Page 42 - revista Música na Educação Básica
P. 42
V. 4 N. 4 novembro de 2012
Atividades de afinação
No método Suzuki, para cada instrumento, existe um repertório comum que pode
ser utilizado pelos alunos. Esse repertório é compilado em uma série de livros, cada um
dos quais com gravações em CD para o aluno escutar e se familiarizar com a música que
estiver estudando. Assim, além de ter referências corretas de afnação e interpretação,
ele pode conhecer o repertório que tocará em aula, o que faz uma grande diferença,
pois tocar o que é conhecido é mais interessante e prazeroso. Paralelamente, o professor
pode oferecer vídeos e outros CDs de fautistas e grupos diversos.
O fato de existir um repertório comum para as turmas contribui para o sucesso da
performance, pois favorece a ocorrência de uma ajuda mútua entre os alunos (alunos
mais adiantados ajudam os iniciantes, irmãos se ajudam na escola e em casa). Assim, o
respeito entre os alunos é trabalhado e praticado dia a dia.
QUINTA ESSENTIA QUAR-
TETO DE FLAUTAS DOCES:
um dos quartetos mais
atuantes do Brasil. Além
de ótima performance
e divulgação da música
para fauta doce no Brasil
e no mundo, esse quar-
teto leva sua música às
escolas. Vale destacar que
um dos integrantes Re-
nata Pereira é uma das Estudo entre irmãos
principais divulgadoras
do método Suzuki para
fauta doce no Brasil.
Apresentações do projeto Flauta,
Flautinha, Flautão! em escolas de
ensino fundamental no Estado
de São Paulo. 2012. Crédito: 5E
divulgação
Flauta doce como instrumento artístico: uma experiência em sala de aula 41
Musica 4.indd 41 26/10/2012 08:42:10