Page 92 - revista Música na Educação Básica
P. 92




V. 4 N. 4 novembro de 2012





Para saber mais


Esse espaço pode ser acessado no link: http://jogosmusicais.blogspot.com.br/

jogos digitais no ensino de música, bem como do papel do músico/professor na produ-
ção de jogos musicais educativos e, especialmente, construir uma rede para que essas
atividades sejam alimentadas constantemente pelos usuários.




Utilizando os jogos em sala de aula



Descreveremos duas propostas de ensino de música, nas quais são utilizados jogos
digitais classifcados em portais de jogos online como musicais. Para ambas as ativida-
des, serão necessários os seguintes recursos: computador com acesso à internet, caixa
para amplifcar o som e, se possível, um aparelho de projeção (ressaltando que a falta
dele não impedirá a realização do trabalho).


Atividade Um - Music Blox 5









Figura 1 - Music Blox. Imagem fta durante
o jogo. O sequenciador toca as colunas da
esquerda para a direita, reiniciando ao tocar
a última. A altura musical cresce no sentido
das linhas, de baixo pra cima.









Neste jogo, o usuário cria uma sequência de sons, clicando nos quadrados da grade
(os quais podem ser identifcados como um sequenciador, ferramenta muito utilizada
por DJs). De baixo para cima, os quadrados correspondem a sons que vão de graves até
agudos. A sequência é tocada da esquerda para a direita, voltando ao início quando a
última coluna é tocada, ou seja, em forma de loop. O jogador pode escolher o numero
de quadrados que terá no jogo, além de outras funcionalidades (ver Figura 3).
* 5. disponível em






Jogos digitais online e ensino de música: propostas para a prática musical em grupo 91


Musica 4.indd 91 26/10/2012 08:43:07
   87   88   89   90   91   92   93   94   95   96   97