-
GT 1.1 – Pesquisa em educação musical
GESTÃO DE SALA DE AULA: CONEXÕES ENTRE EDUCADORES MUSICAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – PRESSUPOSTOS TEÓRICOS PDF Phelipe Souza Henriques A interdisciplinaridade entre fonoaudiologia e educação musical: novas possibilidades para a atuação do professor de música PDF Maria Angélica de Toledo Calderano da Costa, Thelma Sydenstricker Alvares A visão do professorado especialista em Educação Musical que atua em escolas regulares galegas sobre o ensino do canto na infância PDF LUCIA CASAL DE LA FUENTE O método Esther Scliar: uma alternativa para o ensino de Percepção Musical PDF Fernando Pereira da Silva Sobrinho Percepção musical e apreciação: diferenças e semelhanças entre modos de escuta PDF Leonardo do Nascimento Rodrigues A educação musical como alternativa no processo de aprendizagem de crianças com baixo desempenho escolar PDF ANA MARIA Paes Leme Carrijo Abrahão, Vilson Zattera A Contextualização dos Métodos e Metodologias no Ensino da Música sob o Conceito de Musicalidade Abrangente PDF Mônica Coropos GT 1.2 – Epistemologia da educação musical
“O que é audiação?”: uma análise à luz da Psicologia Histórico-Cultural da indefinição do conceito de audiação como proposição de novos paradigmas metodológicos PDF THIAGO XAVIER DE ABREU Música, educação e desenvolvimento infantil: em foco as relações com o meio PDF Silvia Cordeiro Nassif Oficina de Escultura Sonora: um projeto transdisciplinar PDF Marcos Vinícius Lopes Albricker Educação musical e sociologia da infância: aproximações a partir da proposta pedagógica de Carl Orff PDF Tamya de Oliveira Ramos Moreira Desvelar para a liberdade musical: Reflexões sobre des-envolvimento da musicalidade e a prática docente PDF Talita Araujo Rodrigues Educação Musical e diferença: um diálogo com a filosofia deleuzo-guattariana PDF Glauber Resende Domingues Negociando as distâncias nas aulas de música: refletindo sobre algumas contribuições de Michel Meyer. PDF Helen Silveira Jardim de Oliveira GT 1.3 – História da educação musical
O Colégio Pedro II e a LDB 5.692/71: desobediência legal e afirmação da Música como disciplina curricular obrigatória na escola regular PDF Juliana Maria Chrispim GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica
Educando para Autonomia: um relato de experiência a partir do princípio sobre autonomia de Paulo Freire aplicado à Educação Musical PDF Alan Caldas Simões Canção e currículos: análises e perspectivas de interação PDF LUCIA CASAL DE LA FUENTE Práticas de Apreciação, Interpretação e Criação Musical na educação básica: uma aplicação transdisciplinar na educação musical por meio do Canto Coletivo em uma escola municipal do Rio de Janeiro PDF Vinícius Pereira Rodrigues Games e educação musical: possibilidades para o ensino de música entre crianças do Ensino Fundamental através de materiais dos jogos eletrônicos PDF Luiz Antonio Prior Junior Presença da música em escolas municipais de Juiz de Fora/MG: analisando a atuação de professores generalistas PDF Helen Barra de Moura O Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais no projeto Criarte em Resende: enfrentando as adversidades PDF Gustavo Rapozeiro frança, Inês Rocha O discurso musical dos alunos: um ensaio sobre a diversidade nas salas de aula da educação básica brasileira PDF Vinícius Pereira Rodrigues O formal, o não formal e o informal: (inter)relações entre procedimentos de ensino por meio de um trabalho de composição de canções em sala de aula. PDF Paulo Roberto de Oliveira Coutinho, Leonardo Stefano Como a experiência do uso da canção por meio das vivências em sala de aula pode auxiliar no processo de ensino aprendizagem do aluno PDF Lidia Jordão da Silva Considerações dos diretores: um recorte de pesquisa sobre a implementação do ensino de música na rede municipal de Seropédica/RJ PDF Márlon Souza Vieira Fazendo Música no Percurso da História: um relato de Iniciação Artística e Cultural com alunos da Educação Básica PDF Rebeca Almeida Batalha Mapa Sonoro: a escuta como ferramenta de leitura, reconhecimento e interação com o espaço escolar PDF Monique Desiderio Mathias Estratégias do Público-Alvo da Educação Especial para o Público Mundo PDF Maria Luisa Lage Almeida, Rosemary das Graças Pereira Moraes GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música
ENSINO MÉDIO INTEGRADO/ TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL DO COLÉGIO Pedro II PDF Ana Cristina Santos de Paula, Ana Paula Teixeira da Cruz, Daniel Costa Fernandes, Liziléia Drummond de Souza, Renato Antonio Ferreira Simões, Solange Pereira de Abreu A abordagem geográfica na obra para violão de Villa-Lobos e o seu uso enquanto ferramenta pedagógica PDF Fábio Carrilho Santos Barros Musicalização de adultos: aprendizado musical em espaços particulares sob a perspectiva andragógica PDF IZAURA SERPA KAISER, QUÉZIA CORREA COUTINHO Pantanágua e Falafá: invenções heterotópicas de uma educação musical menor PDF Stênio Biazon, Luciano Vieira, Maria Teresa (Teca) Alencar de Brito Elaboração de material didático para o ensino coletivo de violão: compondo músicas para uma turma de crianças de um programa de musicalização PDF Mariel Perez Pino, Ilza Zenker Leme Joly Educação Musical com idosos: potencialidades e contribuições PDF Marcelo Nogueira Mattos GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior
