informática, é possível realizar a experiência de criação coleti-
* 6. Esta prática pode ser adequada a qualquer faixa etária
7. A imagem poderá ser ampliada por meio de um projetor ou pode-se posicionar a tela do computador de frente para os alunos.
8. Neste caso, para melhor efcácia, seria interessante o uso de fones de ouvido para a etapa de experimentação.
92 Andreia Veber e Tiago Brizolara da Rosa
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