Page 91 - revista Música na Educação Básica
P. 91



MÚSICA na educação bsica




Os dois primeiros desses requisitos são sufcientes para que os jogos sejam acessí-
veis em computadores de instituições públicas de ensino (na maioria das vezes, com-
putadores desktop, que rodam em sistema operacional Linux ou Windows). Em face do
alto grau de informatização no Brasil, a maioria dos jovens e crianças do país usufrui da
internet e acessa jogos casuais (em casa ou em ambientes públicos, como lan houses e
algumas bibliotecas). Assim, é comum que os alunos tenham interesse em acessar esses
jogos nos laboratórios de computadores das escolas.
Sobre o último requisito, é importante observar que jogos casuais costumam mini-
mizar a dependência de instruções verbais para que, tendo acessado o jogo, o usuário
comece a jogar o quanto antes, já que, em um ambiente virtual, existem muitas distra-
ções concorrentes entre si. Em razão disso, nota-se que mesmo crianças não alfabetiza-
das jogam online. Apesar da barreira do idioma, a motivação para jogar é muito forte; há
estudos que reportam que as recentes gerações têm aprendido a língua inglesa natural-
mente por meio dos jogos digitais (ver Yildiz; Pelin, 2009).
Atualmente, a tecnologia de desenvolvimento que mais facilmente atende a esses
requisitos e, ao mesmo tempo, apresenta desenvoltura na produção de jogos é a Flash.
Com a informatização das escolas, esses jogos podem se tornar um recurso educacional
de fácil acesso, já que os próprios alunos são frequentadores da infnidade de portais de
jogos Flash disponíveis online .
3



Criando um espaço para o professor



As discussões apresentadas neste texto fazem parte de um estudo em andamento
intitulado Jogos digitais online: Possibilidades para o ensino de música, cujo objetivo
é analisar a utilização de jogos digitais disponíveis em portais de jogos casuais online
como materiais didáticos para o ensino de música, bem como analisar o papel do edu-
cador musical no desenvolvimento desses jogos. Nas duas etapas iniciais do estudo, que
estão em andamento e acontecem concomitantemente, os trabalhos estão concentra-
dos na catalogação, na manipulação e na criação de estratégias para o uso desses jogos
como material didático no ensino de música.
Para dispor todo o material construído nessas etapas, criamos um espaço em forma-
to de blog, no qual vários jogos já estão acessíveis .
4
A criação desse espaço tem como objetivo fomentar discussões acerca do uso de


* 3. Uma das maiores forças do Flash reside na popularidade do seu player. Segundo http://statowl.com/plugin_overview.php, em


julho/2012, 95.58% dos computadores com os sistemas operacionais mais difundidos (Windows, Mac OS X, Linux, AIX, NetBSD, OpenBSD)
rodam Flash. Enfm, se você pode assistir a vídeos do YouTube no seu computador é porque você tem o Flash instalado.
4. Cabe lembrar que este é um espaço gratuito, sem fns lucrativos. Sempre que legalmente possível, buscamos fazer com que os jogos
rodem dentro do próprio blog; senão, oferecemos o link.


90 Andreia Veber e Tiago Brizolara da Rosa



Musica 4.indd 90 26/10/2012 08:43:04
   86   87   88   89   90   91   92   93   94   95   96