As 500 canções brasileiras e o ensino do piano: contribuições da 3ª edição. PDF Fernando Vago Santana, Cindy Helenka Alves O paradigma “nacional - popular” e o ensino superior de música no Brasil: contrastes e indagações PDF Marcello Silva Teixeira [nome do grupo omitido]: utopia, espelhos e invenção de heterotopias (ou... Mas, afinal, como é um “ensaio” de improvisação musical livre?) PDF Stênio Biazon Mapas mentais para autoavaliação de desenvolvimento: uma abordagem significativa e dialógica da disciplina “Leitura de Partitura ao Piano” no curso superior de Música PDF Euridiana Silva Souza, Euridiana Silva Souza Produção do Conhecimento e Formação de professores em Música na Contemporaneidade PDF Andersonn Araújo Construção de repertórios por estudantes de Licenciatura em Música — reflexões sobre uma atividade universitária PDF José Alberto Salgado e Silva Introdução à Harmonia da Música Popular PDF Fernando Stanzione Galizia Projetos de Estudo em Teatro Musical e suas Contribuições para Cursos de Licenciatura em Música PDF Victor Brum Pires Literatura da Música Sinfônica e de Câmara: um relato de experiência docente com alunos de nível superior da Faculdade de Música do Espírito Santo PDF Fernando Vago Santana, Cindy Helenka Alves GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não- -formais e informais
Sociedade Musical Santa Cecília: A influência da banda de música na formação de músicos sabarenses PDF Ana Carolina Borges Umbelino Coro – Cênico, uma alternativa para musicalização de idosos. PDF Bárbara Emannuelly Andrade de Carvalho As modificações trazidas pela prática do canto coral PDF Jôfre Lúcio Goulart As Tendências Pedagógicas do ensino não-formal nos projetos sociais de educação musical no Estado do Rio de Janeiro PDF Daniele Voiola GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música
Uso de Softwares Livres Como Recurso na Educação Musical ANA MARIA Paes Leme Carrijo Abrahão, Caroline Blumer Discussões sobre o ensino de violão em ambientes digitais: um paralelo entre a literatura e a opinião de um grupo de cinco professores PDF Roberto Marcos Gomes de Onófrio Utilização de redes sociais para a Formação Continuada Informal de professores: apresentação da página Musicalizando com Alegria PDF Mônica Coropos A TECNOLOGIA E AS INTERFACES NO ENSINO DO VIOLÃO EM AMBIENTES DIGITAIS PDF Roberto Marcos Gomes de Onófrio As tecnologias digitais na educação musical: diálogos interdisciplinares PDF Marcos André Martins Aristides Utilização de Redes Sociais para a Formação Continuada Não-formal de professores: apresentação da página Musicalizando com Alegria Mônica Coropos GT 3.3 – Educação musical e inclusão social
Uma proposta de inclusão dentro de um programa de educação musical na cidade de São Paulo PDF Ana Célia de Lima Viana, Cyntia de Vasconcelos Soares O uso da Libras como recurso na Educação Musical PDF Cristina Silva Kreutzfeld Projeto a escola vai à ópera: uma experiência de apreciação musical na educação de jovens e adultos PDF Ana Claudia dos Santos da Silva Reis, Maria José Chevitarese O canto coral do projeto Libertarte: um instrumento no processo de ressocialização de internos do presídio em regime semiaberto no complexo do Xuri, Vila Velha/ES. PDF IZAURA SERPA KAISER, SUNAMIS HERNÁNDEZ PEREIRA INCLUSÃO DE IDOSOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO MUSICAL POR MEIO DA MUSICALIZAÇÃO COM FLAUTA DOCE E O CANTO CORAL PDF Jovenildo da Cruz Lima Projeto A escola vai à ópera: O “ouvir música” dos alunos do Educandário Gonçalves de Araújo PDF Ana Claudia dos Santos da Silva Reis, Maria José Chevitarese A educação musical como inclusão social em um programa sociocultural PDF Claudia Maradei Freixedas O processo criativo coletivo na Educação Musical na Diversidade e a ressignificação do sujeito em sofrimento psíquico PDF Thelma Sydenstricker Alvares GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores
Conhecimento ético da realidade em que se vive: indício de uma profissionalidade emergente do professor de música PDF Nair Aparecida Rodrigues Pires O ensino de Flauta doce no curso de Música - Parfor: Uma abordagem a partir do conceito de Andragogia PDF Bruna Williena da Silva Canto Coral no curso de Pedagogia - Propostas e Reflexões PDF Carvalho Carmo GT 4.2 – Formação inicial e continuada
Música na Educação Básica: problematizando a formação de professores em contextos distintos PDF Luciana Requião, Josiane Lopes, Ester Leal, Leonardo Moraes Batista ÊNFASES E SILENCIAMENTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA: uma análise multicultural dos projetos político-pedagógicos de três Instituições de Ensino Superior da Cidade do Rio de Janeiro PDF Renan Santiago de Sousa Considerações sobre a Formação Inicial e Continuada do Professor de Música na Sociedade Pós-Moderna sob o Conceito da Musicalidade Abrangente PDF Sergio Luis de Almeida Álvares GT 4.3 – Formação emergencial e/ou alternativa
O Ensino de Música a Distância Online: um relato de experiência sobre o ensino-aprendizagem de violão e ukulele na educação não formal PDF João Daniel Cardoso Costa
ISSN Online: 2526-6829