Page 54 - revista Música na Educação Básica
P. 54
V. 4 N. 4 novembro de 2012
Observe um possível resultado, seguindo os cinco elementos sonoros elencados
anteriormente e, numa dinâmica dialógica realizada no quadro, mostre de onde pode
surgir a seguinte partitura icônica:
Partitura Icônica Representa os sons por meio de imagens. Se-
gundo Martinez (2003), a música abrange níveis de comunicação
não-verbais. Assim, pode ser representada por meio de imagens
e símbolos, expressando uma semelhança sensorial com os sons
que representa.
Legenda Trilha de sons
Som Símbolo A Tempestade
Vento
Folhas
Trovões
Porta
Chuva
Após o término da escrita da partitura icônica construída junto com os alunos, exe-
cute-a por meio de sons feitos com o corpo e com materiais escolares, como cadernos,
canetas, espirais, carteira, a própria porta da sala, etc. Para que cada um saiba o momento
de realizar seu som, passe uma régua embaixo da trilha de sons: quando a régua atingir
o desenho de determinado som este deve ser realizado. Na sequência, converse com
todos a respeito do resultado sonoro.
Somando-se as ideias de Bourdieu e Darbel às considerações de Beineke de que
aprende-se música fazendo música e de que o centro do trabalho é o próprio fazer
musical (Beineke, 2003), é possível que cada um componha sua própria tempestade,
lançando mão da escrita icônica.
Assim, divida a turma em grupos com o número de componentes igual ao dos sons
selecionados durante a apreciação/percepção da paisagem sonora da tempestade, os
quais, segundo a sugestão, somam cinco, a saber: vento, folhas caindo, trovões, porta
batendo e chuva; e convide-os a criar uma trilha de sons por meio de símbolos
que os representem, assim como foi feito no quadro da atividade
anterior. Veja partituras já escritas:
Trilha de sons, construindo a escrita musical 53
Musica 4.indd 53 26/10/2012 08:42:22