Go to Top

edição atual

V.2, 2016

 

  • GT 1.1 – Pesquisa em educação musical

    GESTÃO DE SALA DE AULA: CONEXÕES ENTRE EDUCADORES MUSICAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – PRESSUPOSTOS TEÓRICOS PDF
    Phelipe Souza Henriques
    A interdisciplinaridade entre fonoaudiologia e educação musical: novas possibilidades para a atuação do professor de música PDF
    Maria Angélica de Toledo Calderano da Costa, Thelma Sydenstricker Alvares
    A visão do professorado especialista em Educação Musical que atua em escolas regulares galegas sobre o ensino do canto na infância PDF
    LUCIA CASAL DE LA FUENTE
    O método Esther Scliar: uma alternativa para o ensino de Percepção Musical PDF
    Fernando Pereira da Silva Sobrinho
    Percepção musical e apreciação: diferenças e semelhanças entre modos de escuta PDF
    Leonardo do Nascimento Rodrigues
    A educação musical como alternativa no processo de aprendizagem de crianças com baixo desempenho escolar PDF
    ANA MARIA Paes Leme Carrijo Abrahão, Vilson Zattera
    A Contextualização dos Métodos e Metodologias no Ensino da Música sob o Conceito de Musicalidade Abrangente PDF
    Mônica Coropos

    GT 1.2 – Epistemologia da educação musical

    “O que é audiação?”: uma análise à luz da Psicologia Histórico-Cultural da indefinição do conceito de audiação como proposição de novos paradigmas metodológicos PDF
    THIAGO XAVIER DE ABREU
    Música, educação e desenvolvimento infantil: em foco as relações com o meio PDF
    Silvia Cordeiro Nassif
    Oficina de Escultura Sonora: um projeto transdisciplinar PDF
    Marcos Vinícius Lopes Albricker
    Educação musical e sociologia da infância: aproximações a partir da proposta pedagógica de Carl Orff PDF
    Tamya de Oliveira Ramos Moreira
    Desvelar para a liberdade musical: Reflexões sobre des-envolvimento da musicalidade e a prática docente PDF
    Talita Araujo Rodrigues
    Educação Musical e diferença: um diálogo com a filosofia deleuzo-guattariana PDF
    Glauber Resende Domingues
    Negociando as distâncias nas aulas de música: refletindo sobre algumas contribuições de Michel Meyer. PDF
    Helen Silveira Jardim de Oliveira

    GT 1.3 – História da educação musical

    O Colégio Pedro II e a LDB 5.692/71: desobediência legal e afirmação da Música como disciplina curricular obrigatória na escola regular PDF
    Juliana Maria Chrispim

    GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica

    Educando para Autonomia: um relato de experiência a partir do princípio sobre autonomia de Paulo Freire aplicado à Educação Musical PDF
    Alan Caldas Simões
    Canção e currículos: análises e perspectivas de interação PDF
    LUCIA CASAL DE LA FUENTE
    Práticas de Apreciação, Interpretação e Criação Musical na educação básica: uma aplicação transdisciplinar na educação musical por meio do Canto Coletivo em uma escola municipal do Rio de Janeiro PDF
    Vinícius Pereira Rodrigues
    Games e educação musical: possibilidades para o ensino de música entre crianças do Ensino Fundamental através de materiais dos jogos eletrônicos PDF
    Luiz Antonio Prior Junior
    Presença da música em escolas municipais de Juiz de Fora/MG: analisando a atuação de professores generalistas PDF
    Helen Barra de Moura
    O Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais no projeto Criarte em Resende: enfrentando as adversidades PDF
    Gustavo Rapozeiro frança, Inês Rocha
    O discurso musical dos alunos: um ensaio sobre a diversidade nas salas de aula da educação básica brasileira PDF
    Vinícius Pereira Rodrigues
    O formal, o não formal e o informal: (inter)relações entre procedimentos de ensino por meio de um trabalho de composição de canções em sala de aula. PDF
    Paulo Roberto de Oliveira Coutinho, Leonardo Stefano
    Como a experiência do uso da canção por meio das vivências em sala de aula pode auxiliar no processo de ensino aprendizagem do aluno PDF
    Lidia Jordão da Silva
    Considerações dos diretores: um recorte de pesquisa sobre a implementação do ensino de música na rede municipal de Seropédica/RJ PDF
    Márlon Souza Vieira
    Fazendo Música no Percurso da História: um relato de Iniciação Artística e Cultural com alunos da Educação Básica PDF
    Rebeca Almeida Batalha
    Mapa Sonoro: a escuta como ferramenta de leitura, reconhecimento e interação com o espaço escolar PDF
    Monique Desiderio Mathias
    Estratégias do Público-Alvo da Educação Especial para o Público Mundo PDF
    Maria Luisa Lage Almeida, Rosemary das Graças Pereira Moraes

    GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música

    ENSINO MÉDIO INTEGRADO/ TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL DO COLÉGIO Pedro II PDF
    Ana Cristina Santos de Paula, Ana Paula Teixeira da Cruz, Daniel Costa Fernandes, Liziléia Drummond de Souza, Renato Antonio Ferreira Simões, Solange Pereira de Abreu
    A abordagem geográfica na obra para violão de Villa-Lobos e o seu uso enquanto ferramenta pedagógica PDF
    Fábio Carrilho Santos Barros
    Musicalização de adultos: aprendizado musical em espaços particulares sob a perspectiva andragógica PDF
    IZAURA SERPA KAISER, QUÉZIA CORREA COUTINHO
    Pantanágua e Falafá: invenções heterotópicas de uma educação musical menor PDF
    Stênio Biazon, Luciano Vieira, Maria Teresa (Teca) Alencar de Brito
    Elaboração de material didático para o ensino coletivo de violão: compondo músicas para uma turma de crianças de um programa de musicalização PDF
    Mariel Perez Pino, Ilza Zenker Leme Joly
    Educação Musical com idosos: potencialidades e contribuições PDF
    Marcelo Nogueira Mattos

    GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior

    As 500 canções brasileiras e o ensino do piano: contribuições da 3ª edição. PDF
    Fernando Vago Santana, Cindy Helenka Alves
    O paradigma “nacional - popular” e o ensino superior de música no Brasil: contrastes e indagações PDF
    Marcello Silva Teixeira
    [nome do grupo omitido]: utopia, espelhos e invenção de heterotopias (ou... Mas, afinal, como é um “ensaio” de improvisação musical livre?) PDF
    Stênio Biazon
    Mapas mentais para autoavaliação de desenvolvimento: uma abordagem significativa e dialógica da disciplina “Leitura de Partitura ao Piano” no curso superior de Música PDF
    Euridiana Silva Souza, Euridiana Silva Souza
    Produção do Conhecimento e Formação de professores em Música na Contemporaneidade PDF
    Andersonn Araújo
    Construção de repertórios por estudantes de Licenciatura em Música — reflexões sobre uma atividade universitária PDF
    José Alberto Salgado e Silva
    Introdução à Harmonia da Música Popular PDF
    Fernando Stanzione Galizia
    Projetos de Estudo em Teatro Musical e suas Contribuições para Cursos de Licenciatura em Música PDF
    Victor Brum Pires
    Literatura da Música Sinfônica e de Câmara: um relato de experiência docente com alunos de nível superior da Faculdade de Música do Espírito Santo PDF
    Fernando Vago Santana, Cindy Helenka Alves

    GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não- -formais e informais

    Sociedade Musical Santa Cecília: A influência da banda de música na formação de músicos sabarenses PDF
    Ana Carolina Borges Umbelino
    Coro – Cênico, uma alternativa para musicalização de idosos. PDF
    Bárbara Emannuelly Andrade de Carvalho
    As modificações trazidas pela prática do canto coral PDF
    Jôfre Lúcio Goulart
    As Tendências Pedagógicas do ensino não-formal nos projetos sociais de educação musical no Estado do Rio de Janeiro PDF
    Daniele Voiola

    GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música

    Uso de Softwares Livres Como Recurso na Educação Musical
    ANA MARIA Paes Leme Carrijo Abrahão, Caroline Blumer
    Discussões sobre o ensino de violão em ambientes digitais: um paralelo entre a literatura e a opinião de um grupo de cinco professores PDF
    Roberto Marcos Gomes de Onófrio
    Utilização de redes sociais para a Formação Continuada Informal de professores: apresentação da página Musicalizando com Alegria PDF
    Mônica Coropos
    A TECNOLOGIA E AS INTERFACES NO ENSINO DO VIOLÃO EM AMBIENTES DIGITAIS PDF
    Roberto Marcos Gomes de Onófrio
    As tecnologias digitais na educação musical: diálogos interdisciplinares PDF
    Marcos André Martins Aristides
    Utilização de Redes Sociais para a Formação Continuada Não-formal de professores: apresentação da página Musicalizando com Alegria
    Mônica Coropos

    GT 3.3 – Educação musical e inclusão social

    Uma proposta de inclusão dentro de um programa de educação musical na cidade de São Paulo PDF
    Ana Célia de Lima Viana, Cyntia de Vasconcelos Soares
    O uso da Libras como recurso na Educação Musical PDF
    Cristina Silva Kreutzfeld
    Projeto a escola vai à ópera: uma experiência de apreciação musical na educação de jovens e adultos PDF
    Ana Claudia dos Santos da Silva Reis, Maria José Chevitarese
    O canto coral do projeto Libertarte: um instrumento no processo de ressocialização de internos do presídio em regime semiaberto no complexo do Xuri, Vila Velha/ES. PDF
    IZAURA SERPA KAISER, SUNAMIS HERNÁNDEZ PEREIRA
    INCLUSÃO DE IDOSOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO MUSICAL POR MEIO DA MUSICALIZAÇÃO COM FLAUTA DOCE E O CANTO CORAL PDF
    Jovenildo da Cruz Lima
    Projeto A escola vai à ópera: O “ouvir música” dos alunos do Educandário Gonçalves de Araújo PDF
    Ana Claudia dos Santos da Silva Reis, Maria José Chevitarese
    A educação musical como inclusão social em um programa sociocultural PDF
    Claudia Maradei Freixedas
    O processo criativo coletivo na Educação Musical na Diversidade e a ressignificação do sujeito em sofrimento psíquico PDF
    Thelma Sydenstricker Alvares

    GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores

    Conhecimento ético da realidade em que se vive: indício de uma profissionalidade emergente do professor de música PDF
    Nair Aparecida Rodrigues Pires
    O ensino de Flauta doce no curso de Música - Parfor: Uma abordagem a partir do conceito de Andragogia PDF
    Bruna Williena da Silva
    Canto Coral no curso de Pedagogia - Propostas e Reflexões PDF
    Carvalho Carmo

    GT 4.2 – Formação inicial e continuada

    Música na Educação Básica: problematizando a formação de professores em contextos distintos PDF
    Luciana Requião, Josiane Lopes, Ester Leal, Leonardo Moraes Batista
    ÊNFASES E SILENCIAMENTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA: uma análise multicultural dos projetos político-pedagógicos de três Instituições de Ensino Superior da Cidade do Rio de Janeiro PDF
    Renan Santiago de Sousa
    Considerações sobre a Formação Inicial e Continuada do Professor de Música na Sociedade Pós-Moderna sob o Conceito da Musicalidade Abrangente PDF
    Sergio Luis de Almeida Álvares

    GT 4.3 – Formação emergencial e/ou alternativa

    O Ensino de Música a Distância Online: um relato de experiência sobre o ensino-aprendizagem de violão e ukulele na educação não formal PDF
    João Daniel Cardoso Costa